O melhor disco do Pantera, segundo a Revolver Magazine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de outubro de 2025
Formado na década de 1980 pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o Pantera iniciou sua trajetória com um som voltado ao glam metal, estilo bastante popular na época. No entanto, a verdadeira identidade da banda só viria à tona alguns anos depois, quando o quarteto abandonou a estética oitentista e adotou uma sonoridade muito mais agressiva e moderna.
Essa guinada criativa se consolidou com o lançamento de "Cowboys from Hell" (1990), disco que marcou o início da fase clássica do grupo. A partir desse álbum, o Pantera transformou-se em um dos pilares do groove metal, combinando técnica apurada e peso descomunal.


O passo seguinte a "Cowboys from Hell" foi o magnífico "Vulgar Display of Power" (1992). Intenso do início ao fim, o disco elevou o padrão de agressividade e precisão rítmica a um nível poucas vezes visto.
"Vulgar Display of Power" continua relevante décadas após seu lançamento. Um dos fatos que comprova esse legado é o ranking elaborado pela equipe da Revolver Magazine em 2023, que enumera os trabalhos da fase clássica do Pantera, do pior ao melhor.

O primeiro lugar do ranking ficou com "Vulgar Display of Power". "O sexto álbum do Pantera - e segundo lançamento por uma grande gravadora - abalou os alicerces do mundo do metal quando chegou às lojas em 25 de fevereiro de 1992, graças a faixas impecavelmente devastadoras, mas cativantes, como 'Mouth for War', 'Walk', 'A New Level', 'Fucking Hostile' e 'This Love', sem esquecer faixas de destaque como 'By Demons Be Driven' e 'Hollow'", diz o texto que justifica a escolha do álbum em questão como o melhor trabalho do Pantera.
A agressividade que consagrou "Vulgar Display of Power" também se reflete em sua icônica capa, que mostra uma pessoa levando um soco no rosto. Quer saber mais sobre a criação dessa arte? Leia a nota a seguir.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps