RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Jorn Lande revela que não cantaria em todo o álbum de Tony Iommi inicialmente

Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard

O melhor álbum de rock de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith

A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart

O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour

Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda

A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles

O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas

Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von

Para Al Jourgensen, Ministry já deu tudo o que tinha a oferecer

Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral

Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado

Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath

Dave Lombardo fica com o coração acelerado quando ouve "Reign in Blood"

Novo álbum do Steel Panther está pronto, anuncia vocalista


Stamp
Amorphis

A banda de rock nacional que falou sobre amor entre homens, foi censurada e recebeu anistia

Por
Postado em 13 de abril de 2026

O caso do Ave Sangria voltou a chamar atenção após um vídeo de Júlio Ettore recontar a trajetória da banda pernambucana, uma das mais promissoras do Nordeste nos anos 1970. Logo na abertura, o jornalista resume o tamanho do episódio: "Pela primeira vez, uma banda de rock brasileira foi anistiada". Em seguida, traduz o peso disso em linguagem direta: "O Estado brasileiro reconheceu que ferrou com a carreira deles".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Flora Negri
Foto: Flora Negri

A história ajuda a explicar por que o grupo acabou virando símbolo de uma ferida pouco lembrada do rock nacional. Segundo Ettore, o Ave Sangria era "a maior banda do estado de Pernambuco, talvez até a maior do Nordeste em plena década de 70" e surgia como aposta para ocupar um espaço parecido ao que os Secos & Molhados haviam alcançado no país.

O problema começou por causa de "Seu Valdir", faixa em que o eu lírico se declara para outro homem. Ettore observa que a música "era só uma piada, mas nem precisava ser", deixando claro que o ponto central não estava na intenção cômica ou não da letra, mas na reação conservadora que ela provocou. O fato é que a canção incomodou em cheio o ambiente político e moral da época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No vídeo, ele reconstrói como a música ganhou força no rádio nordestino até explodir. Foi então que veio a reação. "Os discos foram retirados das lojas por pressão dos militares e a banda se foi", afirma. Mais adiante, reforça que a letra havia sido aprovada no escritório regional da censura em Recife, o que indica que a ordem para barrar o grupo veio de instâncias mais altas. "Foi alguém de cima que mandou censurar", diz.

A censura foi devastadora. A gravadora relançou o LP sem "Seu Valdir", mas o dano já estava feito. Sem estrutura, sem perspectiva de renovação contratual e com as músicas fora do rádio, o grupo perdeu o embalo. Em dezembro de 1974, fez seus últimos shows da formação original e pouco depois acabou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ettore trata o caso como "uma das histórias mais tristes do rock brasileiro", mas ressalta que ela agora parece ganhar outro desfecho. Isso porque a Comissão de Anistia reconheceu que houve prejuízo profissional causado pela ação do Estado, concedendo reparação aos integrantes contemplados. Para o jornalista, é um reconhecimento tardio, mas simbólico, de que a trajetória do Ave Sangria foi interrompida por razões políticas e morais, não por fracasso artístico.

O próprio vídeo destaca esse contraste. De um lado, uma banda com contrato em grande gravadora, música tocando, shows lotados e chance real de crescer nacionalmente. Do outro, uma carreira desmontada em menos de dois meses por causa da pressão em torno de uma canção. É por isso que Ettore diz que a história "parece que tá tendo um final feliz".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira o vídeo abaixo.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers

publicidadeJosé Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS