Troops of Doom: Jairo Guedz conta como faz para transitar entre Sepultura e irmãos Cavalera
Por Tchelo Emerson
Postado em 19 de novembro de 2022
A banda "The Troops of Doom" está se apresentando como banda convidada em algumas datas da turnê brasileira do "I am Morbid", projeto que conta com David Vincent e Pete Sandoval (ex-Morbid Angel). a turnê faz parte da celebração do trigésimo aniversário do segundo álbum dos americanos, Blessed are the Sick. (1991).

O lendário guitarrista do "The Troops of Doom", Jairo Guedz (ex-Sepultura e ex-The Mist), concedeu entrevista para o canal Metal Musikast. em certo momento da conversa, o entrevistador perguntou como ele consegue transitar e manter as amizades com os atuais membros do Sepultura e os irmãos Max e Iggor Cavalera, já que por diversas vezes houve divergências públicas entre eles.
Você pode ver o comentário completo a partir do minuto 9:00 no player de vídeo a seguir.
Guedz explicou que: "Na verdade, é uma amizade muito antiga e eu falo isso sem medo de errar: desde que eu entrei no Sepultura, ali no início em 84, até quando eu saí, eu era meio que tratado e considerado como o irmão mais velho dele [Max Cavalera] e do Iggor [Cavalera], porque eu cuidei muito deles também e eles me ajudaram muito. A nossa convivência foi muito boa, muito bacana e muito positiva. Eu fazia até comida às vezes. Eu já trabalhava 'fora' e eles eram mais molequinhos."
Lembrando que Jairo Guedz ingressou no Sepultura quando a banda ainda fazia seus primeiros ensaios, entre os anos de 84 e 95, e fez parte da formação que gravou o EP "Bestial Devastation" (85) e o primeiro "full length" "Morbid Visions" (86).
O guitarrista continuou com sua resposta: "Então, quando eu encontro o Max e o Iggor, os assuntos são os menos prováveis para o Jairo, o Max e o Iggor conversar. A gente não fala de metal, a gente não fala de música. a gente fala: 'e os seus 'menino' como é que tá (risos)? 'Sua tia morreu, cê tava aqui no Brasil? Tava não. É mesmo, morreu. Sua tia era massa'.. É esse tipo de assunto. Eu chego perto do Iggor e falo: 'e aí, música eletrônica, como é que é esse negócio? (risos) Vai abrir uma discoteca? (risos). É um papo de boa, sem compromisso e sem peso nenhum"
Jairo Guedz decidiu sair da banda em 1987 por motivos pessoais, mas colaborou para que o seu substituto, Andreas Kisser, fosse integrado ao Sepultura, tendo se tornado amigo do novo guitarrista.
Anos depois, com a saída dos irmãos Cavalera do Sepultura, houve ocasiões em que integrantes e ex-membros da banda deixaram vir a público certas divergências. Parte da base de fãs acabou aderindo às discussões.
Apesar disso, o entrevistador do canal Metal Musikast deixa claro que Jairo Guedz consegue ter respeito e consideração de todos os envolvidos, a ponto de manter as amizades ao longo de todos esses anos.
Jairo esclareceu que: "A única coisa que eu já falei é que, como eu transito em ambos os lados, eu não admito que nenhum dos dois lados fale mal do outro lado pra mim. Se o Andreas [Kisser], por exemplo, falasse mal (e ele não faria isso, porque ele é um gentleman) eu diria: 'tá falando pra pessoa errada'. E o outro lado também. Se o Iggor falar alguma coisa que seja negativa, eu vou chamar a atenção dele. Então, nunca fizeram isso, esse tipo de comentário. E isso serve para o público também. O fã acha que quando vem me falar...o fã fala pra mim: 'O Derrick é horrível' ou 'o Sepultura perdeu a sua raiz', 'o Roots [sexto álbum de estúdio do Sepultura] é som de playboy'. Eu falo: 'cara, você me ofende com isso'. Porque antes de mais nada tem muito respeito envolvido, tem amor envolvido com os caras e tudo. [...] Não existe motivo pra isso".
Você pode ver o comentário completo a partir do minuto 9:00 no player de vídeo a seguir.
O "The Troops of Doom" é formado por Alex Kafer (vocal e baixo), Jairo "Tormentor" Guedz (guitarra), Marcelo Vasco (guitarra) e Alexandre Oliveira (bateria)
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros


The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Integrante do Metallica se ajoelhou no chão ao reconhecer ex-guitarrista do Sepultura


