A gloriosa e brilhante história do Black Sabbath merecia um final feliz
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de fevereiro de 2025
A trajetória do Black Sabbath começou a ser escrita no final dos anos 1960, quando os caminhos de quatro rapazes nascidos em Birmingham se cruzaram. Esses cidadãos, hoje senhores, são Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).
Black Sabbath - Mais Novidades
Os quatro personagens citados no parágrafo acima provavelmente não imaginavam que iriam mudar a história da música. E eles mudaram. Ainda bem.
Sob o nome Black Sabbath, o quarteto lançou seu debut autointitulado em 13 de fevereiro de 1970. Músicas como a faixa que leva o nome da banda, "N.I.B." e "The Wizard" apresentaram ao mundo um estilo caracterizado por guitarras distorcidas, batidas pesadas e letras obscuras, que até então não existia: o Heavy Metal.
Sete meses após o lançamento de seu primeiro álbum, o Black Sabbath divulgou "Paranoid". Encabeçado pela sua icônica faixa-título, "Paranoid" traz as inesquecíveis "War Pigs", "Electric Funeral" e "Iron Man". Esta última, aliás, tem um dos riffs de guitarra mais conhecidos de todos os tempos.
A formação original do Black Sabbath presenteou seus fãs com grandes trabalhos nos anos seguintes. "Master of Reality" (1971), "Vol. 4" (1972), "Sabbath Bloody Sabbath" (1973), "Sabotage" (1975), "Technical Ecstasy" (1976) e "Never Say Die!" (1978) mostram o poder de uma banda revolucionária.
Os membros do Black Sabbath não eram bons apenas na arte do Heavy Metal. Eles também chapavam o globo com maestria e curtiam a vida sem freio, o que ocasionou a demissão de Ozzy Osbourne em 1979.

O lendário vocalista (que iniciou a sua bem-sucedida carreira solo) foi substituído por Ronnie James Dio, que deu um novo gás para a banda. Porém, Bill Ward e Geezer Butler também abandonaram o barco. No fim das contas, o grupo (sempre liderado por Tony Iommi, único integrante original que participou de todas as formações) passou por inúmeras trocas de integrantes e passou por momentos conturbados.

Em 1997, a "escalação original" do Black Sabbath se reuniu novamente para alguns shows, e o resultado pode ser conferido no ao vivo "Reunion", lançado no ano seguinte.
Após idas e vindas, o Black Sabbath lançou seu último disco, intitulado "13", em junho de 2013. Praticamente quatro anos depois, no dia 4 de fevereiro de 2017, o grupo fez o seu concerto final. Tanto o álbum quanto o show contaram com três integrantes originais da banda. Bill Ward ficou de fora de ambos.
Para Ozzy Osbourne, o último show do Sabbath deveria contar com Bill Ward. Durante um episódio de seu podcast "The Madhouse Chronicles" que foi ao ar em 2024, o cantor declarou (via Blabbermouth) que a história da banda ainda não estava acabada.
"Fiquei triste porque Bill não estava lá. Quero dizer, Tommy [Clufetos], baterista da minha banda, fez um ótimo trabalho [substituindo Bill], mas ele não é Bill Ward. Não foi o Black Sabbath que terminou. Está inacabado. Se eles quisessem fazer mais um show com Bill, eu aproveitaria a chance. Sabe o que seria legal? Se fôssemos a um clube ou algo assim sem avisar e simplesmente nos levantássemos e fizéssemos isso [um show]. Começamos em um clube."
Enfim, no dia 5 de fevereiro de 2025, o Black Sabbath surpreendeu o mundo e anunciou que fará seu último show. A apresentação, intitulada "Back to the Beginning", está marcada para 5 de julho deste ano e acontecerá no estádio Villa Park, localizado em Birmingham. Metallica, Slayer, Lamb of God, Mastodon, Alice in Chains e Halestorm são alguns dos nomes que participarão do evento histórico (e beneficente).
Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward formam o time mais importante e influente da história do Metal. A história escrita por essas lendas merecia um desfecho feliz. E esse final, que promete ser apoteótico, está próximo de se tornar realidade.
Obrigado, Black Sabbath. Obrigado, Ozzy Osbourne. Obrigado, Tony Iommi. Obrigado, Geezer Butler. Obrigado, Bill Ward. Obrigado pela criação do estilo musical que continua firme e forte quase 60 anos depois de sua criação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"


Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música do Black Sabbath favorita de Frank Zappa; "Esse cara está tirando com a minha cara"
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley


