Troops of Doom: Jairo Guedz conta como faz para transitar entre Sepultura e irmãos Cavalera
Por Tchelo Emerson
Postado em 19 de novembro de 2022
A banda "The Troops of Doom" está se apresentando como banda convidada em algumas datas da turnê brasileira do "I am Morbid", projeto que conta com David Vincent e Pete Sandoval (ex-Morbid Angel). a turnê faz parte da celebração do trigésimo aniversário do segundo álbum dos americanos, Blessed are the Sick. (1991).
O lendário guitarrista do "The Troops of Doom", Jairo Guedz (ex-Sepultura e ex-The Mist), concedeu entrevista para o canal Metal Musikast. em certo momento da conversa, o entrevistador perguntou como ele consegue transitar e manter as amizades com os atuais membros do Sepultura e os irmãos Max e Iggor Cavalera, já que por diversas vezes houve divergências públicas entre eles.
Você pode ver o comentário completo a partir do minuto 9:00 no player de vídeo a seguir.
Guedz explicou que: "Na verdade, é uma amizade muito antiga e eu falo isso sem medo de errar: desde que eu entrei no Sepultura, ali no início em 84, até quando eu saí, eu era meio que tratado e considerado como o irmão mais velho dele [Max Cavalera] e do Iggor [Cavalera], porque eu cuidei muito deles também e eles me ajudaram muito. A nossa convivência foi muito boa, muito bacana e muito positiva. Eu fazia até comida às vezes. Eu já trabalhava 'fora' e eles eram mais molequinhos."
Lembrando que Jairo Guedz ingressou no Sepultura quando a banda ainda fazia seus primeiros ensaios, entre os anos de 84 e 95, e fez parte da formação que gravou o EP "Bestial Devastation" (85) e o primeiro "full length" "Morbid Visions" (86).
O guitarrista continuou com sua resposta: "Então, quando eu encontro o Max e o Iggor, os assuntos são os menos prováveis para o Jairo, o Max e o Iggor conversar. A gente não fala de metal, a gente não fala de música. a gente fala: 'e os seus 'menino' como é que tá (risos)? 'Sua tia morreu, cê tava aqui no Brasil? Tava não. É mesmo, morreu. Sua tia era massa'.. É esse tipo de assunto. Eu chego perto do Iggor e falo: 'e aí, música eletrônica, como é que é esse negócio? (risos) Vai abrir uma discoteca? (risos). É um papo de boa, sem compromisso e sem peso nenhum"
Jairo Guedz decidiu sair da banda em 1987 por motivos pessoais, mas colaborou para que o seu substituto, Andreas Kisser, fosse integrado ao Sepultura, tendo se tornado amigo do novo guitarrista.
Anos depois, com a saída dos irmãos Cavalera do Sepultura, houve ocasiões em que integrantes e ex-membros da banda deixaram vir a público certas divergências. Parte da base de fãs acabou aderindo às discussões.
Apesar disso, o entrevistador do canal Metal Musikast deixa claro que Jairo Guedz consegue ter respeito e consideração de todos os envolvidos, a ponto de manter as amizades ao longo de todos esses anos.
Jairo esclareceu que: "A única coisa que eu já falei é que, como eu transito em ambos os lados, eu não admito que nenhum dos dois lados fale mal do outro lado pra mim. Se o Andreas [Kisser], por exemplo, falasse mal (e ele não faria isso, porque ele é um gentleman) eu diria: 'tá falando pra pessoa errada'. E o outro lado também. Se o Iggor falar alguma coisa que seja negativa, eu vou chamar a atenção dele. Então, nunca fizeram isso, esse tipo de comentário. E isso serve para o público também. O fã acha que quando vem me falar...o fã fala pra mim: 'O Derrick é horrível' ou 'o Sepultura perdeu a sua raiz', 'o Roots [sexto álbum de estúdio do Sepultura] é som de playboy'. Eu falo: 'cara, você me ofende com isso'. Porque antes de mais nada tem muito respeito envolvido, tem amor envolvido com os caras e tudo. [...] Não existe motivo pra isso".
Você pode ver o comentário completo a partir do minuto 9:00 no player de vídeo a seguir.
O "The Troops of Doom" é formado por Alex Kafer (vocal e baixo), Jairo "Tormentor" Guedz (guitarra), Marcelo Vasco (guitarra) e Alexandre Oliveira (bateria)
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps