A gloriosa e brilhante história do Black Sabbath merecia um final feliz
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de fevereiro de 2025
A trajetória do Black Sabbath começou a ser escrita no final dos anos 1960, quando os caminhos de quatro rapazes nascidos em Birmingham se cruzaram. Esses cidadãos, hoje senhores, são Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).
Black Sabbath - Mais Novidades
Os quatro personagens citados no parágrafo acima provavelmente não imaginavam que iriam mudar a história da música. E eles mudaram. Ainda bem.
Sob o nome Black Sabbath, o quarteto lançou seu debut autointitulado em 13 de fevereiro de 1970. Músicas como a faixa que leva o nome da banda, "N.I.B." e "The Wizard" apresentaram ao mundo um estilo caracterizado por guitarras distorcidas, batidas pesadas e letras obscuras, que até então não existia: o Heavy Metal.
Sete meses após o lançamento de seu primeiro álbum, o Black Sabbath divulgou "Paranoid". Encabeçado pela sua icônica faixa-título, "Paranoid" traz as inesquecíveis "War Pigs", "Electric Funeral" e "Iron Man". Esta última, aliás, tem um dos riffs de guitarra mais conhecidos de todos os tempos.
A formação original do Black Sabbath presenteou seus fãs com grandes trabalhos nos anos seguintes. "Master of Reality" (1971), "Vol. 4" (1972), "Sabbath Bloody Sabbath" (1973), "Sabotage" (1975), "Technical Ecstasy" (1976) e "Never Say Die!" (1978) mostram o poder de uma banda revolucionária.
Os membros do Black Sabbath não eram bons apenas na arte do Heavy Metal. Eles também chapavam o globo com maestria e curtiam a vida sem freio, o que ocasionou a demissão de Ozzy Osbourne em 1979.

O lendário vocalista (que iniciou a sua bem-sucedida carreira solo) foi substituído por Ronnie James Dio, que deu um novo gás para a banda. Porém, Bill Ward e Geezer Butler também abandonaram o barco. No fim das contas, o grupo (sempre liderado por Tony Iommi, único integrante original que participou de todas as formações) passou por inúmeras trocas de integrantes e passou por momentos conturbados.

Em 1997, a "escalação original" do Black Sabbath se reuniu novamente para alguns shows, e o resultado pode ser conferido no ao vivo "Reunion", lançado no ano seguinte.
Após idas e vindas, o Black Sabbath lançou seu último disco, intitulado "13", em junho de 2013. Praticamente quatro anos depois, no dia 4 de fevereiro de 2017, o grupo fez o seu concerto final. Tanto o álbum quanto o show contaram com três integrantes originais da banda. Bill Ward ficou de fora de ambos.
Para Ozzy Osbourne, o último show do Sabbath deveria contar com Bill Ward. Durante um episódio de seu podcast "The Madhouse Chronicles" que foi ao ar em 2024, o cantor declarou (via Blabbermouth) que a história da banda ainda não estava acabada.
"Fiquei triste porque Bill não estava lá. Quero dizer, Tommy [Clufetos], baterista da minha banda, fez um ótimo trabalho [substituindo Bill], mas ele não é Bill Ward. Não foi o Black Sabbath que terminou. Está inacabado. Se eles quisessem fazer mais um show com Bill, eu aproveitaria a chance. Sabe o que seria legal? Se fôssemos a um clube ou algo assim sem avisar e simplesmente nos levantássemos e fizéssemos isso [um show]. Começamos em um clube."
Enfim, no dia 5 de fevereiro de 2025, o Black Sabbath surpreendeu o mundo e anunciou que fará seu último show. A apresentação, intitulada "Back to the Beginning", está marcada para 5 de julho deste ano e acontecerá no estádio Villa Park, localizado em Birmingham. Metallica, Slayer, Lamb of God, Mastodon, Alice in Chains e Halestorm são alguns dos nomes que participarão do evento histórico (e beneficente).
Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward formam o time mais importante e influente da história do Metal. A história escrita por essas lendas merecia um desfecho feliz. E esse final, que promete ser apoteótico, está próximo de se tornar realidade.
Obrigado, Black Sabbath. Obrigado, Ozzy Osbourne. Obrigado, Tony Iommi. Obrigado, Geezer Butler. Obrigado, Bill Ward. Obrigado pela criação do estilo musical que continua firme e forte quase 60 anos depois de sua criação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Savatage gravará show com orquestra no Anfiteatro da Pompeia
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"


O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
Geezer Butler não descarta chance de se reunir com Tony Iommi para escrever músicas inéditas
Black Sabbath foi rejeitado por seis gravadoras no início da carreira, segundo Geezer Butler
O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira
A banda esquecida que teve Tony Iommi na guitarra e seria a primeira solo de Ozzy Osbourne
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
A incrível música do Black Sabbath que Geezer Butler achou "comercial demais"


