Regis Tadeu volta atrás e se rende ao derradeiro show do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 07 de julho de 2025
Conhecido pelos textos ácidos e por não aliviar nem para seus ídolos, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu foi um dos poucos a se posicionar contra o anúncio do festival "Back to Beginning", que marcou o adeus de Ozzy Osbourne e do Black Sabbath. Na ocasião do anúncio, ele classificou o evento como uma tentativa de transformar "o terrível declínio físico de uma lenda em um espetáculo pomposo". Para ele, seria uma despedida que "iria soar muito mais como um circo montado para mascarar a dura realidade de um artista devastado pela idade e pela saúde extremamente problemática".

Ozzy tem 76 anos, foi diagnosticado com Parkinson e enfrenta sérios problemas de fala e locomoção. "Ele não tinha condições de subir ao palco como o tal Príncipe das Trevas, como os fãs bobalhões e a maior parte da mídia o chama", cravou na época. Mas após assistir à transmissão do show, realizada no estádio Villa Park em Birmingham, Regis reviu sua opinião, em um vídeo publicado em seu canal do youtube. "Eu me rendo. O que aconteceu ali foi algo que transcendeu completamente a lógica, transcendeu a medicina e até mesmo o bom senso. Foi sobrenatural."
A entrada de Ozzy foi marcada por um impacto visual forte: ele surgiu de um alçapão, sentado num trono especialmente projetado. "O impacto visual foi ao mesmo tempo comovente e avassalador. Aquele homem que mal consegue andar, mal consegue falar, que enfrenta enormes dificuldades por causa do Parkinson... ele tava ali, cara. Desafiando completamente a lógica." Mesmo com a voz trêmula e o auxílio de correções digitais, Regis disse que isso não importava. "Cada tentativa de se erguer daquele trono era como se ele gritasse silenciosamente: 'Eu ainda sou o Ozzy, porra'."
O evento reuniu a formação original do Black Sabbath pela primeira vez em 20 anos e contou com um desfile de grandes nomes do rock e do metal, que Regis classificou como um dos maiores eventos da história do heavy metal. Bandas como Metallica, Slayer, Pantera, Tool, Guns N' Roses, Gojira, Alice in Chains e Mastodon tocaram sets curtos, intercalando músicas próprias com clássicos do Sabbath ou da carreira solo de Ozzy. A curadoria foi assinada por Tom Morello, que também subiu ao palco em algumas faixas.
Ao final do vídeo, Regis resumiu o sentimento: "Ele não foi colocado no palco como um monumento que ficaria assistindo todo mundo tocar ao redor dele. Cara, ele foi um guerreiro. Um homem que, contra todas as adversidades, encontrou na música a força para se despedir com uma imensa dignidade e se recusando a se render ao mal de Parkinson."
O vídeo intitulado "Ozzy Calou a Minha Boca no Adeus do Século" pode ser visto no player abaixo.
O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
Ao som de 4 Non Blondes, divulgado o trailer oficial de "Street Fighter"
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
A música mais safada que Axl Rose já ouviu no rádio; "eu não conseguia acreditar"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Ozzy Osbourne confirma que não fará show completo com o Black Sabbath em despedida
Confira todas as músicas tocadas no "Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath
A emocionante foto de Eloy Casagrande ao lado de Bill Ward na despedida do Black Sabbath
Para Geezer Butler, final do último show do Black Sabbath foi estranho
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
A banda de rock cujos bastidores todo mundo queria conhecer, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu detona álbum clássico do Kiss: "Soa como se gravado debaixo de um edredom"
Não foi perfeita; a honestidade de Tony Iommi sobre a última apresentação do Black Sabbath
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne


