Dio: algumas das melhores performances do eterno vocalista
Por Samuel Coutinho
Fonte: loudwire.com
Postado em 16 de maio de 2012
Em 16 de maio de 2010 o lendário vocalista Ronnie James Dio perdeu sua batalha contra o câncer no estômago.
Depois de uma das perdas mais dolorosas da história do metal, houve numerosas homenagens para o cantor, bem como uma discussão constante entre os metalheads de como Dio era de verdade. Com uma carreira de 43 anos, Ronnie James Dio liderou bandas lendárias, como ELF, RAINBOW, BLACK SABBATH e sua banda solo além do HEAVEN AND HELL.
Para celebrar a vida do homem com uma voz realmente de ouro, foram escolhidas pelo site Loudwire cinco surpreendentes performances vocais de Ronnie James Dio:
"Man on the Silver Mountain" Medley – Munique 1977
Rainbow
Quando o lendário guitarrista do DEEP PURPLE, Ritchie Blackmore, ficou insatisfeito com a direção musical que banda estava tomando, ele formou o Rainbow para criar um estilo que faltava no Deep Purple. Blackmore recrutou os membros do Elf para a gravação. O vocalista Ronnie James Dio emprestou seu talento entre 1975-1979, trazendo um estilo poderoso para a banda. O Rainbow ficou conhecido por criar um medley ao vivo em cima de "Man on the Silver Mountain", talvez não exista nenhum desempenho tão impressionante do que este, incluindo uma prévia para a futura canção de Dio, "Night People".
"Children of the Sea" – Itália 1992
Black Sabbath
Depois de Ritchie Blackmore ter deixado claro que ele queria levar a banda em uma direção mais comercial, Dio deixou a banda e tomou o lugar vago de Ozzy Osbourne no Black Sabbath. Ficar a frente da banda mais importande do metal não foi uma tarefa fácil, mas Dio entrou com o pé direito, injetando vida nova ao Black Sabbath. Em 1980, o Sabbath lançou "Heaven and Hell", o lendário álbum que incluía a faixa "Children of the Sea", de autoria de Dio e Iommi. A canção foi escrita pela dupla durante a sua primeira sessão de ensaios e foi mais tarde revelada ser a inspiração para a trilha imortal do IRON MAIDEN, "Children of the Damned".
"Rainbow in the Dark" – Rock Palace 1983
Dio
Em 1982, Ronnie James Dio e o baterista do Black Sabbath Vinny Appice, ambos deixaram a banda para formar seu próximo projeto, Dio. A nova banda com o guitarrista Vivian Campbell e o baixista/tecladista Jimmy Bain lançaram seu álbum de estréia em 1983, "Holy Diver", que é amplamente conhecido como o magnum opus de Dio. O segundo single do álbum, "Rainbow in the Dark" reflete os sentimentos de Ronnie, de isolamento e rejeição, depois de deixar o Black Sabbath. Esses sentimentos não duraram muito tempo, com "Holy Diver" rapidamente se tornando uma das conquistas de Dio. Você pode ver claramente o sorriso de orelha a orelha, no rosto de Ronnie durante este desempenho poderoso de "Rainbow in the Dark".
"Don't Talk to Strangers" – Holanda 1983
Dio
"Holy Diver" também contém o clássico "Don't Talk to Strangers". Como uma das maiores peças líricas de Dio, a música contém linhas impressionantes, como "Não escreva na luz das estrelas / Porque as palavras podem se tornar reais" e "Não se esconda nas entradas / Você pode encontrar a chave que abre a sua alma". Esta performance ao vivo de "Don't Talk to Strangers" mostra Ronnie James Dio mais suave, com o vocal mais agradável e puro. Esta performance de "Don't Talk to Strangers" é perfeita para mergulhar em si mesmo, e é apenas mais uma razão para sentirmos falta de Ronnie.
"Bible Black" – Wacken 2009
Heaven & Hell
Uma das maiores obras de Ronnie James Dio, "The Devil You Know" foi lançado em 2009, com o Heaven and Hell, quando Dio tinha 65 anos de idade. "The Devil You Know" contém algumas das obras mais poderosas do cantor. Sua voz estava tão incrível como sempre - assim como foi sua habilidade magistral em contar uma história através de suas letras. "The Devil You Know" foi o último registro em que Dio emprestou sua voz antes de sua trágica morte em 16 de maio de 2010. Apesar de Ronnie ter ficado mais fraco fisicamente, a sua voz nunca se abateu - como visto nesta performance de "Bible Black" no Wacken Open Air em 2009.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps