Rush: Os 40 anos de Neil Peart em quatro músicas
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 30 de julho de 2014
No dia 29 de julho de 1974, o baterista virtuose Neil Peart entrava no power trio Rush no lugar de John Rutsey. O músico completa 40 anos ao lado dos companheiros Geddy Lee e Alex Lifeson. Foram quatro décadas tornando o som progressivo em um dos melhores da história do rock.
Relembre esse tempo de Neil Peart em quatro de suas melhores músicas.
1. YYZ (1981)
Música em homenagem Aeroporto Toronto Pearson, YYZ é o código de identificação da localização canadense. A composição se destaca pelo andamento inusitado da bateria e nos contratempos em uma melodia puramente instrumental.
2. La Villa Stragiato (1978)
"Um exercício de auto-indulgência" define o próprio Rush no subtítulo desta composição instrumental. Além do conceito, a música marca pelo casamento perfeito entre o baixo de Geddy Lee e a bateria potente de Neil Peart.
3. Cygnus X-1 (1977)
A primeira parte de Cygnus X-1 está no disco A Farewell to Kings de 77. A segunda metade ficou em Hemispheres, de 1978. A música toda mostra o ritmo cadente e sintonizado com a melodia de Neil Peart, sempre abusando de seu kit gigantesco de bateria.
4. 2112 (1976)
Épico futurista, 2112 conta a história de um músico que luta contra um mundo distópico em que a arte foi banida. Não só Neil Peart mostra habilidade nesta música, mas sim o Rush todo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps