De Morrisey aos Beatles: canções sobre obsessivos e compulsivos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar Correções  

Erotomania s.f. Psiquiatria. Patologia. Demonstração exagerada (mórbida) de sentimentos amorosos; atração excessiva por contatos sexuais; exagero mórbido de atividades sexuais; sentimento obsessivo por sexo; mania de sexo.

Filhas de Rockstars: conheça algumas das mais bonitas

Queen: algumas curiosidades sobre a banda

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Stalking é um daqueles termos que se perde em tradução- originário da língua inglesa, trata do hábito de perseguição obsessiva derivado, desde patologias de natureza narcísica quanto de quadros esquizofrênicos. Como todo fenômeno bizarro, os stalkers povoam a literatura e incham os cofres dos estúdios de cinema satisfazendo nossa condição humana, demasiada humana.

No terreno da música, perseguidores- especialmente os radicalistas passionais – ocupam lugares de honra em traduções líricas que vão do tango ao metal. Em meio ao universo de vouyers e maníacos em geral, elaborei uma lista de cinco faixas representativas do tema- leia-se presentes no cabedal da música pop - e que, por ironia, são tratadas como declarações romanescas até mesmo pelos nativos da língua de SHAKESPEARE.

5) MORRISEY- "The More You Ignore Me, the Closer I Get"- "Vauxhall and I" (1994)

A New Musical Express desceu o pau no single que chamou de "castrado e sem forma" e "mancha na brilhante carreira" de Morrisey. O disco, entretanto é considerado o melhor pós SMITHS, e a letra de "The More..." (Quanto mais você me ignora mais íntimo eu fico/Você está perdendo seu tempo/Eu estarei no bar/Com minha cabeça no bar/Eu sou agora/Uma parte central/Da paisagem da sua mente/Se você se importa) é um bom argumento para um filme de BRIAN DE PALMA.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4) BLONDIE- "One Way or Another" "Paralell Lines" (1977)

"Eu estava realmente sendo perseguida por um maluco; isso saiu de um evento pessoal não tão amigável e tentei injetar um pouco de leveza para ela... Era um mecanismo de sobrevivência "declarou DEBBIE HARRY à Entertainment Weekly. Se do limão se faz a limonada, o BLONDIE transformou o trauma em um de seus maiores sucessos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3) RADIOHEAD- "Creep" -"Pablo Honey" (1993)

No álbum, o vocalista THOM YORKE cantava: "Você é especial pra caralho" Para a versão radiofônica, o trecho foi modificado para: "Você é muito especial." Segundo o próprio vocalista, essa mudança matou o "sentimento da música." Entretanto, uma faixa intitulada "Aberração", e possui estrofes como "Não me importa se vai doer/Quero ter o controle", "Quando eu não estou por perto/Você é tão especial", "Você é tão especial/Eu queria ser especial/Mas eu sou uma aberração, um esquisito" já deixa as coisas bem claras não é?

2) THE POLICE- "Every Breathe You Take" ", Synchronicity," (1983)

Uma das canções mais mal interpretadas de todos os tempos, usada de festas de debutantes a casamentos. Em entrevista à época ao New Musical Express, STING explicou: "É sobre ciúme, vigilância e possessividade.". Em relação à má interpretação comum da música, ele acrescentou: "Eu acho que a ambigüidade é intrínseca na música, contudo, ela é sádica (...) Vi Andy Gibb (Nota-um dos vocalistas dos BEE GEES, já falecido) cantando com uma garota na TV um par de semanas atrás, muito amoroso e tal... Mijei-me rir ".

1) BEATLES- "I Want You (She´s So heavy)" –"Abbey Road" (1969)

JOSH HART afirmou que essa faixa, segundo LENNON uma declaração de amor a YOKO, "inadvertidamente inaugurou o doom metal". Se categorização é leviana fica difícil de dizer; mais difícil é enxergar na curta letra (Eu quero você/Eu quero você tanto/Eu quero você/Eu quero você tanto/Está me deixando louco, está me deixando louco) alguma aspiração à normalidade.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Filhas de Rockstars: conheça algumas das mais bonitasFilhas de Rockstars
Conheça algumas das mais bonitas

Queen: algumas curiosidades sobre a bandaQueen
Algumas curiosidades sobre a banda


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt