Rikki Rockett, baterista do Poison, dá cinco dicas a músicos iniciantes
Por João Renato Alves
Postado em 04 de março de 2025
É muito comum um músico ser convidado a dar dicas a iniciantes quando concede uma entrevista. Rikki Rockett resolveu compilar cinco conselhos e publicá-los em seu Facebook. Eis os toques escolhidos pelo baterista do Poison.
Poison - Mais Novidades
"Cinco dicas para bateristas iniciantes
Muitas vezes me pediram conselhos para bateristas iniciantes ou apenas músicos que querem aprender música e fazer parte de uma banda de rock. Aqui estão minhas cinco principais dicas:
1. Faça aulas. Mesmo que seja por pouco tempo. É melhor aprender a técnica correta e depois desenvolver sua própria experiência. Eu não fiz aulas cedo e tive que desaprender alguns hábitos ruins! Economize tempo. Não significa que você precisa ficar preso em ter que ler toda vez que tocar. Aprenda o básico.
2. Pratique um esporte coletivo. Sim! Estar em um combo musical é perceber qual é o nosso lugar e não há melhor campo de treinamento do que uma escola ou esporte de equipe extracurricular. A pressão está sobre todos, individual e coletivamente, para fazer a soma total funcionar. Precisamos uns dos outros para soar bem! Só tocar em uma banda para essa experiência não é a mesma coisa. Você precisa de um treinador te incentivando e então você aprenderá a ser autossuficiente em uma equipe.
3. Toque em uma banda cover. Sim, tocar covers no seu quarto é ok, mas ter que depender de todos em uma banda para fazer todo o combo funcionar e precisar fazer a lição de casa antes é crítico. Depois disso, quando você começar a compor, terá a experiência de uma vasta biblioteca de exemplos em sua cabeça para extrair.
4. Ouça músicas muito populares e analise as partes que foram escolhidas para fazê-la funcionar. Não é por acaso. As decisões foram tomadas porque aquela parte era a melhor para a música. Olhe para o quadro geral sobre o que faz aquela canção funcionar. Claro, há músicas novas que se tornaram virais, mas estou falando sobre uma composição e criação de obras realmente boas. Mesmo que não seja sua praia, entenda o pensamento por trás disso e de repente a mágica é mais revelada.
5. Não pare de tocar quando cometer um erro. Há um velho ditado: ‘Bateristas não cometem erros, nós apenas mudamos de ideia muito!’ Bem, mais ou menos... Tome nota, siga em frente e se recomponha. Da próxima vez você provavelmente não cometerá o mesmo erro!"
Nascido na Pensilvânia, Richard Allan Ream teve muitas profissões antes de seguir carreira musical. Entre elas cabeleireiro, salva-vidas, lavador de pratos e vendedor de roupas.
Fundou o Poison junto com o vocalista Bret Michaels. Participou de todas as atividades da banda, que já vendeu mais de 45 milhões de discos em todo o mundo. Lançou o disco solo "Glitter 4 Your Soul" em 2007, prestando tributo ao glam rock dos anos 1970.
Também teve o projeto Devil City Angels, com músicos do L.A Guns e Cinderella. Recentemente, lançou o Rockett Mafia. É faixa preta em jiu-jitsu brasileiro. Na década passada, venceu um câncer na garganta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Queen oferece presente de Natal aos fãs com a faixa inédita "Polar Bear"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor

Bret Michaels, vocalista do Poison, anuncia biografia que também virará filme
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Bret Michaels ficou em dúvida entre Slash ou C.C. DeVille no Poison
O tempo é implacável: a turma do rock/metal não sabe envelhecer?


