Por que Coca-Cola não contestou arte do primeiro disco do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de abril de 2025
Fundado no final da década de 1960, o Judas Priest é uma das maiores autoridades do heavy metal. Oriundo de Birmingham, Inglaterra, o quinteto é responsável por uma discografia que conta com alguns dos maiores clássicos do estilo.
O primeiro item do catálogo do Judas Priest é "Rocka Rolla", lançado em setembro de 1974. Apesar de possuir inestimável valor histórico, o disco não traz as melhores lembranças para K.K. Downing, guitarrista original da banda. Ao menos é o que indica uma recente entrevista concedida por ele ao site Brave Words.


Segundo o relato de Downing, quando ele e seus então companheiros de banda ouviram "Rocka Rolla", o sentimento de decepção foi geral. Com a palavra, um dos guitarristas mais influentes do heavy metal.
"Gravamos todas as músicas e o som estava ótimo. Estávamos todos felizes com isso, com as mixagens e tudo mais, mas, inevitavelmente, a sessão final foi como uma daquelas sessões de beijo da morte. Você sempre tinha essa maratona, porque o dinheiro tinha acabado, o tempo tinha se esgotado, então tínhamos que trabalhar a noite toda. E Rodger [Bain, produtor], Deus o abençoe, adormeceu no sofá, mas quando acordou, dissemos a ele: 'Rodger, está pronto. Fizemos as mixagens finais, tudo certo'. Ele pegou as duas matrizes, subiu as escadas e foi para uma pequena sala de edição (...), masterizou o disco e nos deu uma fita de acetato para levarmos para casa.

Quando voltamos para casa e a tocamos, pensamos: ‘Puxa, alguma coisa deu errado aqui’. Inevitavelmente, era provável que algo desse errado. E realmente deu. Deveríamos ter dito: ‘Não, não, não, não podemos permitir que isso seja lançado’, mas aparentemente era tarde demais."
No fim das contas, "Rocka Rolla" ganhou uma nova edição, remixada e remasterizada, lançada em novembro de 2024. A reedição mantém a arte original, que lembra a tampa de uma garrafa do refrigerante mais famoso do mundo.
Embora a capa de "Rocka Rolla" guarde certa semelhança com a Cola-Cola, a fábrica de refrigerantes não contestou a arte. Downing explicou por que acha que a banda não tomou o famoso "processinho".

"O que eu acho que aconteceu é que eles são uma grande empresa e estavam pensando: ‘Judas Priest Rocka Rolla?’. Sabe, eu poderia entrar em uma oficina e fazer uma Fender Strat ou Gibson SG, mas a Fender e a Gibson não vão se importar, a menos que você comece a vender alguns milhares. Talvez, isso possa fazer com que seus ouvidos se animem, sabe? Então, acho que por esse motivo, eles deixaram isso de lado. E assim tem sido desde então (...). Acho que sempre foi possível argumentar que Coca-Cola e ‘Rocka Rolla’ não são a mesma, sabe? Temos licença para fazer certas coisas, já que estamos fazendo música, áudio e visual, sempre será discutível."
Downing saiu do Judas Priest em 2011, após quatro décadas de colaboração. Em 2019, ele fundou o KK' Priest, que tem em sua formação o vocalista Tim "Ripper" Owens, integrante do Judas entre 1996 e 2003.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps