As melhores canções do Black Sabbath sem Ozzy ou Dio, conforme a Metal Hammer
Por Bruce William
Postado em 10 de março de 2025
Embora Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio sejam os vocalistas mais conhecidos do Black Sabbath, a banda também lançou faixas notáveis com outros vocalistas que merecem reconhecimento. Ao longo das décadas, o grupo passou por várias mudanças de formação, e em algumas dessas fases menos lembradas, produziu músicas que provaram que o talento de seus membros ia além de seus vocalistas mais famosos.
Black Sabbath - Mais Novidades
Sendo assim, a Metal Hammer elaborou uma relação das dez melhores faixas do Sabbath com outros vocalistas sem ser Ozzy ou Dio, que merecem também ter seu reconhecimento, mesmo que não tenham participado dos maiores clássicos da banda.
Veja abaixo as músicas escolhidas com uma breve descrição sobre cada. Acesse o site da Metal Hammer para conferir a matéria completa, incluindo um player no spotify.
"Disturbing The Priest" do "Born Again" (1983): Com Ian Gillan nos vocais, esta faixa mistura loucura e malícia. Sua construção sonora, com uso de harmônicos de Tony Iommi e batidas poli rítmicas de Bill Ward, cria uma atmosfera perturbadora que ficou à frente de seu tempo.
"Zero The Hero" do "Born Again" (1983): A linha de baixo de Geezer Butler e o riff hipnótico de Tony Iommi fazem desta uma das músicas mais marcantes da fase pós-Ozzy. A música foi posteriormente coverizada por outras bandas, como Cannibal Corpse, devido ao seu riff cativante e agressivo.
"The Shining" do "The Eternal Idol" (1987): O primeiro single com Tony Martin nos vocais, "The Shining" é um exemplo da potência vocal de Martin e da volta ao som pesado de Sabbath. A música mistura riffs pesados com uma melodia bluesy e uma aura mística.
"Ancient Warrior" do "The Eternal Idol" (1987): Com sintetizadores espaciais e guitarras pesadas, esta faixa tem uma sonoridade grandiosa, com Tony Martin cantando sobre mitologia e poder. A mistura de elementos progressivos e épicos dá à música um caráter imponente.
"Headless Cross" do "Headless Cross" (1989): A chegada de Cozy Powell à bateria trouxe uma nova dinâmica para Sabbath, e essa música, com seu riff marcante e atmosfera gótica, ajudou a consolidar o retorno criativo da banda nos anos 80.
"Kill In The Spirit World" do "Headless Cross" (1989): Com uma produção oitentista, essa faixa traz elementos de AOR misturados com a dureza do doom metal. O solo de guitarra, seguido por atmosferas bluesy, adiciona uma profundidade rara para a época.
"The Law Maker" do "Tyr" (1990): Uma das faixas mais poderosas da discografia da banda pós-Dio, com Tony Martin trazendo uma expressividade rara. A música, com sua energia e pegada de power metal, reflete a força criativa do Sabbath naquele período.
"Jerusalem" do "Tyr" (1990): Com um riff simples, mas poderoso, esta faixa traz uma atmosfera majestosa, com Tony Martin entregando vocalizações dramáticas. É uma das músicas mais épicas da fase Tony Martin, merecendo mais destaque.
"Cross Of Thorns" do "Cross Purposes" (1994): A balada de doom mais pesada do Sabbath, "Cross of Thorns" mostra a versatilidade de Tony Martin, misturando partes calmas e góticas com riffs densos, representando a essência do som sombrio da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Vocalista admite ter imitado seu antecessor em novo single do Fear Factory
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath


