A canção que Ozzy pensava que era sobre Bon Scott, mas era, na verdade, sobre ele mesmo
Por Bruce William
Postado em 29 de julho de 2025
Lançada no disco "Blizzard of Ozz" (1980), "Suicide Solution" sempre causou controvérsia por sua letra pesada, que aborda os efeitos destrutivos do alcoolismo. Com versos como "Wine is fine but whiskey's quicker / Suicide is slow with liquor" ("Vinho é bom, mas uísque é mais rápido / O suicídio é lento com bebida"), a canção chegou a ser levada aos tribunais nos anos oitenta sob a acusação de ter uma letra que incentivava o suicídio. Mas a história por trás da música envolve uma ironia ainda mais amarga: Ozzy Osbourne acreditava que ela era uma homenagem a Bon Scott, vocalista do AC/DC, porém o verdadeiro alvo era ele mesmo.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Bon Scott morreu em fevereiro de 1980 após uma noite de bebedeira em Londres, pouco antes do AC/DC gravar "Back in Black". Ozzy já havia deixado o Black Sabbath e começava a montar sua nova banda ao lado de Bob Daisley e Randy Rhoads. Foi nesse contexto que nasceu "Blizzard of Ozz", álbum que marcou sua estreia solo. "Eu escrevi aquela música sobre o Bon", disse Ozzy certa vez, conforme a Songfacts. "Era um aviso sobre beber demais." Mas Bob Daisley, responsável pelas letras do álbum, contou outra versão: "Aquela letra era sobre o próprio Ozzy. Ele estava se destruindo com álcool, e eu queria alertá-lo."
Daisley explicou como funcionava o processo de composição nesta época: "Normalmente a música vinha primeiro, o Ozzy criava uma melodia vocal, e eu pegava a fita pra escrever as letras sozinho, de forma que se encaixassem no que ele se sentia confortável em cantar. Ele nunca foi letrista, nem o Randy. Então essa parte ficava comigo." Ou seja, o texto sombrio de "Suicide Solution" nasceu da observação direta dos excessos de Ozzy, e não da morte de Bon Scott, como o próprio vocalista acreditava.
A confusão não impediu que a música acabasse no centro de um escândalo judicial. Em 1984, um jovem americano se suicidou ouvindo "Speak of the Devil", e seus pais processaram Ozzy e a gravadora. O processo, que durou anos, afirmava que "Suicide Solution" incentivava o ato e até incluía supostas mensagens subliminares. A alegação era que a faixa dizia, escondida, frases como "get the gun and try it, shoot, shoot, shoot" ("pegue a arma e tente, atire, atire, atire"). O caso foi descartado por falta de evidências, mas serviu como teste de liberdade de expressão e assustou músicos no mundo todo.
Anos depois, Ozzy admitiu que a música refletia, sim, seus próprios demônios. "Ouça os versos. 'Suicide is slow with liquor'... Eu já sabia naquela época que tinha um problema com álcool", disse à Mojo Magazine em 2010. Com o tempo, o que começou como um alerta sombrio se tornou quase uma confissão que, de fato, foi escrita por outro, mas foi cantada por quem mais precisava ouvir a mensagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
A banda de rock brasileira com que Little Richard enxergou conexão e deu a maior moral
Por que Julia Lage não faz backing vocals no Smith/Kotzen? Ela explica o motivo
Kiko Loureiro e Edu Falaschi participarão de show que o Angra fará no Japão


Black Sabel Society lança vídeo de "Ozzy's Song", música que homenageia Ozzy Osbourne
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Blabbermouth elogia música que Zakk Wylde fez para Ozzy Osbourne; "Absolutamente linda"
Kelly Osbourne e Sid Wilson (Slipknot) rompem relação, diz tabloide britânico
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Max Cavalera e o conselho dado por Ozzy Osbourne: "ambos nos sentimos traídos"
Psicanalista faz uma análise freudiana sobre Ozzy Osbourne


