Anders Nyström abre o jogo e fala sobre sua saída do Katatonia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de março de 2025
O Katatonia anunciou na última segunda-feira (17 de março) a saída do guitarrista Anders Nyström. O músico sueco foi um dos membros fundadores do grupo, ao lado do vocalista Jonas Renkse.
A saída de Anders foi anunciada através de um comunicado curto assinado por Jonas e publicado nas redes sociais do Katatonia. Leia abaixo as palavras escritas pelo cantor.
Katatonia - Mais Novidades
"Anders Nyström e eu estamos seguindo caminhos diferentes. Uma decisão que não foi tomada de ânimo leve, mas para que todos possam prosperar e seguir em frente com suas próprias preferências criativas e agendas pessoais, essa se tornou uma opção realista. Anders e eu começamos a banda em 1991 e seu impacto no som característico da banda é inegável. Por mais sombrio que isso pareça, e é, é mais uma prova de que a vida atrapalha nossos planos preferidos. Desejo a Anders tudo de bom para o futuro."
No dia seguinte à sua saída, Anders se pronunciou nas redes sociais. Aparentemente, o guitarrista não ficou feliz com a forma que os trabalhos antigos do Katatonia vinham sendo tratados.
"Como ele e eu somos a dupla que fundou o Katatonia há quase 35 anos, e devido ao fato de termos conseguido levar nossa missão tão longe, é inevitável que o legado de nossa banda continue a desempenhar um papel importante para nós dois e sempre viva, embora sob uma luz diferente, seja capturada pelo nosso passado, futuro ou pelos muitos capítulos intermediários.
Cada um tem suas próprias preferências e diferentes níveis de apreço pelas eras iniciais, intermediárias ou posteriores do Katatonia, mas parece que qualquer vontade de abraçar todas elas, a fim de honrar nossa história por meio de atividades ao vivo, infelizmente não se sustentou. Não preciso dizer que ainda amo TODOS os nossos álbuns, mas com o material antigo sendo negligenciado por tantos anos, a sensação de ter ‘negócios inacabados’ com um estilo que remonta às nossas raízes ficou cada vez mais forte. Não posso deixar de me sentir inflexível quanto ao fato de que as músicas de nossa discografia inicial e intermediária merecem ser igualmente reconhecidas e, da mesma forma, direcionadas para nosso repertório de shows ao vivo, o meio essencial onde o passado deve estar sempre vivo! Infelizmente, essa porta foi mantida fechada e deixou tudo o que fizemos antes do milênio em um vazio."
Anders também afirmou que o Katatonia poderia mudar de nome agora que um dos fundadores deixou o grupo. Ele também agradeceu seus ex-parceiros.
"Com um de nós fora, o Katatonia poderia e deveria ter sido mutuamente enterrado enquanto explorava a liberdade de continuar em qualquer direção desejável sob um novo nome. Mas com Jonas agora se reagrupando com novos membros e navegando mais em sua própria direção, não preciso mais esperar para ver para que lado o vento está soprando para entrar naquele vazio e agarrar o que foi abandonado. Afinal, o legado do Katatonia está descansando em ambas as pontas da linha do tempo.
Aconteça o que acontecer, gostaria de agradecer a Jonas e ao resto dos meus ex-colegas pela incrível jornada que compartilhamos por quatro décadas emocionantes."
O último trabalho que Anders gravou com o Katatonia é "Sky Void of Stars", lançado em 2023. A banda passou pelo Brasil em novembro do ano passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026

Katatonia lança versão para "A World Without Heroes", do Kiss
Katatonia se apresentará em São Paulo em 2026; ingressos estão à venda
Katatonia posta meme envolvendo Sepultura e bandeira do Brasil e diverte fãs
Cinco músicos que saíram das bandas que eles mesmo fundaram


