Wind Down - extremo com um lado técnico e melódico que consegue inovar
Resenha - The Burning Past - Wind Down
Por Vitor Franceschini
Postado em 11 de outubro de 2025
Vindo da Polônia, que já nos deu nomes enormes do metal extremo mundial, o Wind Down chega para dar uma balanceada nisso. Não que o som que eles executem não seja pesado, mas vai mais para um lado técnico e melódico de uma forma com que eles consigam inovar.
"The Burning Past" é o disco de estreia do grupo, que surgiu em 2021 e antes havia lançado apenas um EP, "Uśpieni ludzie" no mesmo ano e em polonês. Além de hoje cantar em inglês, eles contam com outro vocalista e a proposta sofreu uma mudança considerável em seu som, já que outrora praticavam um metal mais alternativo.


O disco de estreia mostra o Wind Down focado num metal progressivo com doses interessantes de groove e leves toques de doom metal, que fazem com que o som cadenciado, ora quebrado em sua levada, ganhe melodias sombrias e certo tom dramático, mas sempre com um instrumental vigoroso.
O mais interessante, que diante desse som não muito comum, eles conseguem destilar musicas viciantes e magistrais, tais quais como "Falling Down", a de refrãos excelentes chamada "Connection Point" e a sombria "Without Doubt and Illusion", que foi um dos clipes do disco, junto com a não menos interessante "A New World". Uma bela estreia e que eles voem alto!
Por Vitor Franceschini


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps