Quando John Entwistle tirou Paul McCartney do sério; "seu metido do *$%&*!"
Por Bruce William
Postado em 08 de outubro de 2025
Os Beatles ficaram marcados pelo talento, claro, mas também por coisas como a harmonia entre seus integrantes. Cada um tocava pensando na música como um todo, e não em si mesmo. Foi essa união de propósitos que deu origem a dezenas de clássicos que até hoje embalam corações e emoções.
Embora contemporâneos, The Who, por outro lado, era movido por outro tipo de energia. Pete Townshend escrevia as canções, mas era um guitarrista introspectivo. Keith Moon, com seu comportamento explosivo, roubava a cena na bateria. E John Entwistle, o baixista, tocava como se empunhasse uma guitarra solo: técnico, rápido e sempre à frente da banda.

Paul McCartney, que também sempre teve gosto por linhas de baixo elaboradas, pensava diferente. Inspirado por músicos como James Jamerson, buscava complexidade com sutileza, um baixo que sustentava a música sem chamar a atenção para si. Já Entwistle fazia o oposto: seu instrumento comandava o ritmo, disputando espaço com guitarra e bateria.
Apesar dessas diferenças, ambos tinham enorme respeito pelo talento do colega. Em 2019, ao ser perguntado pelo jornal Estadão sobre sua "banda dos sonhos", Paul escalou John Entwistle no baixo, Jimi Hendrix na guitarra e John Bonham na bateria, uma escolha que dizia muito sobre sua admiração.
Mas o momento mais curioso entre eles aconteceu décadas antes, em 1977, relembra a Far Out. McCartney visitou o estúdio onde Roger Daltrey gravava o álbum solo "One of the Boys" e acabou vendo Entwistle em ação. O baixista estava registrando um solo veloz na música "Avenging Annie", e Paul acompanhou tudo da sala de controle, intrigado. Quando a gravação terminou, foi até o estúdio e lançou a provocação: "Muito bom. Mas aposto que você não sabe tocar country & western."
Entwistle, sem pensar duas vezes, respondeu tocando um trecho de bluegrass cheio de slaps e viradas impossíveis. McCartney, pego de surpresa, soltou um riso nervoso e apenas murmurou ao sair: "Seu metido do car***!".
O comentário, meio xingamento, meio elogio, dizia tudo. No fundo, Paul sabia que tinha acabado de ver um baixista que desafiava qualquer comparação, alguém capaz de fazer o baixo soar como ninguém mais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Após recentes cirurgias, Bret Michaels anuncia pausa na carreira
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Rob Zombie lança videoclipe para a faixa "Black Rat Coffin"
O dia que Geezer Butler chapou de LSD e achou que seria estrangulado por flores
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027

The Who: Como John Entwistle colocou um solo de baixo em "Substitute"
Paul McCartney lista os cinco músicos que formariam sua banda dos sonhos

A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
As 4 melhores músicas do The Who segundo seu principal compositor, Pete Townshend
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
O gênero musical que Roger Daltrey sempre detestou: "Isso não é música"
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A lenda do rock mais jovem cuja morte deixou Pete Townshend profundamente abalado
A música que o The Who abandonou nos shows porque não conseguia parar de rir na hora de tocar
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista
O guitarrista que para Brian May "praticamente inventou" a guitarra do rock


