As melhores canções do Black Sabbath sem Ozzy ou Dio, conforme a Metal Hammer
Por Bruce William
Postado em 10 de março de 2025
Embora Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio sejam os vocalistas mais conhecidos do Black Sabbath, a banda também lançou faixas notáveis com outros vocalistas que merecem reconhecimento. Ao longo das décadas, o grupo passou por várias mudanças de formação, e em algumas dessas fases menos lembradas, produziu músicas que provaram que o talento de seus membros ia além de seus vocalistas mais famosos.
Black Sabbath - Mais Novidades
Sendo assim, a Metal Hammer elaborou uma relação das dez melhores faixas do Sabbath com outros vocalistas sem ser Ozzy ou Dio, que merecem também ter seu reconhecimento, mesmo que não tenham participado dos maiores clássicos da banda.
Veja abaixo as músicas escolhidas com uma breve descrição sobre cada. Acesse o site da Metal Hammer para conferir a matéria completa, incluindo um player no spotify.
"Disturbing The Priest" do "Born Again" (1983): Com Ian Gillan nos vocais, esta faixa mistura loucura e malícia. Sua construção sonora, com uso de harmônicos de Tony Iommi e batidas poli rítmicas de Bill Ward, cria uma atmosfera perturbadora que ficou à frente de seu tempo.
"Zero The Hero" do "Born Again" (1983): A linha de baixo de Geezer Butler e o riff hipnótico de Tony Iommi fazem desta uma das músicas mais marcantes da fase pós-Ozzy. A música foi posteriormente coverizada por outras bandas, como Cannibal Corpse, devido ao seu riff cativante e agressivo.
"The Shining" do "The Eternal Idol" (1987): O primeiro single com Tony Martin nos vocais, "The Shining" é um exemplo da potência vocal de Martin e da volta ao som pesado de Sabbath. A música mistura riffs pesados com uma melodia bluesy e uma aura mística.
"Ancient Warrior" do "The Eternal Idol" (1987): Com sintetizadores espaciais e guitarras pesadas, esta faixa tem uma sonoridade grandiosa, com Tony Martin cantando sobre mitologia e poder. A mistura de elementos progressivos e épicos dá à música um caráter imponente.
"Headless Cross" do "Headless Cross" (1989): A chegada de Cozy Powell à bateria trouxe uma nova dinâmica para Sabbath, e essa música, com seu riff marcante e atmosfera gótica, ajudou a consolidar o retorno criativo da banda nos anos 80.
"Kill In The Spirit World" do "Headless Cross" (1989): Com uma produção oitentista, essa faixa traz elementos de AOR misturados com a dureza do doom metal. O solo de guitarra, seguido por atmosferas bluesy, adiciona uma profundidade rara para a época.
"The Law Maker" do "Tyr" (1990): Uma das faixas mais poderosas da discografia da banda pós-Dio, com Tony Martin trazendo uma expressividade rara. A música, com sua energia e pegada de power metal, reflete a força criativa do Sabbath naquele período.
"Jerusalem" do "Tyr" (1990): Com um riff simples, mas poderoso, esta faixa traz uma atmosfera majestosa, com Tony Martin entregando vocalizações dramáticas. É uma das músicas mais épicas da fase Tony Martin, merecendo mais destaque.
"Cross Of Thorns" do "Cross Purposes" (1994): A balada de doom mais pesada do Sabbath, "Cross of Thorns" mostra a versatilidade de Tony Martin, misturando partes calmas e góticas com riffs densos, representando a essência do som sombrio da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Netflix se defende de acusações da banda Demon Hunter
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos


Imprensa detonou primeiro disco do Black Sabbath, de acordo com Geezer Butler
Tocar em lugares "horríveis" no início da carreira foi bom para o Sabbath, segundo Geezer Butler
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
O dia que Geezer Butler chapou de LSD e achou que seria estrangulado por flores
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
O guitarrista que Tony Iommi considera "incopiável"; "diferente e único"
O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal
A incrível canção do Deep Purple que Led Zeppelin e Black Sabbath não conseguiriam tocar


