O melhor disco do Pantera, segundo a Revolver Magazine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de outubro de 2025
Formado na década de 1980 pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o Pantera iniciou sua trajetória com um som voltado ao glam metal, estilo bastante popular na época. No entanto, a verdadeira identidade da banda só viria à tona alguns anos depois, quando o quarteto abandonou a estética oitentista e adotou uma sonoridade muito mais agressiva e moderna.
Essa guinada criativa se consolidou com o lançamento de "Cowboys from Hell" (1990), disco que marcou o início da fase clássica do grupo. A partir desse álbum, o Pantera transformou-se em um dos pilares do groove metal, combinando técnica apurada e peso descomunal.

O passo seguinte a "Cowboys from Hell" foi o magnífico "Vulgar Display of Power" (1992). Intenso do início ao fim, o disco elevou o padrão de agressividade e precisão rítmica a um nível poucas vezes visto.
"Vulgar Display of Power" continua relevante décadas após seu lançamento. Um dos fatos que comprova esse legado é o ranking elaborado pela equipe da Revolver Magazine em 2023, que enumera os trabalhos da fase clássica do Pantera, do pior ao melhor.
O primeiro lugar do ranking ficou com "Vulgar Display of Power". "O sexto álbum do Pantera - e segundo lançamento por uma grande gravadora - abalou os alicerces do mundo do metal quando chegou às lojas em 25 de fevereiro de 1992, graças a faixas impecavelmente devastadoras, mas cativantes, como 'Mouth for War', 'Walk', 'A New Level', 'Fucking Hostile' e 'This Love', sem esquecer faixas de destaque como 'By Demons Be Driven' e 'Hollow'", diz o texto que justifica a escolha do álbum em questão como o melhor trabalho do Pantera.
A agressividade que consagrou "Vulgar Display of Power" também se reflete em sua icônica capa, que mostra uma pessoa levando um soco no rosto. Quer saber mais sobre a criação dessa arte? Leia a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
A pessoa que aparece na capa de "Vulgar Display Of Power" realmente levou um murro?
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock


