Haters: os nove álbuns de hard rock e heavy metal mais odiados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Danilo F. Nascimento, Fonte: VH1, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Todo mundo erra. Nem mesmo os "senhores poderosos" do Heavy Metal e do Hard Rock estão imunes à erros.

Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"Epica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na verdade, às vezes, para que uma banda atinja o status de "lenda", precisa cometer um erro colossal, que seria capaz de liquidar a carreira de bandas desprovidas de talento, mas não as suas respectivas carreiras. Parece que a prova aqui é: Errar e conseguir seguir em frente mesmo assim.

Alguns álbuns de determinadas bandas, são comumente odiados pelos "haters" mais ardorosos. Podem tratar-se de registos concebidos de maneira "falha" pelas bandas, entretanto, "causar ódio e descontentamento nos fãs mais fervorosos, também é uma atitude heavy metal", diria Eddie Trunk.

Sob este ponto de vista, Trunk e a equipe do VH1 conceberam uma lista com os nove álbuns de hard rock e heavy metal mais odiados por seus próprios fãs, ou o termo certo seria HATERS?

São eles:

09. Metallica - St. Anger (2003)

Qualquer lista desta natureza têm que ser iniciada pelo Metallica, que nos Estados Unidos ganhou a fama de ser "a banda mais odiada pelos seus próprios fãs". Dos cortes de cabelo em meados dos anos 90, até o processo judicial contra o Napster, passando pelos empreendimentos desvinculados da música até o lançamento de álbuns fora do gênero denominado "Thrash Metal". Tudo se torna motivo de ódio para os fãs.

Tudo começou no início dos anos 90, com o lançamento do "Black Album", produzido por Bob Rock. O lançamento dividiu os fãs da banda, entre a geração "old school" e a nova geração que abraçou o conteúdo do álbum. Depois vieram os discos "Load" e "Reload". Outras obras odiadas apenas por não serem parte do movimento "Thrash Metal".

Outros lançamentos "infelizes" vieram na sequência, como "Metallica: Some Kind of Monster", "St. Anger" e o pastiche Lulu (com Lou Reed), mas nenhum álbum da banda é mais odiado do que St. Anger. Por isso, é dele a décima posição.

08. Led Zeppelin - In Through the Out Door

Parece ridículo sugerir que os fãs tenham ódio de um disco que vendeu mais de sete milhões de cópias e que gerou canções que viriam tornar-se clássicos do rock. Mas não é.

Nem mesmo os membros da banda gostam do álbum.

O tumulto envolvendo a morte do filho de Robert Plant, o alcoolismo de John Bonham cada vez mais onipresente, passando pelas declarações de Page, que alegava ser um álbum solo de Plant lançado pelo Led Zeppelin. Todos os fatores que envolveram o processo criativo do álbum foram fundamentais para o resultado final. Resultado este, que não agradou os fãs na época.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Eu não estava interessado em All My Love. Fiquei preocupado com aquele refrão. As pessoas iriam zombar de nós por isso. Eu ficava pensando, 'Isso não é nós. Esse tipo de música não nos representa', eu jamais teria seguido nessa direção", relembrou Page anos mais tarde.

07. Van Halen - Van Halen III (1998)

Álbum polêmico responsável por introduzir Gary Cherone nos vocais. A ideia era de que o álbum mostrasse ao mundo o retorno triunfante do Van Halen. Pelo menos, esta era a intenção de Eddie. Mas não foi o que aconteceu.

O disco trazia uma súbita mudança na química elementar do Van Halen. As inclinações progressivas de Cherone não foram bem vistas, e as letras de cunho político foram uma bomba atirada de um canhão em direção aos rostos dos fãs, fazendo uma paródia à capa original do álbum.

O disco foi massacrado pelos fãs e implodiu imediatamente.

06. Rush - Roll the Bones (1991)

As rimas que remetiam ao hip-hop foram o grande problema do álbum. A faixa título apresenta bons momentos, até que, de repente, ouve-se rimas entrelaçando-se de forma completamente desconexas. É o suficiente para afundar a reputação do material.

Para os fãs menos ríspidos, este álbum está entre os melhores lançamentos dos anos 90, entretanto, para os fãs mais fervorosos, a união do Rush à sonoridade hip-hop, causou um tremor incalculável.

05. Judas Priest - Turbo (1986)

Após tornar-se umas das bandas mais importantes bandas do heavy metal entre os anos 70 e 80, o Judas Priest era cobrado efusivamente, no que tange a seguir as mesmas linhas musicais do passado, seja tocando heavy metal ou speed metal.

Em 1986, o hair metal estava em seu auge comercial, e a banda tentou experimentar alguns de seus elementos. O visual, os sintetizadores e os refrões grudentos são partes integrantes do álbum.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Á princípio, o trabalho foi chocante para os fãs acostumados à banda que varreu o chão com petardos como o clássico absoluto "British Steel".

Não era o que os fãs esperavam ouvir da banda, mas, felizmente para eles, a banda retomou as suas origens no início dos anos 90 e trouxe de volta os elementos tão cobrados pelos fãs mais ardorosos.

04. Kiss - Music From the Elder

Embora o single ""A World Without Heroes" tenha se tornado extremamente popular na época, o álbum não caiu nas graças dos fãs.

A crítica especializada o considerou um dos melhores trabalhos da banda, entretanto, os fãs rechaçaram qualquer possibilidade que o álbum teria de gerar uma turnê frutífera e lucrativa. Sim, este álbum não teve turnê de divulgação, tamanha a sua rejeição por parte dos fãs. Fã clubes no mundo inteiro ameaçaram não comparecer aos shows, caso houvesse turnê de divulgação para o álbum.

Até hoje há uma discussão, entre críticos especializados, se este álbum esta entre os piores ou os melhores álbuns do Kiss. Para os haters, um dos piores, é claro.

03. Mötley Crüe - Generation Swine (1997)

Depois de alguns anos sem a presença do vocalista original, a banda foi obrigada a fazer as pazes com Vince Neil, e entrar em estúdio para gravar um novo trabalho. A banda assinou um contrato de $ 25 milhões com a gravadora Elektra.

Generation Swine foi uma tentativa desesperada de tentar restabelecer a credibilidade da banda, aproximando a sua sonoridade do rock alternativo que dominava as paradas musicais da época.

A sonoridade do disco tenta alcançar os louros colhidos por Trent Reznor e o seu Nine Inch Nails, mas ficou apenas na tentativa.

Embora tenha tido ampla divulgação publicitária, Generation Swine foi direto para o matadouro, devido a massiva rejeição dos fãs.

A imprensa especializada classificou a performance de Vince no álbum como "terrível". O vocalista se defendeu, alegando que a sua voz estava diferente devido as experimentações tecnológicas feitas no disco.

02. Celtic Frost - Cold Lake (1988)

"Cold Lake" fora um lançamento dos progressistas pioneiros do black metal suíço. Mas o tiro saiu pela culatra.

O álbum foi renegado pelos fãs, e a própria banda diz ser o pior trabalho que lançaram em toda careira, inclusive, retirando-o do catálogo oficial do grupo e de relançamentos posteriores.

01. TSOL - Hit and Run (1987)

"Hit and Run" foi um desastre. Tentava frustrada de uma banda de hardcore transformar a sua sonoridade em hair metal, gênero tão em voga na época.

Um dos esquadrões punk mais respeitados de Long Beach, tornaram-se um pastiche de Sunset Strip. Ninguém teve estômago para ouvir o álbum e ver no que a banda havia se transformado.

A banda já havia tentado mesclar o seu hardcore visceral com o rock gótico, e o resultado havia sido satisfatório, pois havia uma motivação musical por trás da contextualização desta implementação.

Havia excelentes bandas de hair metal no mercado fonográfico da época, porém, esta era a essência de todas elas. Não é o caso do TSOL, que inseriu elementos do hair metal apenas para tentar lucrar e obter sucesso comercial.

A estratégia da banda foi transformar-se em uma espécie de novo Motley Crue. A banda se colocou à venda e ninguém quis comprar, nem mesmo os fãs mais ardorosos.

Comente: Você odeia alguma banda ou álbum famosos do rock e metal?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e Melhores

Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre NevermindNirvana
20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

Epica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?Epica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?


Sobre Danilo F. Nascimento

Administrador por casualidade. Músico por instinto. Escritor por devaneio. Fascinado por música, literatura e cinema. Seu primeiro contato com o mundo do rock data de meados dos anos 90, uma época de transição entre o analógico e o digital, e, principalmente, uma época onde a MTV ainda era aprazível e relevante. Idolatra e cultua o legado instituído pela maior banda de todos os tempos, o Queen.

Mais matérias de Danilo F. Nascimento no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280