"Entender a teoria musical profundamente não é necessariamente importante", diz Steve Vai
Por João Renato Alves
Postado em 03 de fevereiro de 2025
O guitarrista Steve Vai publicou a seguinte mensagem em sua conta do Facebook, falando sobre o aniversário de sua obra literária:
"‘Vaideology: Basic Music Theory For Guitar Players’ é um livro que escrevi e que saiu há 6 anos hoje (28 de janeiro) pelo excelente pessoal da Hal Leonard Publishing. Desde que me lembro, sempre fui fascinado por teoria musical. Comecei a estudá-la muito cedo, antes mesmo de pegar o violão. Eu sabia que ela continha os segredos não apenas para desbloquear o braço da guitarra, mas também me dava as ferramentas para compor para grandes sinfonias, o que também era algo que eu sabia que queria fazer. Era uma linguagem que eu sabia que queria dominar.
Ao longo dos anos, planejei um dia escrever um livro que consolidasse a teoria musical de uma forma que talvez pudesse torná-la menos intimidadora para os músicos que eu sinto que podem se beneficiar dela. Meu sentimento sempre foi que entender a teoria musical profundamente não é necessariamente importante em relação a ser um músico eficaz, mas é bom pelo menos saber o básico da linguagem. Ajuda na comunicação como músico e se uma pessoa se interessa por teoria musical, entender o básico oferece ferramentas fantásticas para a criatividade.
À primeira vista, parece um pequeno documento fino, mas este livro vai bem fundo. Ele cobre muito mais do que o básico, se você quiser ir até lá. Mas talvez a maior surpresa para mim é o quão bem ele foi recebido nos últimos 6 anos. Na verdade, ele tem crescido em popularidade, pelo que sou grato.
Há vários outros livros que eu gostaria de escrever que cobrem outros aspectos da vida de um músico independente. Livros que podem ajudar a orientar músicos em vários aspectos de sua vida musical, nos quais tenho muita experiência. Alguns dos livros que eu tinha em mente são como um músico pode proteger de forma adequada e eficaz sua propriedade intelectual e monetizar o que faz, pois há muitas maneiras de garantir renda como músico.
Além disso, quem sabe um livro sobre o que esperar em uma turnê, um livro sobre como encontrar sua voz musical interior. Todos esses estariam sob a bandeira de diferentes bandeiras da Vaideology."
"Vaideology" é um livro instrucional colorido, escrito pelo próprio guitarrista. A obra apresenta discussões aprofundadas sobre os fundamentos da teoria musical que todo guitarrista aspirante (e veterano) deve saber, repleto de exercícios práticos, diagramas, dicas, ideias e conceitos inspiradores, métodos de prática e maneiras de olhar para a música que você pode nunca ter considerado. Os tópicos abordados incluem:
• aprendizagem acadêmica vs. experiencial
• leitura e escrita de música
• armaduras de clave
• escalas de acordes
• fundamentos do ritmo
• harmônicos de guitarra
• modos
• e muito mais
Steve vem ao Brasil em maio para um show com o Beat. O supergrupo se apresenta dia 9 em São Paulo no Espaço Unimed. Comandado pelo guitarrista e vocalista Adrian Belew, o projeto executa músicas lançadas nos três álbuns gravados pelo King Crimson nos anos 1980: "Discipline" (1981), "Beat" (1982) e "Three of a Perfect Pair" (1984). A formação ainda conta com Tony Levin (Peter Gabriel) no baixo e Danny Carey (Tool) na bateria.
Outro projeto no qual o virtuoso está envolvido em 2025 é a SatchVai Band, em parceria com seu professor e amigo Joe Satriani. O repertório envolverá músicas solo da dupla, além das que estão sendo preparadas para um futuro lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps