A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Por Bruce William
Postado em 07 de agosto de 2026
Frank Sinatra passou boa parte da vida tratando o rock como uma ameaça cultural. Em 1957, chegou a descrevê-lo como uma forma de expressão brutal, falsa e produzida por "cretinos".

A transformação da música popular nos anos 1960 e 1970 também abalou seu domínio comercial. Aos 55 anos, em 1971, Sinatra anunciou uma espécie de aposentadoria e passou todo o ano seguinte longe dos palcos. Quando retornou, precisou aceitar que o mundo havia mudado. Isso incluiu uma aproximação gradual com compositores e artistas que antes representavam tudo aquilo que ele rejeitava.
O exemplo mais conhecido foi "Something", dos Beatles, que Sinatra chamou de uma das maiores canções de amor já escritas. Mais surpreendente ainda foi sua admiração por "Reminiscing", lançada pelo Little River Band em 1978. A balada da banda australiana conquistou Sinatra a ponto de ele considerá-la uma das melhores músicas da década - em algumas versões do relato, a melhor canção de todos os tempos.
Era comum que o cantor gravasse suas próprias interpretações das músicas que admirava, adaptando-as ao repertório tradicional que seu público esperava. Mas como aponta a Far Out, com "Reminiscing", porém, ele não fez isso.
O fato de ter deixado a faixa intacta pode ser entendido como um sinal do quanto respeitava a gravação original. O Little River Band estava longe dos extremos experimentais dos anos 1970, mas oferecia uma melodia elegante e nostálgica capaz de dialogar com o universo de Sinatra.
Depois de décadas em guerra com o rock, ele finalmente encontrou uma música produzida por aquela geração que não precisava combater nem corrigir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
Phil Lewis (L.A. Guns) considera Robert Plant mais inteligente que Ian Gillan
As 5 melhores músicas do Iron Maiden com Paul Di'Anno nos vocais, segundo o Ultimate Guitar

As dez melhores bandas da era Grunge segundo o Loudwire
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"
Bruce Dickinson: Use Your Illusions? Aquele formato é uma bosta!
Brincadeira fez com que Andre Matos saísse do Angra após "Holy Land"
Guns N' Roses e o código na capa de "The Spaghetti Incident"
Dinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos


