Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de janeiro de 2026
Em entrevista ao podcast Benja Me Mucho, o crítico musical Regis Tadeu chamou atenção para um aspecto pouco conhecido da história do Kiss: nem sempre seus integrantes listados na ficha técnica estiveram, de fato, tocando nos discos lançados pela banda. Pelo menos é a visão de Regis, que acompanha a trajetória do grupo com atenção e percebeu que, especialmente a partir do fim dos anos 1970, a formação "oficial" nem sempre correspondia à formação real em estúdio.
Kiss - Mais Novidades
Ao falar sobre os primeiros anos do Kiss, Regis destacou que, nos shows iniciais - antes e logo depois do lançamento do álbum de estreia - havia uma dinâmica muito clara entre os músicos. Para ele, naquele momento, o melhor músico da banda era Peter Criss. "Quem é fã de Kiss sabe do que eu tô falando. Nos primeiros shows, o melhor músico da banda era o Peter Criss, o baterista", afirmou. No entanto, esse cenário mudaria rapidamente.
Segundo Regis, os problemas pessoais de Peter Criss, especialmente com o álcool, fizeram com que ele deixasse de gravar partes importantes em estúdio. "Depois ele degringolou. Começou a beber tanto que nem os discos ele gravava mais", disse. Ele citou diretamente dois álbuns em que Peter Criss não teria tocado bateria: Dynasty (1979) e Unmasked (1980), ambos marcados por uma sonoridade mais pop e distante do hard rock cru do início da banda.
Regis também afirmou que essa prática não se limitou ao baterista. De acordo com ele, há discos do Kiss em que nem mesmo Gene Simmons participou das gravações instrumentais. Um exemplo citado foi Creatures of the Night (1982), álbum conhecido pelo peso e pela bateria agressiva, mas que, segundo o crítico, não contou com Gene tocando baixo em estúdio.
Para Regis, entender esses bastidores é fundamental para analisar a discografia do Kiss sem mitificação. A banda construiu clássicos, lotou arenas e criou uma identidade visual única, mas nem sempre foi fiel à ideia de "quatro músicos tocando juntos". E, como ele costuma reforçar, reconhecer essas falhas não diminui a importância do Kiss - apenas a coloca em perspectiva histórica.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"

Regis Tadeu revela quem é o atual dono da marca Kiss e resposta surpreende
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Kiss lança álbum ao vivo gravado durante a turnê de "Destroyer"
A música do Kiss que Ace Frehley gravou sozinho sem deixar Gene Simmons por a mão
A música do Kiss inspirada por "Brown Sugar", dos Rolling Stones
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo a Classic Rock
Gene Simmons explica por que um álbum do Guns N' Roses é um de seus favoritos


