Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 17 de novembro de 2009
A vida de Bill Graham é um capítulo importante na história do rock. Nascido em Berlim em 1931, em plena Alemanha efervecente pré-Segunda Guerra Mundial, emigrou para os Estados Unidos ainda criança, fugindo da perseguição e dos horrores do maior conflito do século XX.
Escrito a quatro mãos por Graham e por Robert Greenfield, ex-editor da Rolling Stone entre 1970 e 1972 e autor de diversas obras dedicadas a contar a história da música popular do século XX, como "A Journey Through America with the Rolling Stones", "Dark Star: An Oral Biography of Jerry Garcia", "Timothy Leary: A Biography" e o relato digno de Sodoma e Gomorra de "Exile on Main Street: Uma Temporada no Inferno com os Rolling Stones", "Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock", com suas quase 600 páginas, é uma leitura essencial não apenas para quem curte rock, mas também para quem admira as grandes trajetórias humanas.
Narrado sob o ponto de vista de quem estava lá - Greenfield entrevistou praticamente todo mundo que cruzou o caminho de Graham -, no olho do furacão, o livro é repleto de emoção e sinceridade. Desde o início, com Bill contando sua história e sua fuga do ódio nazista, ao lado de suas irmãs, por toda a Europa, até chegar a um porto seguro nos Estados Unidos, o livro é rico na descrição das situações vividas pelos personagens da vida do lendário promotor de shows, compondo um mosaico tão diverso que não poderia ter a sua origem em outro ponto que não na sempre surpreendente aventura que nós, seres humanos, presenciamos todos os dias.
Mas é claro que o ponto principal de "Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock" é a parte dedicada à criação e consequente desenvolvimento de suas casas de shows - primeiramente o Fillmore, que mais tarde recebeu a companhia do também mítico Winterland. Bill Graham esteve frente a frente com todo mundo que teve um papel relevante na história do rock. De Bob Dylan a Iggy Pop, passando por Grateful Dead e toda a cena psicodélica colorida e desbundada do verão do amor de San Francisco, a obra nos coloca lado a lado com nossos ídolos, quebrando os paradigmas que imaginamos, tirando músicos do pedestal e os colocando no mesmo patamar de quem consome suas músicas.
Além do apaixonante texto, o livro nos brinda ainda com belas fotos que falam por si só, eternizando momentos históricos que volta e meia são citados em toda e qualquer publicação séria de música, como a orgia infinita dos camarins dos Rolling Stones, os shows sempre únicos de Dylan, o cada vez mais inacreditável adeus da The Band em The Last Waltz, a fúria sem fim do The Who, os papos ao pé do ouvido com figuras como Francis Ford Copolla e Marlon Brando, e vários outros.
Ler é fundamental. Essa frase, por mais que seja um clichê, é cada vez mais verdadeira. Quando o objeto de leitura é uma obra tão cativante como Bill Graham Apresenta: Minha Vida Dentro e Fora do Rock, ela tem dois significados fortíssimos; para quem devora livros, um prazer sem tamanho; e para quem teima em continuar longe deles, um convite irrecusável para entrar de vez em dois dos universos mais apaixonantes que a cultura humana possui: a literatura e a música.
Ou seja: levante a bunda da cadeira e vá comprar o seu exemplar agora, rapaz!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O cara que Dave Grohl sempre considerou do Foo Fighters: "Devia estar na banda"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
O hit que virou hino da Copa sem jabá nem marketing, segundo Regis Tadeu


Polêmica e de humor ácido, biografia de Dave Mustaine continua relevante e interessante
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima


