Roy Khan volta a falar sobre disposição de trabalhar novamente com o Kamelot
Por João Renato Alves
Postado em 18 de abril de 2025
Recentemente, em entrevista a Gustavo Maiato, Roy Khan falou sobre a possibilidade de um reencontro com o Kamelot, banda da qual foi vocalista entre 1998 e 2011, período de maior sucesso do grupo. O cantor deixou claro estar com as portas abertas para os antigos colegas.
Agora, em bate-papo com o Power of Metal, do Chile, transcrito pelo Blabbermouth, o artista reafirmou a ideia. As conversas com o guitarrista Thomas Youngblood, líder do conjunto, já estão acontecendo. Ele declarou:
Kamelot - Mais Novidades
"Temos conversado sobre isso, mas há muitas coisas que precisam acontecer para que algo assim se concretize. A formação atual do Kamelot precisa dar um tempo para o Thomas fazer algo diferente. Eu também tenho a minha agenda. Mas, como ponto de partida, estamos abertos a fazer algo em algum momento. Mas quem vai fazer o quê? Onde vai acontecer? Quando? Finanças. Tantas coisas precisam ser resolvidas da parte da logística. Mas vamos ver."
De qualquer forma, o primeiro passo já foi dado na retomada de contato após anos afastados. "Conversamos por telefone de vez em quando. Ainda temos negócios juntos e precisamos lidar com isso. Também tenho contato com Casey (Grillo, baterista). Falei com ele semanas atrás, quando esteve na Noruega com o Queensryche."
Roy também falou sobre a volta ao Brasil no próximo dia 5 de julho, para um show com Edu Falaschi em São Paulo. A apresentação no Tokio Marine Hall contará com a execução do álbum "The Black Halo" (2005), maior êxito do Kamelot, em sua íntegra, acompanhado da banda Maestrick.
"'The Black Halo' é, sem dúvida, o álbum mais importante do meu catálogo. Então, achei que era o momento certo para fazer algum tipo de comemoração em conexão com o 20º aniversário. E é isso que faremos em São Paulo no dia 5 de julho."
Em relação ao que pensa ser o grande trunfo no sucesso do disco, Khan respondeu: "Acho que foi uma fase muito importante do desenvolvimento da banda, tanto como grupo quanto os integrantes individualmente. Era o momento certo. Houve algumas novas colaborações. Foi o primeiro disco que gravamos com a SPV, então tínhamos um bom orçamento e podíamos fazer o que quiséssemos. Podíamos testar, desmontar tudo em estúdio e reconstruir. Tínhamos recursos financeiros para fazer as coisas direito.
Também acho que as letras das músicas tocaram em algum ponto sensível com o qual muitas pessoas puderam se identificar. Mas, acima de tudo, acho que é um grupo de pessoas que se uniram e conseguiram criar algo realmente maior do que a soma de todas elas. E 'The Black Halo' definitivamente resistiu ao teste do tempo. Quer dizer, o álbum é um clássico do gênero."
Nascido em Elverum, Noruega, Roy Sætre Khantatat teve formação em ópera, incentivado pelo avô materno, a quem sempre creditou como mentor. Em 1991, se juntou ao Conception. Gravou quatro discos com a banda até sair, sete anos depois. Reuniu-se com os colegas e lançaram um novo álbum em 2020.
A seguir, passou a integrar o Kamelot, sendo a voz do grupo em seu auge de popularidade. Foram sete trabalhos de estúdio, além de outros lançamentos. Também participou de discos do Avantasia, Epica e Victory, entre outros.
Em 2010, se retirou do mundo da música, alegando que a rotina de trabalho o levou a esgotamentos físico e emocional, sendo diagnosticado com depressão e passando a sofrer de insônia. Só retornaria em 2018, com um single solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
O bizarro campeonato de futebol entre sósias de Raul Seixas, Elvis Presley e Bob Marley
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica

Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Os vários motivos que levaram Roy Khan a deixar o Kamelot, segundo o próprio
Os únicos quatro assuntos das conversas nos EUA que enchiam saco de Fabio Lione


