Neal Morse Band: Eric Gillette revela seus 5 solos favoritos para a Guitar World
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 23 de julho de 2021
Se você, fã de prog metal, esteve no show de Mike Portnoy e sua 12-Step Suit apoiado por membros do Haken em 21/10/17 no Carioca Club, deve ter saído de lá boquiaberto devido à performance do reforço de luxo, Eric Gillette, talvez o cara com timbre mais similar a John Petrucci, que não ele mesmo, tamanha a fidelidade em emular o som do mestre do Dream Theater - e com meros trinta e seis anos!
Feito o preâmbulo caso ainda o desconhecesse, o músico apontou os solos prediletos em seu instrumento em "The Neal Morse Band’s Eric Gillette counts down his top 5 favorite guitar solos", texto postado por James Turner no site da Guitar World em 14/07 e, em se tratando de uma classificação, invertemos a ordem original, estranhamente iniciada pela primeira posição.
Sendo prático, eis as escolhas no padrão "faixa (autor do solo) – banda – play (ano de lançamento)", com comentários de Eric e links do YouTube na seqüência.
5) Inside Black (Tony MacAlpine) – Planet X – Live From Oz [Live] (02)
"Este álbum é um dos meus favoritos instrumentais ao vivo, junto com Moonbabies, trabalho de estúdio deles. Tony tocando é incrível. Esta foi minha primeira introdução a ele e fiquei hipnotizado. Sua velocidade, sweeping, o jeito que ele toca as sobreposições nas transições e seu som único me fisgaram".
[só encontramos o full length inteiro e "Inside Black" vai de 7’46" a 12’58"]
4) The Door (Paul Gilbert) – Neal Morse – Sola Scriptura (07)
"Paul é incrível. Por ter aprendido e tocado este solo, tenho ainda mais respeito por ele e Paul. Sempre digo que aprender solos de guitarristas sensacionais é uma ótima maneira de melhorar. Eu me lembro que, quando aprendi partes deste solo, tive aqueles momentos de ‘Ahhhh’. Muitas coisas que aprendi, ainda uso em meu próprio jeito de tocar".
3) I Won’t Hold You Back (Steve Lukather) – Toto – Toto IV (82)
"Esta é mais melodia do que um solo, mas, cara, a pegada dele é incrível. Que guitarrista! A maioria das vezes, sinto que menos notas tocadas com muita paixão são mais poderosas do que tocar super rápido. Steve é um mestre em tocar com bastante sentimento, mas ele também consegue fritar como um louco. O combo perfeito!".
2) Manhattan (Eric Johnson) – Eric Johnson – Venus Isle (96)
"Sempre adorei o solo de Eric nesta música, especialmente o modo como ele toca as sobreposições nas transições de acorde – seu fraseado único e saltos em intervalos. Aprender ‘Manhattan’ realmente expandiu minha abordagem para como criar meus próprios solos".
1) Home (John Petrucci) – Dream Theater – Metropolis Pt. 2: Scenes From A Memory (99)
"Esta foi minha introdução ao Dream Theater e, quando ouvi o solo de John, fiquei maravilhado! Fui fisgado imediatamente e este foi o início da minha jornada ao mundo do prog! Aprender ‘Home’ para a turnê Shattered Fortress de Mike Portnoy foi um desafio e tanto, mas uma das minhas favoritas de tocar!".
Agora é correr para o abraço, ouvir as indicações e "Tchan, tchan, tchan, tchan!". Boiou na referência? Consulte um familiar ou amigo quarentão em diante...
Fonte: Guitar World
https://www.guitarworld.com/features/eric-gillette-top-5-guitar-solos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps