De Morrisey aos Beatles: canções sobre obsessivos e compulsivos
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 16 de abril de 2014
Erotomania s.f. Psiquiatria. Patologia. Demonstração exagerada (mórbida) de sentimentos amorosos; atração excessiva por contatos sexuais; exagero mórbido de atividades sexuais; sentimento obsessivo por sexo; mania de sexo.
Stalking é um daqueles termos que se perde em tradução- originário da língua inglesa, trata do hábito de perseguição obsessiva derivado, desde patologias de natureza narcísica quanto de quadros esquizofrênicos. Como todo fenômeno bizarro, os stalkers povoam a literatura e incham os cofres dos estúdios de cinema satisfazendo nossa condição humana, demasiada humana.
Melhores e Maiores - Mais Listas
No terreno da música, perseguidores- especialmente os radicalistas passionais – ocupam lugares de honra em traduções líricas que vão do tango ao metal. Em meio ao universo de vouyers e maníacos em geral, elaborei uma lista de cinco faixas representativas do tema- leia-se presentes no cabedal da música pop - e que, por ironia, são tratadas como declarações romanescas até mesmo pelos nativos da língua de SHAKESPEARE.
5) MORRISEY- "The More You Ignore Me, the Closer I Get"- "Vauxhall and I" (1994)
A New Musical Express desceu o pau no single que chamou de "castrado e sem forma" e "mancha na brilhante carreira" de Morrisey. O disco, entretanto é considerado o melhor pós SMITHS, e a letra de "The More..." (Quanto mais você me ignora mais íntimo eu fico/Você está perdendo seu tempo/Eu estarei no bar/Com minha cabeça no bar/Eu sou agora/Uma parte central/Da paisagem da sua mente/Se você se importa) é um bom argumento para um filme de BRIAN DE PALMA.
4) BLONDIE- "One Way or Another" "Paralell Lines" (1977)
"Eu estava realmente sendo perseguida por um maluco; isso saiu de um evento pessoal não tão amigável e tentei injetar um pouco de leveza para ela... Era um mecanismo de sobrevivência "declarou DEBBIE HARRY à Entertainment Weekly. Se do limão se faz a limonada, o BLONDIE transformou o trauma em um de seus maiores sucessos.
3) RADIOHEAD- "Creep" -"Pablo Honey" (1993)
No álbum, o vocalista THOM YORKE cantava: "Você é especial pra caralho" Para a versão radiofônica, o trecho foi modificado para: "Você é muito especial." Segundo o próprio vocalista, essa mudança matou o "sentimento da música." Entretanto, uma faixa intitulada "Aberração", e possui estrofes como "Não me importa se vai doer/Quero ter o controle", "Quando eu não estou por perto/Você é tão especial", "Você é tão especial/Eu queria ser especial/Mas eu sou uma aberração, um esquisito" já deixa as coisas bem claras não é?
2) THE POLICE- "Every Breathe You Take" ", Synchronicity," (1983)
Uma das canções mais mal interpretadas de todos os tempos, usada de festas de debutantes a casamentos. Em entrevista à época ao New Musical Express, STING explicou: "É sobre ciúme, vigilância e possessividade.". Em relação à má interpretação comum da música, ele acrescentou: "Eu acho que a ambigüidade é intrínseca na música, contudo, ela é sádica (...) Vi Andy Gibb (Nota-um dos vocalistas dos BEE GEES, já falecido) cantando com uma garota na TV um par de semanas atrás, muito amoroso e tal... Mijei-me rir ".
1) BEATLES- "I Want You (She´s So heavy)" –"Abbey Road" (1969)
JOSH HART afirmou que essa faixa, segundo LENNON uma declaração de amor a YOKO, "inadvertidamente inaugurou o doom metal". Se categorização é leviana fica difícil de dizer; mais difícil é enxergar na curta letra (Eu quero você/Eu quero você tanto/Eu quero você/Eu quero você tanto/Está me deixando louco, está me deixando louco) alguma aspiração à normalidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"


Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez
Beatles: as músicas da banda em ordem de grandiosidade, segundo a NME
Solos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal


