Vocalista Hannes Braun anuncia que deixará o microfone do Kissin' Dynamite
Por João Renato Alves
Postado em 26 de setembro de 2025
Hannes Braun, vocalista da banda alemã de hard rock Kissin' Dynamite, anunciou que se retirará após o fim do atual ciclo de turnê, que se estende até o ano que vem. O cantor não apenas sairá do grupo, mas se afastará das atividades de palco, continuando a trabalhar nos bastidores. A informação foi confirmada pelo próprio em nota nas redes sociais.


"Queridos fãs, queridos companheiros, queridos amigos,
Em primeiro lugar, para evitar mal-entendidos e para desanimar: o Kissin' Dynamite não vai se separar e eu continuarei fazendo parte da banda. No entanto, há uma grande mudança chegando ao KD, que eu gostaria de explicar aqui.
Em 2026, farei meus últimos shows no microfone com meus amigos. Ou, em outras palavras: me aposentarei do palco do Rock'n'Roll e não serei mais a voz do KD. Depois de quase 20 anos como vocalista da banda e mais de 1.000 shows realizados ao redor do mundo, este é um corte bastante drástico. Provavelmente vocês sintam o mesmo que eu.
Já vivenciei muita coisa na "estrada", praticamente desde que eu ainda era criança. Cresci com isso e devo muito a isso na minha vida. Junto com os caras, vivenciei as coisas mais loucas que existem, que caberiam facilmente em cinco vidas. E ainda assim, nem cheguei à metade da minha vida! Então, dizer adeus aos palcos é, como você pode imaginar, um passo muito cuidadosamente considerado e, para mim, importante e necessário.

Quanto ao Kissin' Dynamite, desde a nossa fundação em 2007 (e mesmo nos cinco anos anteriores como The Blue Kids), sempre houve apenas uma direção - para a frente! Havia apenas um acelerador e nenhum freio. Acho que é isso que nos define. Não fazemos as coisas pela metade. Sempre aceleramos a todo vapor, literalmente, seja em um palco ou fora dele.
Já naquela época, aos 12 anos, juramos (Ande, Steffen e eu) que realmente conseguiríamos. Rumo ao grande palco! Turnês, sucesso nas paradas, grandes casas de shows e, sim - naquela época, também sonhávamos com groupies, haha :-) Estou incrivelmente orgulhoso dessa trajetória juntos, a ponto de não conseguir encontrar as palavras para descrever como me sinto quando olho para trás. Tenho lágrimas de alegria nos olhos!

Mas preciso admitir algo importante para mim, algo que carrego comigo há algum tempo. Exatamente essa vida de turnê, ao longo dos anos, se tornou algo que tem cobrado um preço alto da minha saúde. Não são os 90 minutos no palco, mas as viagens constantes, a falta de sono, a pressão e o estresse do dia a dia em turnê que me consomem.
Em algum momento da vida, você simplesmente precisa fazer a coisa "certa" para proteger a si mesmo e sua saúde. E agora cheguei a essa conclusão. E sou grato a mim mesmo por isso.
Nos últimos anos, quando se tratava de fazer turnês com a banda, eu me sentia cada vez mais como um freio. Eu queria menos, mas isso simplesmente não combinava com o nosso plano de "subir". Então, aqui estou eu, deixando para lá, não apenas por autoproteção, mas também por amor. Porque eu amo essa banda. Ela significa muito mais para mim do que apenas tocar ao vivo. Para mim, significa amizade verdadeira e incondicional. União. Apoio. Família.

Para alguns, isso pode soar paradoxal, e alguns que não conseguem ou não querem me entender podem dizer: 'Por que ele está decepcionando os amigos?' Mas, na verdade, é exatamente o oposto. Acredito firmemente que somente se eu der esse passo poderemos levar a banda a esferas completamente novas e deixá-la desenvolver todo o seu potencial. Tenho certeza disso. Às vezes, é preciso abrir mão de algo bom para alcançar algo grandioso!
Então, estou deixando o cargo de cantor porque desejo que juntos possamos caminhar em direção a um futuro ainda mais belo. Claro, isso significa muito esforço, tenho plena consciência disso, mas estou, como sempre, ao lado dos meus amigos e continuarei trilhando esse caminho junto com eles. Exatamente no lugar onde tenho um poder enorme.

Continuarei sendo compositor, produtor e, se preferir, capitão do nosso navio. Com foco total em seus papéis e com uma nova pessoa motivada no microfone, vejo um horizonte verdadeiramente brilhante pela frente. Mas que me dane se eu simplesmente me afastar silenciosa e secretamente do microfone. Muito pelo contrário: quero realizar um último sonho de vida junto com vocês:
Quando eu tinha doze anos, já sonhava em fazer meus próprios shows em arenas com minha banda. E eu diria - se não for agora, quando? Você se juntaria a mim e aos rapazes para celebrar meus últimos shows com o Kissin' Dynamite? Não haverá mais shows comigo depois disso, então não diga que eu não avisei :-)
Para mim e o resto da galera, uma nova era começa depois disso, que enfrentaremos JUNTOS novamente. Só que com um rosto diferente no palco do que o meu! Então, para todos vocês, jovens talentos, apareçam, escrevam para nós! NÃO É O FIM DA LINHA!!!

Hannes"
Até o momento, o Kissin' Dynamite lançou 8 álbuns de estúdio. O mais recente, "Back With a Bang!" (2024), se tornou o primeiro da carreira a alcançar o topo da parada alemã. Os dois anteriores, "Ecstasy" (2018) e "Not the End of the Road" (2022), já haviam sido Top 10 – 7º e 2º, respectivamente.
Este ano, o grupo realizou seu primeiro show no Brasil, sendo uma das atrações do festival Bangers Open Air, em São Paulo. Uma galeria de fotos pode ser conferida no link abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps