O guitarrista que mudou a maneira de Bumblefoot encarar o instrumento
Por João Renato Alves
Postado em 03 de fevereiro de 2025
O guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal concedeu entrevista ao canal Brutal Planet Magazine. Nela, falou sobre o impacto de um astro do instrumento em sua vida. Ele declarou, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Era 1982, tinha 12 anos quando ouvi Van Halen pela primeira vez. Lembro que estava em um ensaio de banda. Um garoto perguntou: 'Você sabe fazer tapping?' Eu fiquei, tipo, 'O que é tapping?' Não tinha ideia. Ele tocou 'Eruption' e minha reação foi, 'Meu Deus, eu não sabia que uma guitarra podia fazer isso.' Depois tocou "Mean Street" e aquilo simplesmente distorceu meu cérebro. Explodiu minha mente. Daquele ponto em diante, minha perspectiva, ou eu deveria apenas dizer como eu olhava para a guitarra se tornou algo completamente diferente. E eu acho que foi o mesmo para muitas pessoas. É quase como se houvesse guitarra antes de Eddie e guitarra depois de Eddie, e elas eram duas coisas diferentes..."
"De repente, estava tudo bem apimentar um álbum com músicas instrumentais de guitarra, batendo em uma corda de náilon no ritmo, apenas seu shuffle de velocidade e seu ritmo e a dinâmica — apenas ouça qualquer música. É como todos os solos chamativos e o trabalho com a barra para apenas pré-dobrar um bend. Mas se você pegar qualquer riff, apenas o groove, todas as notas fantasmas. E ele era um baterista. Acho que morar com seu irmão e crescer com um baterista definitivamente deve ter ajudado porque ele era tão percussivo e rítmico e dinâmico e tinha tanto groove e um bolso para tocar. Simplesmente fenomenal. E então, além disso, apenas a força de seus dedos, e dobrar seu primeiro dedo e apenas as frases. Ele era único — ele era essa anomalia que, de onde viemos, não sei, mas estou feliz que estivéssemos vivos ao mesmo tempo para vivenciar isso."
Elaborando sobre a influência de Eddie Van Halen em bandas de rock dos anos 1980, Bumblefoot disse: "Eu diria que provavelmente as hair bands não seriam o que eram se não fosse por Eddie Van Halen. Guitarra Shred, virtuosismo colocar o instrumento em primeiro plano eram atributos que não existiriam da mesma forma. Ele alterou o curso da música rock, realmente fez isso."
Thal também reconheceu o impacto do saudoso astro em sua própria forma de tocar. "Ouvir Van Halen foi como receber uma permissão que dizia: 'Vá fazer o que você quiser'. Comecei a experimentar com design de guitarra e fazer todas as coisas estranhas, como arrancar os trastes das guitarras. Antes de Eddie, eu era muito Angus Young (AC/DC) na maneira como tocava. Depois de Eddie, passou a ser mais sobre encontrar a própria identidade, descobrir e trazê-lo para fora. Não se trata apenas de servir a música. A guitarra passou a ter sua própria voz."
Recentemente, Bumblefoot lançou o álbum "Bumblefoot... Returns!" O trabalho é seu primeiro disco instrumental em três décadas. O tracklist conta com 14 faixas e uma série de convidados especiais que incluem nomes como Steve Vai e Brian May (Queen).
No momento, o guitarrista participa de duas bandas, o Art of Anarchy e o Whom Gods Destroy – este último conta com o baterista brasileiro Bruno Valverde (Angra, Smith/Kotzen).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps