Por que Brian Johnson não curtiu sua voz em "Back in Black" do AC/DC, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de março de 2025
Brian Johnson é um dos cantores mais difíceis de se imitar justamente por seu timbre rasgado e agudo, que virou marca registrada do AC/DC desde sua chegada à banda no aclamado álbum "Back in Black".
Com o peso de ser o substituto do lendário Bon Scott, Johnson precisava mostrar para o que veio e foi justamente por causa dessa insegurança que ele não curtiu tanto sua voz logo que ouviu o registro pela primeira vez.
AC/DC - Mais Novidades
Em matéria publicada pelo Ultimate Guitar, Brian Johnson relembrou a chegada aos estúdios nas Bahamas, onde a banda gravava o álbum. "Malcolm e Angus [Young] vieram até mim e perguntaram: 'Ei, você sabe escrever letras?'. Eu respondi: 'Bom, eu posso tentar'. Na primeira noite, me deram um bloco de notas amarelo, uma caneta e um pequeno gravador cassete. Disseram: 'Essa música é uma faixa bem básica'. Era ‘You Shook Me All Night Long’. Eles já tinham o título e me disseram: 'Se chama ‘Shook Me All Night Long'. E eu pensei: 'Poxa, esse nome é longo’", relembrou Johnson.
O grande problema foi se adaptar ao estilo proposto pelo AC/DC e para isso ele contou com o produtor John "Mutt" Lange: "Quando veio ‘Back in Black’, foi fascinante, porque eu nunca soube que podia sustentar notas daquele jeito. Foi Mutt Lange quem disse: 'Cante mais alto. Eu já ouvi você fazer isso'. Então eu tentei. E foi como se eu tivesse me libertado de uma camisa de força. Quando descobri que podia fazer aquilo, pensei: 'Uau! Isso é incrível’", disse Johnson.
Ele contou que ficou tão empolgado que queria cantar assim o tempo todo. "Mas ele teve que nos puxar de volta. Ainda assim, foi maravilhoso descobrir que eu podia fazer isso, mesmo aos 32 anos. Eu achava que já estava velho demais para uma banda de rock. Mas acabou dando tudo certo."
O problema de Brian Johnson com "Back in Black"
Mas por que Brian Johson não curtiu sua voz? A escolha de ouvir em primeira mão o novo registro com seu ex-guitarrista tem muito a ver com isso. "Colocamos Hells Bells para tocar, e acho que foram só alguns compassos antes de ele dizer: 'Não, isso nunca vai funcionar. Vamos tomar uma cerveja'", relembrou o cantor.
O amigo criticou o vocal mais agudo de Johnson. "Ele disse: 'Você está cantando alto demais. Isso não é você'. E eu fiquei arrasado. Só pensei: 'Ah, meu Deus'. Então fui ao pub afogar as mágoas", confessou.
No fim, ele viu que o ex-colega estava errado. "Back in Black" se tornou um dos álbuns mais vendidos da história, e Johnson segue cantando essas músicas ao vivo. "Ainda não consigo acreditar que já se passaram 40 anos desde que fizemos isso. E podemos continuar tocando essas músicas no palco. Isso é maravilhoso", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
5 coisas que todo tiozão do rock brasileiro já fez pelo menos uma vez na vida
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Por que a música "Back in Black", do AC/DC, foi um complicado tributo a Bon Scott
Por que os brasileiros ouviam o "Back In Black" do AC/DC da maneira errada?
Megahit do AC/DC em "Back in Black" pode ter letra de Bon Scott, segundo autor
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
A participação de Tina Turner na reviravolta que mudou o destino do AC/DC
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
A gambiarra que o AC/DC aprendeu quando veio ao Brasil para o primeiro Rock in Rio de 1985


