Judas Priest: Metal se tornou mais rápido e pesado nos 90's
Por Demian Filipe Ferreira da Silva
Fonte: BraveWords
Postado em 15 de março de 2009
O guitarrista do JUDAS PRIEST, K.K. Downing, concedeu uma entrevista para Robert Gray, como parte de uma nova série do site Ultimate-guitar.com, chamada "Hit The Lights".
Como é estar em turnê ao lado do MEGADETH e TESTAMENT?
Downing: "Nós detonamos com essa mesma formação em 1991, durante a turnê do 'Painkiller' na América do Norte, então chega a parecer déjà vu de certa forma".
Muita coisa mudou desde 1991?
Downing: "Sim eu acho. Poderíamos dizer que entre 1990-1991 houve um auge no metal, de certa forma? Naquele tempo, um ponto estratégico no metal emergiu, onde houve uma mudança em relação ao que era nos anos setenta e oitenta. Os anos noventa trouxeram uma situação onde o metal se tornou um pouco mais pesado, mais rápido, e com um pouco mais de atitude. Então, as coisas têm de se desenvolver, e a música tem de se mexer. Foi um instante importante para nós, muito provavelmente. Naquele momento em particular, Rob (Halford, vocal) havia deixado o JUDAS PRIEST. Pareceu causar uma mudança, e as pessoas pensaram 'Bem, as coisas passam, tudo passa. Agora o Priest se foi'. O 'Painkiller' (1990), que gravamos naquela época também - aquele álbum foi considerado como não sendo o Priest que os fãs conheciam e amavam. Os fãs esperavam um 'British Steel' (1980) ou algo nos moldes de 'Sin After Sin' (1977), e trabalhos dessa natureza. Parecia que se criava um precedente, e nós não apenas entramos em turnê ao lado do MEGADETH e TESTAMENT nos Estados Unidos, mas também excursionamos com o PANTERA e o ANNIHILATOR na Europa. Esses grupos têm, como eu disse, uma postura mais crua e pesada, como o PANTERA. Com o Priest gravando o 'Painkiller', e a emergência de grupos como o PANTERA, parecia basicamente que se catapultava uma nova onda do metal".
Há pouco tempo atrás, foi noticiado que o Judas Priest está perto de ter uma biografia oficial escrita. Você pode nos dar uma informação a mais sobre o assunto?
Downing: "Na verdade, eu não posso. Nós entramos em contato com um escritor, e pensamos que a idéia iria pra frente, mas tudo mudou. Nós estamos pensando nisso, e nós gostaríamos muito de lançar uma biografia oficial. Será uma tarefa mais difícil, dado o fato que algum bom material já foi lançado de modo não oficial".
Há algum material não oficial específico ao qual você está se referindo?
Downing: "Eu olho as imagens, para se honesto. Eu não leio realmente as palavras. No fim do dia, fotografias são importantes. Às vezes, é um pouco assustador quando você abre um livro como o do Martin Popoff (editor chefe da BW&BK, que lançou o livro Heavy Metal Painkillers em 2007), e você vê fotos que nunca viu antes".
Algum contrato foi assinado com um editor?
Downing: "Não, até o momento, não. Alguns escritores muito bons chegaram a nós e disseram que queriam muito mesmo escrever nossa biografia oficial. É só questão de escolher. Nós certamente decidimos que queremos lançar uma biografia oficial, e chegamos a escolher um escritor. Porém, aquilo não funcionou muito bem".
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
O aspecto da clássica "Jump" que não deixava Eddie Van Halen orgulhoso
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta



As 50 melhores músicas do Judas Priest, segundo a Louder
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


