Equipe de grande banda brasileira prejudicou show do The Troops of Doom, diz Jairo Guedz
Por Emanuel Seagal
Postado em 18 de julho de 2025
Se precisasse citar os "músicos mais legais do metal", abrangendo artistas nacionais e internacionais, sem dúvida Jairo Guedz estaria nessa lista. Em 2024 pude bater um papo rápido com ele após o show do The Troops of Doom no La Iglesia, em São Paulo. A mesma educação, carisma e simpatia que era perceptível durante o show ocorreu durante entrevista dada naquela noite para o Loudness Cast e com os fãs, antes de ir embora. Considerando tudo isso, é difícil imaginar Jairo "Tormentor" envolvido em confusão, mas, ao que tudo indica, ele foi alvo do desrespeito e profissionalismo de parte da equipe de outra banda.


Jairo, guitarrista do The Troops of Doom e ex-membro do Sepultura, contou que em 2024 passou pela pior experiência de sua carreira durante um show com uma grande banda brasileira. O relato ocorreu durante um bate-papo no Rockerall, podcast apresentado por Edu Megale e Elias Martins. "No ano passado, com o The Troops of Doom, eu passei a pior experiência da minha vida no palco por causa de uma sacanagem de outra banda. Tive uma experiência tão ruim. Depois que eu sai do palco, sabe quando você se sente sem um porto seguro, assim? Te dá uma tremedeira, a pressão parece que vai baixar?", contou.

Segundo o músico, na ocasião foi acordado que o The Troops of Doom tocaria primeiro, pois o grupo não faz questão de ser headliner, preferindo tocar antes, encontrar os fãs na banca de merchandise, dar autógrafos, tirar foto e poder ir para o hotel descansar. "A gente passou o som e ficou pronto para entrar no palco. Passamos o som, fomos pro hotel tomar banho e voltar pra entrar. A banda que vai tocar primeiro passa o som por último e a outra banda não passou o som. Depois que a gente saiu do hotel pra voltar pro show a gente descobriu que a outra banda passou o som, mas não só passou o som, ela levou todo o equipamento de mesa. Levou a mesa dela, tudo, desplugou todos os cabos da mesa, fudeu com todos os endereçamentos. Não tinha nada endereçado, tirou tudo e botou na mesa da outra banda", revelou.

Aparentemente, o problema da passagem de som desperdiçada foi solucionado graças ao trabalho ágil de um profissional que solicitou somente meia hora para resolver tudo. Apesar de abalados e frustrados com toda a situação, os músicos do The Troops of Doom começaram o show, mas o pior da noite ainda estava por vir.
"A coisa que mais me ofendeu na minha vida é que eu estava tocando, na penúltima música do nosso show. A nossa penúltima música, como muitas fazem, é unida à nossa última música e a gente fecha o show com a 'Troops of Doom', que é uma música de minha autoria com o Sepultura e tudo, que deu o nome à minha banda atual. A penúltima, antes dela, a gente não acaba ela. A gente estica uma nota ali, prato e tudo, faz um clima e cai na 'Troops of Doom' e a galera pira. Nem anuncia ela porque a galera já conhece o andamento dela. Antes da segunda nota, a galera já sabe o que é.

"Eu estava nesse final da outra música, entrou os roadies da outra banda no palco. O cara passou por todos nós, sentou atrás de mim, abriu a bag da guitarra da outra banda e começou a afinar. Eu estava fazendo o show. Isso nunca me aconteceu. As pessoas podem não ter uma noção do que é isso. É de uma invasão na sua vida, na sua privacidade, e que me deixou muito chateado. Foi uma coisa tão feia…", explicou. De acordo com Jairo, o mesmo profissional que salvou a passagem de som do The Troops of Doom viu o ocorrido, subiu no palco e arrancou o roadie do palco pela camisa.
"Por último, a cereja do bolo, quando a gente desceu do palco, nosso camarim estava trancado", acrescentou. Era um espaço grande para as duas bandas principais, e onde estavam todos os pertences da banda, desde instrumentos até roupas, celulares e carteiras. "Toda banda funciona assim. Você deixa no camarim, é uma questão de confiança, você sabe que ninguém vai pegar. Só entram as bandas ali e as equipes das bandas. Chegamos e esse camarim estava trancado e nosso equipamento, nossas mochilas, tudo do lado de fora. Foi a pior noite da minha vida em termos de banda."

Nos comentários do vídeo, o público está debatendo sobre qual seria a banda em questão. Múltiplos relatos de fãs corroboram que o incidente teria ocorrido em uma das datas do The Troops of Doom no nordeste, mas, como pontuado por João Gordo (Ratos de Porão) no Instagram, muitas vezes as bandas não estão cientes da atuação e problemas causados por seus roadies.
Clique no player abaixo para conferir a entrevista completa de Jairo Guedz no Rockerall.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps