Judas Priest: Metal se tornou mais rápido e pesado nos 90's
Por Demian Filipe Ferreira da Silva
Fonte: BraveWords
Postado em 15 de março de 2009
O guitarrista do JUDAS PRIEST, K.K. Downing, concedeu uma entrevista para Robert Gray, como parte de uma nova série do site Ultimate-guitar.com, chamada "Hit The Lights".
Como é estar em turnê ao lado do MEGADETH e TESTAMENT?
Downing: "Nós detonamos com essa mesma formação em 1991, durante a turnê do 'Painkiller' na América do Norte, então chega a parecer déjà vu de certa forma".
Muita coisa mudou desde 1991?
Downing: "Sim eu acho. Poderíamos dizer que entre 1990-1991 houve um auge no metal, de certa forma? Naquele tempo, um ponto estratégico no metal emergiu, onde houve uma mudança em relação ao que era nos anos setenta e oitenta. Os anos noventa trouxeram uma situação onde o metal se tornou um pouco mais pesado, mais rápido, e com um pouco mais de atitude. Então, as coisas têm de se desenvolver, e a música tem de se mexer. Foi um instante importante para nós, muito provavelmente. Naquele momento em particular, Rob (Halford, vocal) havia deixado o JUDAS PRIEST. Pareceu causar uma mudança, e as pessoas pensaram 'Bem, as coisas passam, tudo passa. Agora o Priest se foi'. O 'Painkiller' (1990), que gravamos naquela época também - aquele álbum foi considerado como não sendo o Priest que os fãs conheciam e amavam. Os fãs esperavam um 'British Steel' (1980) ou algo nos moldes de 'Sin After Sin' (1977), e trabalhos dessa natureza. Parecia que se criava um precedente, e nós não apenas entramos em turnê ao lado do MEGADETH e TESTAMENT nos Estados Unidos, mas também excursionamos com o PANTERA e o ANNIHILATOR na Europa. Esses grupos têm, como eu disse, uma postura mais crua e pesada, como o PANTERA. Com o Priest gravando o 'Painkiller', e a emergência de grupos como o PANTERA, parecia basicamente que se catapultava uma nova onda do metal".
Há pouco tempo atrás, foi noticiado que o Judas Priest está perto de ter uma biografia oficial escrita. Você pode nos dar uma informação a mais sobre o assunto?
Downing: "Na verdade, eu não posso. Nós entramos em contato com um escritor, e pensamos que a idéia iria pra frente, mas tudo mudou. Nós estamos pensando nisso, e nós gostaríamos muito de lançar uma biografia oficial. Será uma tarefa mais difícil, dado o fato que algum bom material já foi lançado de modo não oficial".
Há algum material não oficial específico ao qual você está se referindo?
Downing: "Eu olho as imagens, para se honesto. Eu não leio realmente as palavras. No fim do dia, fotografias são importantes. Às vezes, é um pouco assustador quando você abre um livro como o do Martin Popoff (editor chefe da BW&BK, que lançou o livro Heavy Metal Painkillers em 2007), e você vê fotos que nunca viu antes".
Algum contrato foi assinado com um editor?
Downing: "Não, até o momento, não. Alguns escritores muito bons chegaram a nós e disseram que queriam muito mesmo escrever nossa biografia oficial. É só questão de escolher. Nós certamente decidimos que queremos lançar uma biografia oficial, e chegamos a escolher um escritor. Porém, aquilo não funcionou muito bem".
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil

Rob Halford, o Metal God, diz que sempre gostou de música pop
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
O disco do Judas Priest que "reinventou o metal", segundo Tom G. Warrior
"Angel of Death" é uma das músicas do Slayer que Rob Halford mais gosta
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


