Iron Maiden proibiu o uso de celulares nos shows? Bruce Dickinson esclarece
Por Bruce William
Postado em 28 de julho de 2025
O Iron Maiden não proíbe o uso de celulares em seus shows, mas tem feito um apelo cada vez mais direto aos fãs: curtam o momento, guardem o aparelho e vivam o show de verdade. A ideia foi reforçada por Bruce Dickinson em uma nova entrevista ao radialista Charlie Kendall (via Blabbermouth), na qual ele esclareceu que não se trata de regra, mas de uma sugestão. "Não é uma exigência. É um pedido. Um pedido educado. Qual o sentido de pagar tudo isso, aparecer no show e ficar encarando uma telinha minúscula por sei lá quanto tempo? Nosso show dura mais de duas horas. Seu braço vai cansar."

O posicionamento de Bruce ecoa uma mensagem já divulgada meses antes pelo empresário da banda, Rod Smallwood. Em maio, ele publicou no site oficial do grupo um texto com o título "Guarde seu celular e prepare-se para correr por sua vida!", em referência a "Run to the Hills". No comunicado, Rod escreveu: "Queremos muito que os fãs aproveitem os shows em primeira mão, e não depois, em suas telinhas. O uso excessivo de celulares diminui a experiência - tanto para a banda, que olha para uma plateia cheia de aparelhos, quanto para os outros fãs ao redor."
Além de se tratar de uma questão prática, Bruce vê algo mais profundo envolvido nisso. Para ele, a obsessão em filmar e postar reflete um problema maior relacionado ao culto da imagem e à necessidade constante de validação. "Hoje a gente vive essa loucura em que as pessoas ficam se observando, com TikTok e tudo mais. Tem os influenciadores que não precisam ter qualificação nenhuma pra influenciar os outros com opiniões muitas vezes estúpidas. Vivemos esse mundo maluco em que estamos obcecados com influenciar os outros."
Mesmo reconhecendo que também está no centro dos holofotes, afinal, se apresenta para milhares de pessoas, Bruce faz uma distinção entre o artista no palco e a vaidade que domina as redes. "Eu fico diante de 50 mil pessoas e digo 'olhem pra mim'. Mas quando desço do palco, acabou. Não preciso sair por aí com um espelho colado na cara pra saber que sou uma boa pessoa. O que tem valor é o que estou fazendo no palco - cantar, contar histórias. Fora dali, já era."
Ele encerra com uma reflexão sobre o impacto disso tudo na saúde das pessoas. "Eu fico preocupado com a saúde mental da galera por causa dessas coisas que acontecem na internet. Acho que isso coloca pressão demais nas pessoas e faz com que elas esqueçam como ser uma comunidade. Por isso que, no Maiden, a gente tenta dizer: 'quando vier a um show, guarde o celular no bolso, olhe pra quem tá do seu lado, participe, esteja ali com as pessoas com quem você está'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot

Empresário do Iron Maiden comenta inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
A curiosa semelhança entre a carreira do Iron Maiden e Edu Falaschi, segundo o próprio
A pior faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth
A arte da capa de álbum do Iron Maiden com suposta figura de Paul Di' Anno escondida


