O guitarrista que foi convidado para entrar em uma das maiores bandas do mundo no dia 1º de abril
Por João Renato Alves
Postado em 03 de abril de 2025
Imagine que você está sentado no vaso fazendo as necessidades em um dia 1º de abril. De repente, o telefone toca e vem o convite para se juntar a uma banda iniciante, que em breve se tornaria uma das maiores da história. Foi isso que aconteceu com Kirk Hammett em 1983. Nesse cenário, o guitarrista foi chamado para substituir Dave Mustaine no Metallica.
Metallica - Mais Novidades

Do outro lado da linha estava o empresário Mark Whitaker. Após as apresentações, o músico foi questionado se estava interessado em fazer um teste. Tendo em mente a data, apenas respondeu "yeah, right" e desligou o telefone. Foi preciso uma nova ligação e a explicação de que Johnny Z, dono da Megaforce Records e manager do grupo, havia sugerido o contato com o então integrante do Exodus.
Whitaker disse a Hammett que ele receberia uma cópia da demo "No Life ‘Til Leather" e deveria aprender as músicas. Em vez de esperar o pacote chegar, o próprio fez algumas ligações e conseguiu uma fita. Ao meio-dia de 2 de abril, já tinha decorado metade das músicas.
Outro guitarrista do Exodus, Gary Holt ficou surpreso. Os dois eram amigos próximos. Kirk o apresentou à guitarra e o ensinou a compor uma música. Mas logo percebeu que, sem o colega, teria mais controle sobre a direção futura do grupo. Conforme resgate do Loudwire, ele disse: "Eu queria que a banda fosse muito mais rápida, mais pesada e desagradável. Quando Kirk saiu, fiquei livre para fazer o que quisesse, o que foi legal."

Kirk Hammett voou até Nova Jersey para encontrar o Metallica, fez o teste e logo começou a gravar suas partes para "Kill ‘Em All", álbum de estreia da banda, lançado ainda em 1983. Segue com James Hetfield e Lars Ulrich até hoje. Uma prova de que nem tudo que acontece em 1º de abril deve suscitar dúvidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps