Roy Khan volta a falar sobre disposição de trabalhar novamente com o Kamelot
Por João Renato Alves
Postado em 18 de abril de 2025
Recentemente, em entrevista a Gustavo Maiato, Roy Khan falou sobre a possibilidade de um reencontro com o Kamelot, banda da qual foi vocalista entre 1998 e 2011, período de maior sucesso do grupo. O cantor deixou claro estar com as portas abertas para os antigos colegas.
Agora, em bate-papo com o Power of Metal, do Chile, transcrito pelo Blabbermouth, o artista reafirmou a ideia. As conversas com o guitarrista Thomas Youngblood, líder do conjunto, já estão acontecendo. Ele declarou:
Kamelot - Mais Novidades

"Temos conversado sobre isso, mas há muitas coisas que precisam acontecer para que algo assim se concretize. A formação atual do Kamelot precisa dar um tempo para o Thomas fazer algo diferente. Eu também tenho a minha agenda. Mas, como ponto de partida, estamos abertos a fazer algo em algum momento. Mas quem vai fazer o quê? Onde vai acontecer? Quando? Finanças. Tantas coisas precisam ser resolvidas da parte da logística. Mas vamos ver."
De qualquer forma, o primeiro passo já foi dado na retomada de contato após anos afastados. "Conversamos por telefone de vez em quando. Ainda temos negócios juntos e precisamos lidar com isso. Também tenho contato com Casey (Grillo, baterista). Falei com ele semanas atrás, quando esteve na Noruega com o Queensryche."

Roy também falou sobre a volta ao Brasil no próximo dia 5 de julho, para um show com Edu Falaschi em São Paulo. A apresentação no Tokio Marine Hall contará com a execução do álbum "The Black Halo" (2005), maior êxito do Kamelot, em sua íntegra, acompanhado da banda Maestrick.
"'The Black Halo' é, sem dúvida, o álbum mais importante do meu catálogo. Então, achei que era o momento certo para fazer algum tipo de comemoração em conexão com o 20º aniversário. E é isso que faremos em São Paulo no dia 5 de julho."
Em relação ao que pensa ser o grande trunfo no sucesso do disco, Khan respondeu: "Acho que foi uma fase muito importante do desenvolvimento da banda, tanto como grupo quanto os integrantes individualmente. Era o momento certo. Houve algumas novas colaborações. Foi o primeiro disco que gravamos com a SPV, então tínhamos um bom orçamento e podíamos fazer o que quiséssemos. Podíamos testar, desmontar tudo em estúdio e reconstruir. Tínhamos recursos financeiros para fazer as coisas direito.

Também acho que as letras das músicas tocaram em algum ponto sensível com o qual muitas pessoas puderam se identificar. Mas, acima de tudo, acho que é um grupo de pessoas que se uniram e conseguiram criar algo realmente maior do que a soma de todas elas. E 'The Black Halo' definitivamente resistiu ao teste do tempo. Quer dizer, o álbum é um clássico do gênero."
Nascido em Elverum, Noruega, Roy Sætre Khantatat teve formação em ópera, incentivado pelo avô materno, a quem sempre creditou como mentor. Em 1991, se juntou ao Conception. Gravou quatro discos com a banda até sair, sete anos depois. Reuniu-se com os colegas e lançaram um novo álbum em 2020.
A seguir, passou a integrar o Kamelot, sendo a voz do grupo em seu auge de popularidade. Foram sete trabalhos de estúdio, além de outros lançamentos. Também participou de discos do Avantasia, Epica e Victory, entre outros.

Em 2010, se retirou do mundo da música, alegando que a rotina de trabalho o levou a esgotamentos físico e emocional, sendo diagnosticado com depressão e passando a sofrer de insônia. Só retornaria em 2018, com um single solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps