O significado de "era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei" em "Ainda é Cedo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de junho de 2025
A canção "Ainda É Cedo", um dos maiores sucessos da Legião Urbana, é marcada por versos que resistem ao tempo e já tiveram interpretações diversas. Lançada no primeiro disco da banda, em 1985, a música revela uma parte introspectiva de Renato Russo. Um trecho, em especial, chama atenção: "Era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei."
A frase, repetida até hoje por fãs e estudiosos, sintetiza o conflito de um eu lírico dividido entre a liberdade e o domínio de um relacionamento intenso. Mas afinal, de quem ou do que fala Renato Russo?
Legião Urbana - Mais Novidades
Segundo análise publicada no blog Bolha de Sabão e Vidro Quebrado, a "menina" mencionada nos primeiros versos — "Uma menina me ensinou quase tudo que eu sei" — pode ser uma metáfora para a cocaína, droga com a qual Renato Russo teve envolvimento. "Era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei", nesse caso, descreveria o efeito paradoxal do vício: ao mesmo tempo em que escraviza, oferece ao usuário sensações grandiosas e ilusórias de poder.
A análise continua ao afirmar que o artista se sentia dominado pela droga, mas também acolhido por ela. "Ela fazia muitos planos, eu só queria estar ali, sempre ao lado dela...", canta Renato, refletindo um estado de dependência, onde o usuário abandona suas vontades para se entregar ao objeto do vício.
Já o canal Fala, Lenda, especializado em cultura pop e letras de músicas, segue por outra linha. Para o criador do conteúdo, o trecho retrata uma relação amorosa marcada por desequilíbrio. "Possivelmente a menina servia ele, já que ele diz ser tratado como rei. Então mostra uma relação onde ela estava muito disposta a fazer dar certo, enquanto ele só queria estar ali, sem saber para onde ir", afirma a análise em vídeo.
O contexto da gravação de "Ainda É Cedo" reforça o caráter dramático da faixa. De acordo com o canal do jornalista Júlio Ettore, a música foi a que gerou mais conflitos no estúdio. O baixista Renato Rocha não conseguiu executar a linha idealizada por Russo, que decidiu ele mesmo gravar o instrumento. O clima tenso culminou numa discussão com o produtor José Emílio Rondeau, que quase abandonou o projeto. "If you didn’t get it by now...", diz Renato em inglês durante a gravação — trecho que acabou mantido na edição especial do disco.
E quem seria, afinal, a musa da canção? O mistério permanece. A irmã de Renato, Carmen Teresa, afirmou que a letra poderia tratar da relação dele com as drogas. Já Felipe Seabra, da Plebe Rude, disse acreditar que se trata de uma ex-namorada do irmão de Dinho Ouro Preto. Em um show de 1990, o próprio Renato afirmou no palco: "Vocês querem saber por que essa história acabou? É que eu gosto muito de dar ordens... mas isso você não pode fazer."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
Nazareth: um elogio à pertinácia
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire

O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
Legião Urbana e a linha tênue entre a genialidade e a incompetência


