Bacamarte - "Depois do Fim", o disco brasileiro que impôs respeito internacional
Por Israel Martins
Postado em 04 de março de 2025
A história deste grande clássico se inicia com o carioca Mario Neto, um guitarrista vivendo sua adolescência, muito fãn de Beatles e de músicas eruditas. O jovem que já gostava de compor resolve dar vida à suas composições. Ele criou os primeiros arranjos e em meados de 1974 uniu dois amigos de escola formando então os princípios da Bacamarte.

Foram várias formações até que em 1977 se consolidaram. Além de Mario Neto na guitarra a banda também contava com Marcus Moura (flauta), Sergio Villarim (teclado), Delto Simas (baixo e violão celo), Mr. Paul (percussão) e Marco Veríssimo (bateria). No mesmo ano o grupo foi convidado ao 'Rock Concert' exibido pela Tv Globo. Esse programa exibia alguns shows gravados com grandes nomes do rock mundial, mas também havia blocos destinados à novos artistas. Foi então que o grupo abraçou a ótima oportunidade cedida e fez um show memorável, fazendo assim o seu nome no cenário nacional.
A repercussão foi tamanha que dias depois do show na Tv os produtores do GENESIS entraram em contato com Mario Neto. O intuito na época era substituir Steve Hackett que havia deixado o grupo em 1975. Mario acabou recusando a oferta pois em sua concepção aqui no Brasil ele poderia ter um prestígio maior em sua carreira.


O esperado disco 'Depois do Fim' começou a tomar forma quando em 1979 resolveram entrar em estúdio e para abrilhantar esse grande trabalho convidaram Jane Duboc, uma linda e talentosa moça que não era adepta ao Rock mas foi fortemente indicada por Ricardo Curi, um dos diretores do programa 'Rock Concert' que haviam participado anteriormente na Tv. Jane começou os ensaios muito tímida mas rapidamente foi se soltando, com poucas apresentações realizadas já se tornava uma líder extremamente marcada com seu timbre único e afinação lírica muito aprimorada.
Em 1982 quando o Bacamarte gravou uma fita de forma idependente, Mario Neto levou o material até a Rádio Fluminense. Nessa época a rádio era famosa por divulgar artistas da cena underground brasileira e tinha boa audiência no Rio de Janeiro. No dia seguinte a rádio já tocava Bacamarte e seus fans ligavam repentinamente pedindo suas músicas.
Alguns meses se passaram e surge outra bela oportunidade, a grande casa de shows Circo Voador. Com todo o "barulho" que a banda vinha fazendo obviamente os ingressos se esgotaram rapidamente. Essa apresentação inclusive está registrada no encarte do disco.
No ano seguinte com o sucesso e toda verba que vinham arrecadando o grupo lançou oficialmente o seu primeiro disco. O nome do selo era 'Som Arte' e foi promovido e prensado de forma independente. Destaque para a belíssima capa feita por Eduardo Pereira.
São 8 faixas autorais que se destacam entre flautas, órgãos, dedilhados incríveis de violões, vibratos e timbres deslumbrantes de Jane Duboc. A introdução e letra fantástica de "Smog Alado" que se remete ao apocalipse;
"No claro escuro
Imensa serpente vagueia
Movendo ares pesados
Pra dentro dos rios vermelhos
Já valas perfumadas pelo Smog alado
Luta contra o caldeirão da maga
Que o condão encantado criou
Início do fim da ebulição."
O sucesso desse disco foi tão grande que no final dos anos 80's o Progarchives considerou 'Depois do Fim' como um dos 100 melhores álbuns do rock progressivo de todos os tempos. A sua gravação impressiona pelo fato de ser produzido de forma autoral, mesmo qualquer pessoa sem muito conhecimento musical nota o talento de cada integrante. A banda inclusive foi comparada por muitos anos com Curved Air e Renaissance.
Aos colecionadores, comercialmente falando, esse registro nos dias atuais é raro de ser encontrado, aos privilegiados que o encontram precisam desembolsar uma quantia superior ou equivalente a R$ 1.500,00 reais.
FONTE: Canal ROCK 'N' ROLL 70's
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
A reação do atual guitarrista do Deep Purple ao ver Ritchie Blackmore com a banda
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
Vivian Campbell (Def Leppard, Dio) revela que seu câncer voltou
Wolf Hoffmann explica o que o faz considerar os anos 1990 o fundo do poço do Accept
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters



Quando Eric Clapton percebeu que estava sobrando e deixou Jorge Ben e Gilberto Gil sozinhos
Led Zeppelin: sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973
Saúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais
Fotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith
A piada do porteiro que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço negativo dos gaúchos
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa


