Novo documentário retratará a "era Berlim" da carreira de David Bowie
Por João Renato Alves
Postado em 01 de outubro de 2025
A BBC anunciou estar produzindo um documentário sobre o período em que David Bowie se estabeleceu em Berlim, então Alemanha Ocidental. O título provisório é simplesmente "Bowie in Berlin". A direção ficará a cargo de Francis Whatley, que já trabalhou em outros registros semelhantes sobre a carreira do artista multifacetado.
No período, o camaleão do rock registrou três álbuns referenciais de sua carreira, os experimentais "Low" (1977), "Heroes" (1977) e "Lodger" (1979). Ele também produziu dois discos seminais de Iggy Pop, "The Idiot" (1977) e "Lust for Life" (1977), os primeiros do cantor em carreira solo.


A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2026. Além de depoimentos do próprio astro, a obra contará com entrevistas de Clare Shenstone, Romy Haag, Sarah-Rena Hine e Sydne Rome, que conviveram com o protagonista no período.
Em 1996, ao The Telegraph, Bowie refletiu sobre o período. "Eu estava em sério declínio público, emocional e social. Acho que estava a caminho de ser mais uma vítima do rock. Aliás, tenho quase certeza de que não teria sobrevivido aos anos 70 se tivesse continuado fazendo o que fazia. Mas tive a sorte de saber, em algum lugar dentro de mim, que estava realmente me matando e que precisava fazer algo drástico para me livrar disso."

A "Berlin Trilogy" pode não ter obtido o mesmo sucesso no mainstream de outras obras, como "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" (1972), "Aladdin Sane" (1973) ou os posteriores "Let's Dance" (1983) e "Tonight" (1984). No entanto, os álbuns serviram de referência para as tendências que dominariam a música pop nos anos seguintes, colocando David Bowie em um patamar diferente de seus colegas de geração àquela altura.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps