As guitarras que Tony Iommi nunca conseguiu tocar direito, e por que ele largou todas
Por Bruce William
Postado em 17 de junho de 2025
Todo fã de metal conhece a imagem de Tony Iommi empunhando uma Gibson SG. O instrumento de corpo magro, braço acessível e som encorpado se tornou extensão natural do guitarrista desde os primeiros riffs do Black Sabbath. Antes de se firmar com a SG, porém, Iommi testou outras opções - inclusive as mais desejadas do mercado - mas acabou deixando tudo de lado.
Em entrevista de 1984 destacada na Far Out, ele contou que o primeiro amor verdadeiro foi uma Fender Stratocaster. Apesar de não ter sido seu primeiro instrumento, era o modelo que ele realmente queria tocar. Na Inglaterra dos anos sessenta, encontrar uma Strat já era difícil, e sendo canhoto, as chances diminuíam ainda mais. Quando finalmente conseguiu uma, usou em parte do álbum de estreia do Sabbath.
Black Sabbath - Mais Novidades

O encanto durou pouco. Iommi abandonou a Strat e migrou para a Gibson, onde encontrou o que precisava para dar vida ao som pesado e sombrio que moldaria o heavy metal. Mesmo dentro da marca, ele não ficou só na SG: também teve Les Pauls, o modelo mais famoso da Gibson. Mas não deu certo.
"Eu tentei Les Pauls, ainda tenho algumas guardadas por aí", disse na mesma época. O problema? O acesso aos trastes mais altos, que para ele sempre foi insuficiente. "Eu não uso mesmo. Eu gosto do som, mas você não consegue chegar alto o bastante, pra mim pelo menos. Se tiver dedos longos, talvez funcione, mas eu não tenho mais", comentou, referindo-se à perda das pontas dos dedos médio e anelar num acidente de fábrica na juventude.
Esse acidente, aliás, virou lenda: Iommi reinventou a forma de tocar, fez suas próprias extensões de dedo e mexeu na afinação pra manter a tensão das cordas mais baixa. Foi justamente essa adaptação que ajudou a consolidar seu timbre único, e o casamento perfeito com a SG.
Mesmo hoje, com dezenas de guitarras no acervo, o músico britânico raramente troca de modelo. A SG virou símbolo de uma identidade sonora que nenhum outro shape conseguiu oferecer. Para quem ainda insiste em Les Paul, Iommi só sorri: que tente tirar um "War Pigs" usando o traste travado. No fim das contas, a SG seguiu no braço, e o resto faz parte da história do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar

A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum


