A música dos Beatles em que George Harrison dizia ter escrito trechos sem receber crédito
Por Bruce William
Postado em 15 de agosto de 2026
As assinaturas Lennon–McCartney transformaram John Lennon e Paul McCartney numa das duplas de compositores mais famosas da história. Mas o processo dentro dos Beatles nem sempre respeitava fronteiras tão limpas quanto os créditos sugeriam - e George Harrison dizia ter deixado pequenas contribuições em músicas que continuaram oficialmente atribuídas aos dois.
Beatles - Mais Novidades
Uma delas era "Come Together", lançada em 1969 na abertura de "Abbey Road". Harrison nunca tentou reivindicar coautoria da música, essencialmente uma composição de Lennon, mas afirmou posteriormente que havia escrito duas de suas linhas.
Ao relembrar discussões com Lennon sobre quem havia ajudado quem durante os anos dos Beatles, Harrison respondeu: "Também não falei sobre como escrevi duas linhas de 'Come Together' ou três linhas de 'Eleanor Rigby'. Eu não estava entrando em nada disso".
A declaração surgiu porque Lennon também se ressentia de não ter recebido reconhecimento por contribuições a algumas músicas de Harrison, entre elas "Taxman". Para George, porém, fazer uma contabilidade retroativa de cada frase acrescentada durante as sessões abriria uma discussão muito maior.
"Pensando no conjunto, acho que eu teria mais coisas para me irritar com ele do que ele teria comigo", acrescentou Harrison, conforme publicado na Far Out.
O guitarrista passou os primeiros anos dos Beatles numa posição claramente secundária como compositor, enquanto Lennon e McCartney dominavam o espaço disponível nos discos. Aos poucos, porém, apresentou material cada vez mais forte e chegou ao fim da banda com composições como "Something" e "Here Comes the Sun".
Por isso, sua reclamação não era exatamente a tentativa de transformar duas linhas de "Come Together" numa disputa por royalties décadas depois. Era uma lembrança de que o processo criativo dos Beatles podia ser mais coletivo do que aquilo que acabou impresso nos selos dos discos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Kelly Osbourne esculacha Dee Snider por ter tentado "menosprezar" Ozzy
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A tragédia que fez Neil Peart se afastar do Rush e colocar sua vida em suspensão
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
A música de álbum "sombrio" que deixava Eddie Van Halen arrepiado



A música dos Beatles em que George Harrison dizia ter escrito trechos sem receber crédito
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
O show dos anos oitenta que fez George Harrison perceber que ainda podia fazer rock
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
O músico que Paul McCartney nunca quis nos Beatles: "Um pedido bastante simples"
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
O baixista que John Paul Jones diz ser "perfeito"; "ele sempre foi muito bom"
A linda música que é a "Imagine de Ozzy Osbourne"


