Diablo Swing Orchestra: novo álbum e paixão pelo samba
Por André Bassi
Postado em 27 de julho de 2009
Em etapa de finalização de seu novo álbum, "Sing-Along Songs for the Damned and Delirious", a banda sueca Diablo Swing Orchestra (DSO) concedeu uma entrevista exclusiva. O guitarrista e também vocalista da banda, Daniel Håkansson, respondeu algumas perguntas a respeito do novo álbum e falou, também, de sua paixão pelo samba.
O novo álbum de vocês se chama "Sing-Along Songs for the Damned & Delirious". Por que este nome?
Daniel Håkansson: Nós queríamos um nome que fosse relacionado com o que o álbum era. Nós achamos que escrevemos um monte de músicas com melodias fortes, com as quais as pessoas pudessem cantar (sing along), mas as músicas ainda têm umas passadas bem dark, por isso o "damned and delirious" (malditos e delirantes).
Quais elementos de "The Butcher’s Ballroom" [nota: debut da banda, lançado em 2006] permanecem neste novo trabalho? E o que os fãs podem esperar de novidade?
Daniel Håkansson: Nós não mudamos todas as coisas que fizeram do TBB um bom álbum. Os mesmos ingredientes ainda estão lá, mas, como é habitual a progressão em uma banda, nós queríamos fazer de tudo e um pouco mais e ver com o que íamos adiante. Terão as passagens sinfônicas, assim como swing e vocais de ópera. Acho que a maior diferença talvez seja que neste novo álbum, o humor está mais presente que no anterior. As músicas são um pouco mais pesadas em algumas partes, mas o tom geral pode ser dito mais "upbeat" (movimentado, alegre).
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
E a respeito dos vocais de Annlouice, cuja qualidade todos conhecemos: permanecerão nas mesmas linhas ou podemos esperar algo mais "ousado"?
Daniel Håkansson: Annlouice ainda canta com seu vocal característico (de ópera), mas, além disso, usa sua voz de várias outras maneiras. Em uma das músicas, ela atua como um coral de fundo, soando como algo vindo direto do começo da Swing Era [nota: Era do Swing foi um período (1935-1946) quando as "Big Bands" de Swing eram a forma mais popular de música nos Estados Unidos].
Há uma participação especial de um cantor de ópera. O que você tem a dizer sobre o trabalho dele? Teremos algum(s) dueto(s) inesquecível(is)?
Daniel Håkansson: Este cantor de ópera [nota: o barítono Kosma Ranuer, ver foto] participa em duas músicas, e estas estão entre as mais fortes do álbum. Ele fez um trabalho incrível e trouxe um novo elemento ao DSO que, com certeza, usaremos novamente no futuro.
Quais são as principais influências deste novo álbum? O que vocês estavam ouvindo durante as gravações?
Daniel Håkansson: Bem, se a banda toda fosse entrar em consenso, acho que a diríamos que a principal influência vem da trilha sonora de "As Bicicletas de Belleville" (Le Triplettes de Belleville). É maravilhoso e continua nos sendo uma inspiração desde que foi lançado. Os fãs deste álbum, definitivamente, ouvirão paralelos com nossa música.
Você pode dizer os nomes de algumas faixas deste novo álbum? E, com sinceridade, qual é sua preferida?
Daniel Håkansson: Alguns títulos são: "The Vodka Inferno", "A Tap Dancer’s Dilemma" [disponível para ser ouvida online no MySpace da banda], "Memoirs of a Roadkill". Minha favorita do álbum, no momento, se chama "A Rancid Romance".
Recentemente, num "Studio report", foi dito " Vocês todos ficarão surpresos como tão bem vão juntos swing, samba, metal, tango, psy trance, música folclórica russa e loucura em geral vão bem juntos". Quando vocês conheceram o samba? Vocês gostam deste ritmo brasileiro?
Daniel Håkansson: Você pergunta SE nós gostamos de samba!!? Eu adoro ouvir Orquestras de Samba. O melhor groove do mundo, impossível ficar parado! Nós temos uma música neste álbum que mistura Wagner [nota: Richard Wagner, compositor alemão de óperas] com samba de uma maneira muito agradável, com percussão e tudo.
Continuando a falar a respeito do Brasil, vocês pretendem fazer alguma turnê por aqui? Quais são suas expectativas a respeito do público brasileiro (ou latino-americano em geral)?
Daniel Håkansson: Nós adoraríamos chegar aí em uma turnê. Bem, minha expectativa geral é a de encontrar um público enlouquecedor como o inferno, que é tudo pelo que nós pedimos de fãs. Provavelmente, nossa primeira vez aí seta como suporte de alguma banda maior, mas assim conseguiremos construir uma boa base de fãs.
Existe um local (país, festival, etc) no qual vocês se sentiriam realmente realizados ao tocar, algo como um "dreamplace"? E que local seria este?
Daniel Håkansson: Um carnaval no Rio de Janeiro?? Não, mas agora falando sério, nós temos tido um retorno muito positivo da América do Sul, então eu realmente espero que nós possamos ir até aí e tocar em breve.
Está sendo preparada alguma surpresa para o show de lançamento em Londres? Caso esteja, você poderia adiantar algo para os fãs brasileiros?
Daniel Håkansson: Bem, já não seria mais tanta surpresa se eu te contasse. Mas, sim, nós tentaremos fazer alguns arranjes e outras coisas extras para o show. E para todos os fãs do Brasil, comprem o álbum e, se gostarem dele, mexam muito suas bundas!
Pelas declarações dadas e pela música já disponível online, dá pra ter uma idéia do nível que terá o álbum. Agora só resta aguardar e sonhar para que seja lançado por aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
O motivo pelo qual John Lennon odiava um clássico de Neil Young
Dor de Corno: Dez músicas para ouvir no bar depois de tomar um chifre
O que significa "segredos de liquidificador", cantado por Cazuza em "Codinome Beija-Flor"


Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne
