Pearl Jam: Top 10 performances de Jeff Ament

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Brunelson T., Fonte: Rock in The Head
Enviar correções  |  Ver Acessos

Não há nada de comum no baixo de Jeff Ament atuando pelo PEARL JAM. Muitas vezes é discreto, mas não tem nada de comum...

Surfing Rockers: várias bandas em documentário sobre surf para 2020Blender: as letras mais repulsivas do Heavy Metal

Expandindo o papel de um baixista tradicional do rock tocando com baixo fretless, contrabaixo, baixo normal ou de 12 cordas, Ament se destacou em termos do seu estilo inovador e das suas contribuições como grande compositor.

Com o ataque das guitarras gêmeas de Stone Gossard e Mike Mcready, bem como as contribuições do vocalista Eddie Vedder, poderia ter sido muito fácil "perder" o baixo durante essa mistura. Enquanto que a maioria das bandas se contentam simplesmente em permitir que o baixo forneça a espinha dorsal constante na música, o PEARL JAM está no seu melhor quando Ament tem a oportunidade de conduzir o seu baixo livremente.

Portanto, segue o Top 10 das melhores performances de Jeff Ament no baixo - tocando com o PEARL JAM:

10. Música: "Even Flow"
Álbum: "Ten" (1º disco, 1991)

Os primeiros discos do PEARL JAM são carregados com grooves inegáveis que se encaixam em seu cérebro. Na clássica canção "Even Flow", Ament brilha. Dobrando no riff principal durante o verso da música, Ament entra no groove ajudando o ataque da guitarra enquanto fornece uma parede de som. É durante a "tranquila" parte do solo que Ament demonstra o seu verdadeiro talento e valor para a sua banda, através desse hit massivo.

9. Música: "Oceans"
Álbum: "Ten" (1º disco, 1991)

A reprodução do baixo serve muitas funções diferentes - dependendo do gosto do ouvinte. O som de um baixo fretless pode parecer estranho em uma música de rock alternativa, mas enquanto tradicionalmente o uso do baixo fretless é associado à diferentes tipos de música jazz, Ament realmente ajudou o instrumento a encontrar o seu papel na música rock. Quase que exclusivamente, Ament toca o seu baixo de uma forma impune durante todo esse disco de estreia, mas nunca soou tão novo nem tão perfeito quanto em "Oceans".

8. Música: "No Way"
Álbum: "Yield" (5º disco, 1998)

Ao longo de sua discografia, as guitarras dominam a maioria das músicas do PEARL JAM. Seguindo essa linha de raciocínio, na canção "No Way" não é diferente, mas a maneira como as linhas do baixo de Jeff Ament se encaixam nessa mistura sonora, casando simultaneamente com as guitarras e a bateria, exemplificam perfeitamente a sua capacidade de tocar essa música. Os grandes músicos focam para servir somente à música e nesse caso, Ament faz com perfeição.

7. Música: "Amongst The Waves"
Álbum: "Backspacer" (9º disco, 2009)

Menos muitas vezes pode ser mais (um abraço para os RAMONES). Na canção "Amongst The Waves", a levada saltitante junto com o balanço da bateria, se encaixam com o toque de Ament de uma maneira que eleva essa música para outro nível. Se fosse tocada de uma forma mais direta e reta, a sensação e o balanço da canção soariam desligados. Uma seção rítmica no seu melhor pode fazer uma boa música se tornar ótima e essa canção é um exemplo perfeito.

6. Música: "Animal"
Álbum: "Versus" (2º disco, 1993)

A 2ª canção desse disco, "Animal", castiga (no bom sentido) o ouvinte durante toda a sua execução. Ament lidera a banda com o seu toque saltitante e melódico durante o refrão, mantendo o ritmo enquanto as guitarras brilham e se expressam. Uma música que prospera em dinâmica, você pode sentir o soco do baixo sempre que ele recua por 01 segundo, apenas para voltar ao início dos versos.

5. Música: "Whipping"
Álbum: "Vitalogy" (3º disco, 1994)

Neste monstro de canção, todas as apostas ficam canceladas. As guitarras gritam, a bateria soa estrondosa e Eddie Vedder canta com uma intensidade tão angustiante e crepitante, que você quase espera que a sua voz ceda completamente em algum momento. Por trás dessa discórdia frenética, estão algumas das melhores linhas do baixo de Jeff Ament. "Whipping" é espalhada por toda parte com pequenas execuções do baixo, que fornecem uma outra dimensão à música. Ament impecavelmente ataca o seu baixo, oferecendo riffs rápidos e melódicos para motivar e oferecer algo para todos os fãs de baixo.

4. Música: "Tremor Christ"
Álbum: "Vitalogy" (3º disco, 1994)

Apesar de como a música originalmente soa, "Tremor Christ" tem um verdadeiro realismo para ela. Outro exemplo de "menos é mais" para a abordagem de Ament, o seu baixo salta durante os versos apenas para estabelecer uma abordagem expressiva mais melódica durante o refrão. O som do baixo fretless realmente atinge a sua marca quando a linha de baixo assume uma nova vida e ruge para a frente dessa canção. Ament apresenta um número vasto de diferentes abordagens nessa alta marca alternativa do álbum "Vitalogy" - com cada abordagem funcionando melhor do que de direito.

3. Música: "Glorified G"
Álbum: "Versus" (2º disco, 1993)

Parecendo mais um mashup entre country/punk/funk rock, "Glorified G" é cheio de surpresas sonoras. Enquanto todos trabalham serenamente aqui, ninguém bate melhor do que Ament. Tocando no seu contrabaixo (para quem não sabe, na forma vertical) e se recusando em ajustar-se à norma da músicas rock, a sua performance o impulsiona para outro nível. Tocando uma quase "contra-melodia" para as guitarras, o manejo inovador de Ament e o desejo de ampliar as conformidades do baixo na música rock, fazem desse clássico do PEARL JAM não apenas uma de suas canções mais interessantes, mas talvez, a mais original delas.

2. Música: "Jeremy"
Álbum: "Ten" (1º disco, 1991)

Uma das linhas de baixo mais reconhecidas dos anos 90, na canção "Jeremy", Ament novamente estende os limites do rock contemporâneo tocando o seu instrumento. Utilizando um baixo de 12 cordas, Ament toca essa música com ricos e harmoniosos toques, com passagens melódicas que fornecem os alicerces da música. Musicalmente composta por Ament, "Jeremy" é uma das músicas mais reconhecidas e queridas do PEARL JAM, e um testemunho duradouro do talento de Ament para composições e métodos de baixo.

1. Música: "Rats"
Álbum: "Versus" (2º disco, 1993)

Sujo, funky e corajoso, "Rats" me deixa perguntando: "De que porra de lugar ele tirou este som do baixo?" Simultaneamente e gerenciando a façanha de soar como ele e Flea (baixista do RED HOT CHILI PEPPERS), Ament é único nessa canção. Constantemente em refluxo e fluindo naturalmente, a linha do baixo nunca faz o que você espera, empurrando quando deveria puxar e vice-versa. Raramente, Ament soa tão livre e com completo domínio do seu ofício, com puro groove orientado e banhado em felicidade de um verdadeiro ícone e inovador no baixo. Mais uma memória/sentimento fotografado em minha mente quando escutei essa música pela 1ª vez no seu lançamento, lá em 1993, onde essa linha de baixo em confluência com o vocal de entrada de Eddie, me marcou de um tal jeito, que seria inútil verbalizar corretamente aqui... Senhoras e senhores, o primeiro e único, Jeff Ament.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Pearl Jam"


Surfing Rockers: várias bandas em documentário sobre surf para 2020

Pearl Jam: banda fala sobre incêndios na Amazônia por meio das redes sociaisPearl Jam
Banda fala sobre incêndios na Amazônia por meio das redes sociais

Eddie Vedder: relacionando o seu Top 13 álbuns de todos os temposEddie Vedder
Relacionando o seu Top 13 álbuns de todos os tempos

Mike Watt: quando Dave Grohl, Eddie Vedder e Pat Smear saíram juntos em turnê

Dave Grohl: ele recusou convite para entrar no Pearl Jam após morte de Kurt CobainDave Grohl
Ele recusou convite para entrar no Pearl Jam após morte de Kurt Cobain

Pearl Jam: em 1991, um disco fundamental para o grunge

Pearl Jam: Top 12 solos de Mike McCreadyPearl Jam
Top 12 solos de Mike McCready

Pearl Jam: Matt Cameron terá compromissos com a banda em 2019Pearl Jam
"Matt Cameron terá compromissos com a banda em 2019"

Eddie Vedder: continuo apreciando as multidõesEddie Vedder
"continuo apreciando as multidões"

Pearl Jam: Eddie Vedder perguntado sobre o hiato da bandaPearl Jam
Eddie Vedder perguntado sobre o hiato da banda

Pearl Jam: pôster de show feito por baixista traz cadáver de TrumpPearl Jam
Pôster de show feito por baixista traz cadáver de Trump

Liam Gallagher: ele não gosta de Queen e odeia o som de Brian MayLiam Gallagher
Ele não gosta de Queen e odeia o som de Brian May

Eddie Vedder: Coloquei a minha mão na bota dela e ela chutou o ar na horaEddie Vedder
"Coloquei a minha mão na bota dela e ela chutou o ar na hora"


Blender: as letras mais repulsivas do Heavy MetalBlender
As letras mais repulsivas do Heavy Metal

Porta dos Fundos: Andreas Kisser e a cobrança dos metaleirosPorta dos Fundos
Andreas Kisser e a cobrança dos metaleiros

As regras do New Metal/Nu-metalAs regras do New Metal/Nu-metal
As regras do New Metal/Nu-metal

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosBackmasking: Existem mensagens ao inverso em discos de rock?Os estranhos relacionamentos de Janis JoplinStewart Copeland: "Não levava Led Zeppelin a sério graças aos vocais"

Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.

Mais matérias de Brunelson T. no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336