A banda de rock nacional que foi inspirada diretamente por Nelson Rodrigues
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de setembro de 2025
Autor de peças como "Vestido de Noiva" (1943), "Boca de Ouro" (1959) e "A Falecida" (1953), além das crônicas reunidas em "A Vida Como Ela" É, Nelson Rodrigues se tornou um dos maiores observadores da alma brasileira. Suas histórias falavam de adultério, hipocrisia, futebol e política com um misto de ironia e tragédia, sempre expondo contradições que o país muitas vezes preferia esconder. Foi dele a expressão "complexo de vira-lata", usada para descrever o sentimento de inferioridade do brasileiro em relação ao resto do mundo.

Décadas depois, esse olhar mordaz acabou inspirando até o rock nacional. A banda cearense Selvagens à Procura de Lei assumiu essa influência na criação da faixa "Bem-Vindo ao Brasil", lançada às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Satírica e provocativa, a música dialoga com o espírito de Nelson ao ironizar os contrastes do país: "Seja muito bem-vindo ao Brasil / Espero que você tenha o perfil / Aqui estamos em guerra civil / Quem não tiver estômago, abandone o navio".
"Sabíamos que seria uma época estranha", contou o vocalista e guitarrista Gabriel Aragãoem entrevista à Rolling Stone. "Decidimos lançar uma música divertida, irônica e com um humor meio Nelson Rodrigues falando sobre o complexo de vira-lata do brasileiro." A canção estreou ao vivo no Lollapalooza Brasil e logo ganhou vida própria, com fãs produzindo um videoclipe colaborativo cheio de imagens de manifestações e cenas cotidianas. "Gostei do final, quando mostra a galera na rua, unida", disse o músico.
O compromisso social e crítico já estava presente no disco de estreia homônimo da banda, lançado em 2013, que trouxe músicas como "Brasileiro", "Massarrara" e "Mucambo Cafundó". Aragão explica: "Quando gravamos ‘Brasileiro’, em 2012, não sabíamos que o lançamento coincidiria com as manifestações do ano passado. Foi algo imprevisível, mas estava em sintonia com a nossa geração. Esse tipo de emoção estava sem voz durante muito tempo. Quando as pessoas gritam a letra de ‘Bem-Vindo ao Brasil’ ou ‘Mucambo Cafundó’ nos shows é de arrepiar".
Produzida por Paul Ralphes, "Bem-Vindo ao Brasil" foi definida por ele como o "jingle do mal" da Copa. Misturando crítica e humor, a letra brinca com os estereótipos nacionais, descrevendo o brasileiro como "bom de bola, bom de cama, bom de porre", ao mesmo tempo em que não deixa de apontar problemas sociais.
Em 2014, embalados pelo sucesso do single, os Selvagens seguiram em turnê e já planejavam um segundo álbum. "Temos um material muito bom e é só questão de tempo até nos reunirmos em estúdio para gravar músicas novas", afirmou Aragão. "Será o disco de rock do verão que vem, pra cima, pra galera, selvagem."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O hit que é o "orgasmo mais satisfatório que se pode imaginar", segundo Dave Grohl
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"





