Corey Taylor acha que "Roots", do Sepultura, não recebe o devido reconhecimento
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de março de 2025
Sexto disco de estúdio do Sepultura, "Roots" é um dos trabalhos mais marcantes da década de 1990, ao menos no universo do heavy metal. Pesado e inovador, o álbum em questão mescla a agressividade que consagrou o grupo brasileiro com elementos da música brasileira.
Sepultura - Mais Novidades
Encabeçado pela colossal "Roots Bloody Roots", o disco que é o tema desta nota elevou o patamar do Sepultura. Curiosamente, a fama e o sucesso proporcionados pelo álbum incomodaram Max Cavalera, membro fundador e ex-guitarrista/vocalista do grupo.
Max concedeu entrevista à Metal Hammer em 2015. Na ocasião, o músico relatou que não tem as melhores memórias a respeito da época em que "Roots" foi lançado. Com a palavra, o maior ícone da história do metal brasileiro:
"Quando ‘Roots’ foi lançado, ficamos muito famosos, especialmente no Brasil. Eu fiquei irritado porque 70% das pessoas não eram fãs; era só uma moda passageira. Era legal gostar de Sepultura [na época]. Eu ia a um shopping, era cercado por 40 pessoas, e metade delas eram garotas adolescentes que não eram fãs de metal. Não gostei desse período."
Seja lá como for, "Roots" impactou muitos headbangers. Um deles é Corey Taylor, vocalista da banda Slipknot. Em 2017, o cantor e compositor americano falou com a Rolling Stone e foi convidado a revelar os seus álbuns de heavy metal preferidos, e a famosa obra-prima do Sepultura apareceu na lista.
"Esse álbum... Jesus Cristo. Além de ‘Iowa’ [segundo disco do Slipknot], esse álbum é provavelmente um dos mais densos e pesados que já ouvi, do ponto de vista da produção."
"Roots" é frequentemente citado como influência por bandas de diversas correntes do metal. No entanto, para Corey, o disco aqui citado merece mais reconhecimento.
"Esse, para mim, é o meu álbum favorito do Sepultura. Quero dizer, adoro todos os álbuns deles, mas esse... Provavelmente todo mundo adora, mas, para mim, esse é realmente especial porque foi outra evolução. Esse álbum não recebe crédito suficiente pelo fato de ter sido inspirador para muitas pessoas e muitos artistas. É uma pena."
Lançado em dezembro de 1996, "Roots" é o último disco do Sepultura gravado por Max Cavalera. Ele deixou o grupo após show realizado em Londres (Inglaterra). Leia mais sobre a separação mais famosa e comentada do heavy metal mundial na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"

Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
Governador Romeu Zema oficializa o "Dia do Heavy Metal de Minas Gerais"
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
O disco do Motörhead que Max Cavalera acha extremamente subestimado
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas
A banda brasileira que merecia estar no mesmo patamar do Sepultura, segundo Regis Tadeu
A gambiarra que Iggor Cavalera fez para deixar o Sepultura mais true no início da carreira


