O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de janeiro de 2026
Um dos momentos mais pessoais da trajetória do Angra veio à tona quando Rafael Bittencourt contou a origem de Reaching Horizons, balada que se tornaria um dos marcos emocionais da banda. Em um episódio do Amplifica, ao responder perguntas de fãs, o guitarrista revelou que a música nasceu de uma experiência intensa de amor, distância e saudade vivida ainda na juventude.
Segundo Rafael, Reaching Horizons foi a primeira canção que ele sentiu como "realmente pronta" para ser gravada. "Foi a primeira música que eu compus de uma forma mais organizada, aquela em que eu pensei: 'essa aqui valeu, já dá pra gravar'", contou. O período coincidiu com os meses em que ele morou nos Estados Unidos para concluir os estudos. A adaptação foi difícil no início, mas, nos meses finais, veio o envolvimento amoroso que mudaria tudo. "Eu me apaixonei loucamente por ela e fiquei muito triste, porque queria voltar pra casa", lembrou.

A distância, no fim dos anos 1980, pesava ainda mais. Sem internet e com pouco contato com a família, Rafael descreveu a sensação de estar em um "mundo fictício". "Eu tava ali como um estrangeiro, um 'stranger' mesmo", disse. A letra da música passou a traduzir esse conflito interno: o desejo de voltar ao Brasil e, ao mesmo tempo, a dor de deixar para trás alguém amado.
Angra e "Reaching Horizons"
Essa dualidade aparece nas imagens poéticas que ele criou para a canção. "Pensei em duas águias voando para serem livres. É como se a gente precisasse se libertar um do outro", explicou, citando versos como "two eagles flying to be free". Outro trecho, "moments of madness will be left behind", simboliza a decisão de deixar para trás aquele período de incerteza. "Era o 'back to reality', de volta à realidade", resumiu.
Musicalmente, Reaching Horizons também marcou uma busca por algo diferente dentro do rock e do metal. Rafael contou que usou harmonias inspiradas no choro brasileiro, com acordes de passagem pouco comuns no heavy metal da época. "Não era uma harmonia de Scorpions, Skid Row ou Guns N' Roses. Eu queria trazer coisas novas pro rock", afirmou.
O tempo tratou de transformar a história em algo ainda mais novelesco. Ao voltar ao Brasil, Rafael descobriu que a namorada já estava com outra pessoa. Anos depois, porém, os caminhos voltaram a se cruzar. "Depois de alguns anos nós nos reencontramos e eu casei com ela", revelou. Ela se tornou sua primeira esposa e mãe de seu filho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto

O hit do Angra inspirado em Yamandu Costa que Bittencourt diminuiu ritmo para gravar

Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
O dia que Ozzy Osbourne perguntou se Rafael Bittencourt estava chapado
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido


