O músico considerado por Eric Clapton "mistura de Little Richard, James Brown e Jimi Hendrix"
Por André Garcia
Postado em 19 de abril de 2025
Eric Clapton desde muito jovem se encantou pela guitarra e pelo blues, e desde então dedicou toda sua vida adulta a isso. Quer dizer, há um ou outro momento em sua carreira em que ele se afastou do blues, mas da guitarra jamais (exceto quando toca acústico, aí ele passa para o violão).
Por mais que tenha sido praticamente um sacerdote do blues por mais de meio século, Clapton também foi muito influenciado por músicos de outros gêneros; Bob Marley, por exemplo.
Eric Clapton - Mais Novidades
No mundo do pop um nome que ele admirava muito era o brilhante multi instrumentista Prince.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, certa vez Clapton em entrevista para a BBC radio 4 incluiu "Purple Rain" do Prince entre os oito álbuns que levaria para uma ilha deserta:
"Esse álbum salvou minha vida. […] Ele veio de um filme de mesmo nome que assisti nos anos 80, época em que achava que o rock n roll estava morto. Fui assistir Purple Rain e pensei: 'Esse cara é a reencarnação de Little Richard, Jimi Hendrix e James Brown em uma pessoa só!' Para mim era exatamente disso que o mundo precisava. Uma figura muito controversa, mas eu o amava muito e acho que ele é um gênio musicalmente."
Após a morte de Prince em 2016 Clapton postou uma mensagem em sua homenagem:
"Estou muito triste com a morte de Prince — um verdadeiro gênio e uma grande inspiração para mim. Nos anos 80, quando eu estava na estrada em uma espiral descendente com bebidas e drogas, quando assisti Purple Rain no cinema no Canadá. Para mim, que não tinha ideia de quem ele era, foi como um raio! Em meio à minha depressão e ao terrível momento musical da época, ele me deu esperança. Ele foi como uma luz na escuridão. Voltei para o hotel e, cercado por latas de cerveja vazias, inspirado por ele escrevi 'Holy Mother'."
Sexto álbum de Prince, "Purple Rain" foi lançado em 1984 e é até hoje considerado um dos melhores álbuns pop de todos os tempos. A Time o considerou o 15º melhor disco de todos os tempos; a Rolling Stone considerou o segundo melhor da década.
Lançado no mesmo ano, o filme Purple Rain foi uma mistura de romance, drama e musical estrelando o próprio Prince como protagonista. Os destaques, é claro, são as cenas musicais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Taylor Swift se parece com Dave Mustaine em fotos de bastidores da nova canção
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
Novo disco do Megadeth ocupa posição intermediária em ranking da Metal Hammer
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas Assassinas
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
O guitarrista que Clapton chamou de "um dos mais importantes da história do rock"
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"


