Ultimate Classic Rock: as melhores turnês de reunião

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Existem três certezas no mundo do rock - a morte, os impostos e turnês de reunião. Estamos com quatro décadas da era do rock clássico, e houve um punhado de bandas lendárias que você pode não ter visto na estrada de alguma forma ou de outra ao longo dos últimos anos, mesmo se fossem convidadas a cair na estrada em algum ponto de suas carreiras.

2744 acessosAses das seis cordas: Guitarristas e suas assinaturas5000 acessosMax Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda

Na maioria dos casos, não importa o quanto foram ruins as divergências que levaram bandas como VAN HALEN, THE WHO e THE EAGLES a acabarem, e eventualmente, a química (e pra ser sincero, a atração de grandes cachês) fez com que quase todas unissem forças novamente para tocar suas canções clássicas na estrada novamente.

Estamos falando de bandas que mantiveram suas linhas originais, tanto quanto possíveis, através de turnês de verdade. Isto exclui alguns eventos como o reencontro do LED ZEPPELIN em 2007 ou as poucas datas que o CREAM fez em 2005, mas ainda haverão muitas lendas que irão voltar para falar sobre esta lista feita pelo site Ultimate Classic Rock, das melhores turnês de reunião da história do rock.


BLACK SABBATH

Com todo o respeito a todos os grandes músicos que estiveram à frente desta banda - especialmente Ronnie James Dio - mas a maioria dos fãs concordam que só há um verdadeiro lineup do Black Sabbath. Mas quando o vocalista Ozzy Osbourne ganhou mais sucesso comercialmente, como em sua carreira solo, do que seus colegas de banda depois de ter sido demitido em 1979, as chances de uma reunião pareciam impossíveis.

Mas mesmo assim aconteceu, finalmente, em 1997, quando Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e (depois de um breve conflito de agenda) Bill Ward se reuniram primeiramente na turnê do Ozzfest e mais tarde em seus próprios shows.

Uma nova turnê mundial que estava planejada para 2012 quase foi por água àbaixo primeiro por Iommi ter sido diagnosticado com câncer e, em seguida, por uma disputa contratual com Ward.


KISS

Dezessete longos anos se passaram entre o último show com todos os quatro membros originais do KISS em 1979, e o primeiro show completo de sua turnê de reencontro entre 1996-97.

Na frente de uma platéia lotada de maníacos gritando, no Tiger Stadium em Detroit, Gene Simmons e Paul Stanley saudaram Ace Frehley e Peter Criss de volta à banda para explodirem com tudo em uma nova etapa. A banda manteve a maquiagem desde então, apesar de Tommy Thayer e Eric Singer atualmente interpretarem os papéis de Space Ace Espaço e Catman.


VAN HALEN

David Lee Roth e o Van Halen tiveram um rompimento em 1985, que aconteceu no auge de seu sucesso comercial, surpreendeu o mundo da música. Levou mais de duas décadas, e com vários rumores e tentativas sem sucesso, para que o grupo voltasse aos palcos em 27 de setembro de 2007, para uma bem sucedida turnê de reencontro.

É claro, que não foi uma reunião completa. O baixista e fundador da banda, Michael Anthony, que está atualmente no CHICKENFOOT com o ex-vocalista do Van Halen, Sammy Hagar, foi substituído pelo filho do guitarrista Eddie Van Halen, Wolfgang. A nova formação, que Roth apelidou de "3/4 original, 1/4 inevitável" no show em que participou, apresentou também o novo lançamento, "A Different Kind of Truth", de 2012.


THE WHO

Sete anos após a "Farewell Tour" de 1982, parecia significar o fim de uma das maiores bandas de rock, mas o The Who se reuniu em 1989 para o deleite de seus fãs.

Houve algumas grandes mudanças para o show ao vivo da banda. O baterista Kenny Jones, que assumiu a vaga do falecido membro fundador, Keith Moon em 1979, foi substituído por Simon Phillips. Mais dramaticamente, Pete Townshend foi diagnosticado com tinnitus, o obrigando a tocar violão em grande parte dos shows. Para ajudar a preencher o som do grupo, foram acrescentadas dezenas de músicos de apoio, incluindo uma seção de metais completa.


THE EAGLES

Foi um choque quando o Eagles se reuniu para uma turnê em 1994, fato que resultou em um álbum ao vivo - "Hell Freezes Over".

A separação da banda em 1980 foi uma repercussão desagradável, e vários membros do grupo seguiram carreiras solo bem sucedidas na década seguinte. Felizmente, Luckily, Glenn Frey, Don Henley, Joe Walsh, Don Felder e Timothy B. Schmidt perceberam que poderiam dar aos fãs uma emoção muito maior juntos em em show, realizando várias apresentações de sucesso, com repertório incluindo hits solo e do Eagles. Felder saiu em 2001, mas o quarteto remanescente ainda faz turnê juntos.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Seis cordasSeis cordas
Guitarristas e suas assinaturas

2402 acessosJimmy Copley: baterista morre aos 64 anos de idade727 acessosHeavy Lero: Black Sabbath com Ozzy, a terceira parte435 acessosSamantha Fish: guitarrista blueseira faz cover de "War Pigs"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Black SabbathBlack Sabbath
Da magia negra até o pó branco

Sala de SomSala de Som
5 discos pra começar a ouvir heavy metal

FaturamentosFaturamentos
quanto Sabbath, Judas, Tool e outros arrecadam

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 08 de setembro de 2012

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Kiss"0 acessosTodas as matérias sobre "Van Halen"0 acessosTodas as matérias sobre "Who"0 acessosTodas as matérias sobre "Eagles"

Max CavaleraMax Cavalera
Triste ver uma banda tão importante virar uma merda

MinistryMinistry
Slayer é "barulho" e Kerry King um '"otário cuzão"

Iron MaidenIron Maiden
A inspiração por trás da capa do single "El Dorado"

5000 acessosKing Diamond: o "Rei Satânico"5000 acessosMegadeth: Electra mostra para Kiko como está fera no Português5000 acessosOut: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista4388 acessosZakk Sabbath: a maior banda de covers do Black Sabbath5000 acessosMetallica: Hetfield e a última vez que ele mandou Lars se fuder5000 acessosSepultura: o acidente de jet ski de Andreas Kisser nos anos 90

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online