A música do Van Halen que fez David Lee Roth dizer a Eddie: "Chega de solo de guitarra!"
Por André Garcia
Postado em 21 de março de 2025
O Van Halen mudou a forma de se fazer rock pesado no final dos anos 70 — em muito graças ao virtuoso guitarrista Eddie Van Halen com sua habilidade extraordinária e seu uso de técnicas até então pouco difundidas; e também o acrobático, carismático e extravagante vocalista David Lee Roth.
No começo da década seguinte, no entanto, eles já não se davam bem. A tensão entre eles foi só crescendo conforme cada um queria que a banda seguisse por um caminho diferente. O que acabou levando à saída do vocalista em 1985, para sair em carreira solo.
Van Halen - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine Eddie Van Halen deu uma entrevista de 1982 que só foi publicada recentemente, após a morte do guitarrista.
O motivo da entrevista ter passado tanto tempo engavetada foi um pedido (ou melhor, ameaça) de Eddie ao falar sobre a música "Cathedral", temendo piorar ainda mais seu já péssimo relacionamento com o vocalista Roth.
Na época Van Halen ficou pequeno para Eddie e David — ambos queriam ser os maiores do mundo, mas para um crescer mais ainda era preciso que o outro recuasse. E nenhum dos dois queria recuar.
EVH disse:
"Em 'Cathedral' eu vim trabalhando há mais de um ano, e queria botar em um disco. Aí, o que vou contar agora não é para ser publicado. É que Dave [Lee Roth] chegou e disse 'Chega de solos de guitarra, nessa p*rra!' Sabe, ele está numa egotrip. Sempre esteve. Tanto faz. Mas se você publicar isso… eu vou até a sua casa e vou acabar com você!"
"Cathedral" foi lançada no "Diver Down" (1982), o quinto álbum do Van Halen. Considerado um ponto baixo da banda, foi gravado às pressas sem o devido tempo para compor, o que obrigou eles a apelarem para covers e instrumentais que soavam como músicas inacabadas. Isso sem falar das já mencionadas tensões entre o guitarrista e o vocalista.
Conforme já publicado aqui no Whiplash certa vez Eddie revelou que ele quebrou o controle de volume de sua guitarra enquanto gravava "Cathedral":
"Ela soa como um órgão de igreja católica (daí o nome). Naquela faixa, eu uso o botão de volume pra caramba! Se você ficar aumentando e diminuindo o volume muito rápido, ele vai esquentando até queimar. Eu gravei só dois takes daquela música, no final do segundo o volume pifou. Ele simplesmente parou!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa

O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rock
O disco que fez o esnobe Yngwie Malmsteen voltar a ouvir rock 'n' roll


