Corey Taylor acha que "Roots", do Sepultura, não recebe o devido reconhecimento
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de março de 2025
Sexto disco de estúdio do Sepultura, "Roots" é um dos trabalhos mais marcantes da década de 1990, ao menos no universo do heavy metal. Pesado e inovador, o álbum em questão mescla a agressividade que consagrou o grupo brasileiro com elementos da música brasileira.


Encabeçado pela colossal "Roots Bloody Roots", o disco que é o tema desta nota elevou o patamar do Sepultura. Curiosamente, a fama e o sucesso proporcionados pelo álbum incomodaram Max Cavalera, membro fundador e ex-guitarrista/vocalista do grupo.
Max concedeu entrevista à Metal Hammer em 2015. Na ocasião, o músico relatou que não tem as melhores memórias a respeito da época em que "Roots" foi lançado. Com a palavra, o maior ícone da história do metal brasileiro:
"Quando ‘Roots’ foi lançado, ficamos muito famosos, especialmente no Brasil. Eu fiquei irritado porque 70% das pessoas não eram fãs; era só uma moda passageira. Era legal gostar de Sepultura [na época]. Eu ia a um shopping, era cercado por 40 pessoas, e metade delas eram garotas adolescentes que não eram fãs de metal. Não gostei desse período."

Seja lá como for, "Roots" impactou muitos headbangers. Um deles é Corey Taylor, vocalista da banda Slipknot. Em 2017, o cantor e compositor americano falou com a Rolling Stone e foi convidado a revelar os seus álbuns de heavy metal preferidos, e a famosa obra-prima do Sepultura apareceu na lista.
"Esse álbum... Jesus Cristo. Além de ‘Iowa’ [segundo disco do Slipknot], esse álbum é provavelmente um dos mais densos e pesados que já ouvi, do ponto de vista da produção."
"Roots" é frequentemente citado como influência por bandas de diversas correntes do metal. No entanto, para Corey, o disco aqui citado merece mais reconhecimento.

"Esse, para mim, é o meu álbum favorito do Sepultura. Quero dizer, adoro todos os álbuns deles, mas esse... Provavelmente todo mundo adora, mas, para mim, esse é realmente especial porque foi outra evolução. Esse álbum não recebe crédito suficiente pelo fato de ter sido inspirador para muitas pessoas e muitos artistas. É uma pena."
Lançado em dezembro de 1996, "Roots" é o último disco do Sepultura gravado por Max Cavalera. Ele deixou o grupo após show realizado em Londres (Inglaterra). Leia mais sobre a separação mais famosa e comentada do heavy metal mundial na nota abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps