Adrian Smith (Iron Maiden) vê futuro sombrio para novas bandas
Por João Renato Alves
Postado em 05 de maio de 2025
Adrian Smith não tem uma visão muito otimista sobre o futuro da música. Durante entrevista ao AMFM Magazine, transcrita pelo Blabbermouth, o guitarrista do Iron Maiden respondeu a manjada pergunta sobre que conselho daria a aspirantes a músico. Sem poupar nas críticas, ele respondeu:
"Bem, toque o quanto quiser. Você pode se divertir, ter uma banda. Se quiser fazer disso a sua vida, é outra história. Tem que se dedicar de verdade. Pode ter que passar o que algumas pessoas chamariam de os melhores anos da sua vida, do final da adolescência até os vinte e poucos anos, tentando ter sucesso ou não. Depende também de como você classifica ‘ter sucesso’. Se o objetivo for ganhar dinheiro, pouquíssimas pessoas conseguem, a menos que esteja em uma banda Top 40."

O instrumentista deu algumas opções paralelas ao que faz como saídas alternativas. "Se você só quer ser um músico profissional, pode aprender a ler partituras e fazer sessões de estúdio. É uma pequena porcentagem das pessoas em uma banda de sucesso que ganham dinheiro. Mesmo as que possuem hits estão lutando para ganhar dinheiro, porque ninguém mais compra discos. O dinheiro é curto. Então é muito, muito difícil.
Mas eu suponho que seja um processo, meio que faz a diferença aqueles que permanecem. Você quase precisa ter um patrocinador também, porque custa dinheiro lançar uma banda. Antigamente, uma gravadora patrocinava e dava um adiantamento até que começassem a ganhar dinheiro. É difícil. Mas se você realmente quer fazer isso, então nada vai te impedir, eu acho."
No último mês de abril, Adrian Smith lançou "Black Light/White Noise", segundo álbum da parceria com Richie Kotzen. Nas próximas semanas, o Iron Maiden inicia a turnê "Run For Your Lives", celebrando seus 50 anos de carreira. O repertório contará apenas com músicas dos nove primeiros discos da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu


"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Iron Maiden: dez solos incríveis de Adrian Smith


