O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de janeiro de 2026
Um dos momentos mais pessoais da trajetória do Angra veio à tona quando Rafael Bittencourt contou a origem de Reaching Horizons, balada que se tornaria um dos marcos emocionais da banda. Em um episódio do Amplifica, ao responder perguntas de fãs, o guitarrista revelou que a música nasceu de uma experiência intensa de amor, distância e saudade vivida ainda na juventude.
Segundo Rafael, Reaching Horizons foi a primeira canção que ele sentiu como "realmente pronta" para ser gravada. "Foi a primeira música que eu compus de uma forma mais organizada, aquela em que eu pensei: 'essa aqui valeu, já dá pra gravar'", contou. O período coincidiu com os meses em que ele morou nos Estados Unidos para concluir os estudos. A adaptação foi difícil no início, mas, nos meses finais, veio o envolvimento amoroso que mudaria tudo. "Eu me apaixonei loucamente por ela e fiquei muito triste, porque queria voltar pra casa", lembrou.

A distância, no fim dos anos 1980, pesava ainda mais. Sem internet e com pouco contato com a família, Rafael descreveu a sensação de estar em um "mundo fictício". "Eu tava ali como um estrangeiro, um 'stranger' mesmo", disse. A letra da música passou a traduzir esse conflito interno: o desejo de voltar ao Brasil e, ao mesmo tempo, a dor de deixar para trás alguém amado.
Angra e "Reaching Horizons"
Essa dualidade aparece nas imagens poéticas que ele criou para a canção. "Pensei em duas águias voando para serem livres. É como se a gente precisasse se libertar um do outro", explicou, citando versos como "two eagles flying to be free". Outro trecho, "moments of madness will be left behind", simboliza a decisão de deixar para trás aquele período de incerteza. "Era o 'back to reality', de volta à realidade", resumiu.
Musicalmente, Reaching Horizons também marcou uma busca por algo diferente dentro do rock e do metal. Rafael contou que usou harmonias inspiradas no choro brasileiro, com acordes de passagem pouco comuns no heavy metal da época. "Não era uma harmonia de Scorpions, Skid Row ou Guns N' Roses. Eu queria trazer coisas novas pro rock", afirmou.
O tempo tratou de transformar a história em algo ainda mais novelesco. Ao voltar ao Brasil, Rafael descobriu que a namorada já estava com outra pessoa. Anos depois, porém, os caminhos voltaram a se cruzar. "Depois de alguns anos nós nos reencontramos e eu casei com ela", revelou. Ela se tornou sua primeira esposa e mãe de seu filho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
O hit do Angra inspirado em Yamandu Costa que Bittencourt diminuiu ritmo para gravar
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Os 9 hits do Angra que ficariam ótimos na voz de Alírio Netto, segundo Ibagenscast
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti
Por que Luís Mariutti foi barrado no show do Angra, segundo o próprio
Kiko Loureiro compartilha partitura da música "Late Redemption"
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
Saída do Kiko do Angra custou muito, mas não pela razão que todos imaginam


