Melhores de 2013: As escolhas de Fernando Portelada
Por Fernando Portelada
Postado em 30 de dezembro de 2013
Existe um obscuro filme sobre Rock, "AirHeads", de 1994, que diz em uma de suas cenas: "Quem ganharia uma queda de braço: Lemmy ou Deus?" Algum ator randômico prontamente responde tentando parecer entendido: "Lemmy". A resposta certa? "Lemmy É Deus". Sim, meus amigos, 2013 nos provou que até mesmo Deuses podem ter seus péssimos dias.
Foi um ano controverso, admito. Tivemos a volta do Black Sabbath - ou grande parte dele - após 35 anos de seu último trabalho com a formação original, a morte de Jeff Hanneman, o principal compositor e guitarrista-fundador do SLAYER, e a afirmação do AVENGED SEVENFOLD, como um dos próximos grandes nomes do Metal, emplacando seu segundo disco seguido no topo da lista dos mais vendidos da Billboard. A lista abaixo, dos cinco melhores álbuns de 2013 na opinião deste que vos escreve, representa as coletâneas mais marcante do ano. Ignore a ordem de aparição dos discos e curta todos como iguais. Se estão aqui, é por total merecimento.
"13" - BLACK SABBATH
Como não começar com o glorioso SABBATH? Muitos aqui, eu inclusive, nem eram nascidos na data de lançamento de seu último álbum conjunto, "Never Say Die", em 1978, mas pude aproveitar todo legado deixado pelos pais do Heavy Metal, e estar vivo e presente na comunidade para ver o lançamento de um novo disco do BLACK SABBATH, vivo para ver a história acontecendo, é um algo ímpar. Meus filhos, e filhos de tantos outros, vão ouvir do dia que o SABBATH voltou das cinzas para fazer mais uma obra prima.
"Hail To The King" - AVENGED SEVENFOLD
Ame-o ou deixe-o. Os "true" odeiam. Quem chegou por esses tempos com certeza adora. Quem tem a cabeça aberta o suficiente para discernir música boa e sem rótulos também vai na onda. O AVENGED SEVENFOLD mostra mais uma vez que está trilhando um caminho de sucesso para a história do Metal. Quem sabe em uns 10 anos possamos colocá-lo ao lado de bandas como METALLICA e IRON MAIDEN. O céu é o limite.
"Surgical Steel" - CARCASS
O CARCASS se separou em 1996 após "Swansong". Voltou a fazer shows em 2007, mas negou-se a produzir novo material. O ano de 2013 viu o grupo voltar atrás e lançar "Surgical Steel", mostrando que não perderam a mão e ainda conseguem fazer uma bela mistura entre violência e melodia.
"Aftershock" - MOTORHEAD
Porque MOTÖRHEAD é MOTÖRHEAD. Lançar um álbum depois de sérios problemas de saúde, que levaram inclusive ao cancelamento de uma turnê, não é para qualquer um. Talvez Lemmy seja mesmo Deus e como já dizia o Loudwire: "É uma prova que você não tem que se reinventar para permanecer fresco."
"Dream Theater" - DREAM THEATER
Poderia repetir o lead anterior: Porque DREAM THEATER é DREAM THEATER. Ver a banda como sempre foi, e agora com a igualmente poderosa bateria de Mike Mangini - e sua participação ativa na composição do disco - é um bem vindo sopro de ar fresco no mundo do prog metal. Os fãs da banda com certeza concordam.
Os melhores do Rock e Metal em 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa
Como e por que Linkin Park contratou Emily Armstrong como cantora, segundo Shinoda
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss

NoiseCreep: Os 10 melhores vídeos de 2013
Ultimate Classic Rock: os 10 melhores álbuns de 2013
Loudwire: as dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do site
Loudwire: os 10 melhores vídeos de Metal de 2013
Ultimate Classic Rock: as dez melhores músicas de 2013
About Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2013




