Como Joey Belladonna retornou ao Anthrax, nas palavras de Charlie Benante e Scott Ian
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de setembro de 2025
Joey Belladonna é um dos "arquitetos" da sonoridade característica do Anthrax, grupo que figura entre os maiores expoentes do thrash metal. Com sua voz melódica e marcante, o vocalista enriqueceu o som da banda e gravou clássicos do calibre de "Caught in a Mosh", "Indians" e "Madhouse".
Belladonna se juntou ao Anthrax em 1984, para ocupar a vaga deixada por Neil Turbin. A sua contratação foi aprovada por telefone, como o baterista Charlie Benante detalhou durante entrevista concedida ao site Premier Guitar em 2011.


"Eu não estava lá e eles me colocaram para ouvi-lo pelo telefone.E eu disse: 'É isso, assinem com ele, vamos nessa'. A primeira música que ele cantou foi 'Medusa', e ele mandou ver. Quando Joey entrou na banda, era a coisa certa a se fazer."
A primeira passagem de Joey pelo Anthrax se encerrou em 1992, e ele chegou a trabalhar em um haras. O frontman voltou ao quinteto em 2005 e permaneceu até 2007. Três anos depois, retornou de forma, ao que tudo indica, definitiva.

O retorno de Belladonna ao Anthrax também foi abordado na entrevista de Benante ao Premier Guitar. O baterista disse que, inicialmente, entrou em contato com o colega por conta de um projeto paralelo. Além disso, o Metallica lançou a ideia de reunir os quatro maiorais do thrash, o que também contribuiu para o regresso do vocalista.
"Eu tinha escrito algumas músicas acústicas que não combinavam muito com o Anthrax. Eu estava procurando um vocalista para fazer um projeto paralelo, então entrei em contato com o Joey há algum tempo. Enviei algumas músicas para ele, começamos a conversar e nossa relação voltou a ficar boa. Então o Metallica lançou essa ideia do Big 4. Foi quando começamos a levar mais a sério a ideia de Joey voltar para a banda."

Scott Ian, guitarrista e fundador do Anthrax, também participou da entrevista. Segundo seu relato, Belladonna voltou para ficar.
"Nós simplesmente ligamos para ele. Era o início de 2010 e acabamos nos reunindo para conversar. Conversamos um pouco e decidimos seguir em frente com essa formação até que não exista mais banda."
Os planos iniciais de Scott não se concretizaram totalmente. O guitarrista Rob Caggiano deixou o Anthrax em 2013 e foi substituído por Jonathan Donais. Belladonna, por sua vez, permanece no posto.
Lançado em 2016, "For All Kings" é o último disco de inéditas do Anthrax. O próximo álbum da banda, prometido há tempos, ainda não tem previsão exata de lançamento.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps