O motivo por trás da ausência dos Mutantes no documentário de Rita Lee
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de maio de 2025
Desde sua estreia no último dia 8 na plataforma Max, o documentário "Rita Lee: Mania de Você" tem emocionado o público ao revelar momentos íntimos da vida da cantora — inclusive sua carta de despedida à família, escrita três semanas antes de sua morte, em maio de 2023. Mas um detalhe chamou atenção dos fãs mais atentos: a ausência da fase d’Os Mutantes, grupo com o qual Rita Lee iniciou sua carreira e ajudou a construir a Tropicália nos anos 1960.
Rita Lee - Mais Novidades
O assunto foi debatido em entrevistas e reportagens na Veja e na Folha de S. Paulo. Segundo Roberto de Carvalho, marido e parceiro musical de Rita, a decisão de não incluir essa parte fundamental da história não partiu da equipe do filme. "Teve um impedimento: o Sérgio Dias se opôs à presença dele no documentário. Não só à presença física, como à das músicas em que é parceiro da Rita", explicou à VEJA. "Não foi uma negação por parte do documentário, foi uma ignorância. Ele simplesmente ignorou os pedidos de autorização."
Formado originalmente por Rita, Sérgio e Arnaldo Baptista (com quem Rita se casou e posteriormente se desentendeu), Os Mutantes foram pilares da contracultura musical brasileira. A separação de Rita do grupo, em 1972, ocorreu de forma conturbada, marcada por desavenças e machismo. Ela foi expulsa da banda por Arnaldo e, a partir daí, teve que reconstruir sua trajetória artística — o que fez com brilho ao lado da banda Tutti Frutti e, depois, com Roberto.
O documentário, dirigido por Guido Goldberg, enfatiza o período em que Rita já trilha um caminho mais pessoal e autônomo, abordando com delicadeza temas como maternidade, depressão, repressão da ditadura e uso de drogas. "Esse filme acabou se tornando um tributo íntimo. A forma como a família compartilhou esse momento transformou tudo", afirma Goldberg.
Além de Roberto e dos filhos — Beto, João e Antônio —, o longa reúne depoimentos de amigos como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, a guitarrista Lucinha Turnbull e o produtor Guto Graça Mello, além de imagens caseiras inéditas e entrevistas antigas da própria Rita.
O título do documentário faz referência à música "Mania de Você", composta ao lado de Roberto, símbolo de uma fase marcada por criatividade e amor. O casal é retratado como uma parceria completa — artística e emocional. "Ela sempre me dizia que essa foi a fase da vida dela que ela mais prezava, onde foi mais ela mesma", diz Roberto.
Apesar da exclusão d’Os Mutantes, o documentário não evita conflitos. O guitarrista Luiz Carlini, do Tutti Frutti, por exemplo, fala abertamente sobre o rompimento com Rita. "Ele é visto por alguns como um antagonista, mas mostramos que também houve coisas boas naquela colaboração", comenta Roberto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O melhor guitarrista base de todos os tempos, segundo Keith Richards
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura

Como surgiu a amizade e admiração mútua entre Rita Lee e Brigitte Bardot
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
O dia que um cara chamado "Dudu Bonde Errado" uniu RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus
O presente esperado por muitos que Rita Lee deixou para Maria Bethânia após sua morte


