Foo Fighters: "Steely Dan com No Means No"
Por Guilherme Carvalho
Fonte: Billboard.com
Postado em 09 de julho de 2007
Em matéria de Jonathan Cohen, da Billboard.com, Dave Grohl, do FOO FIGHTERS, comenta sobre o novo álbum da banda, previsto para sair em setembro.
"Sempre foi meu sonho misturar Steely Dan com No Means No", afirma Dave Grohl, sobre o som eclético do sexto álbum do FOO FIGHTERS, que tem o título provisório de "Echoes, Silence, Patience and Grace" e deve ser lançado dia 25 de setembro pela RCA. "Se alguém vai fazer, eu adoraria ser esse cara".
Realmente, as doze faixas podem deixar alguns fãs um pouco confusos, já que músicas como "Let It Die" e "Erase Replace" têm mudanças drásticas de estilo em questão de segundos. "Há músicas típicas de um quarteto de rock, mas também há canções onde as seções do meio se transformam nessa massa orquestrada e com tempos absurdos", explica Grohl, sobre o novo material.
Dentre as músicas que certamente irão tocar nas arenas nesta temporada estão a abertura "The Pretender" ("É uma canção pesada e com tempo mais rápido, com um pouco de Chuck Berry") e "Cheer Up Boys, Your Makeup Is Running" ("Essa vai fazer o chão dos festivais tremer").
No outro lado do espectro, "The Ballad of the Beaconsfield Miners" tem Grohl e a guitarrista convidada Kaki King experimentando variações nas suas palhetadas. "Essa canção tem quase a palhetada de banjo com hammer-ons e pull-offs", diz Grohl. "Mostrei a ela uma vez e ela tocou 10 vezes melhor do que eu".
A música foi inspirada por dois mineiros da Tasmânia que ficaram duas semanas presos em uma mina e, enquanto aguardavam o resgate, pediram um iPod com músicas do FOO FIGHTERS para ajudar a melhorar sua moral. Grohl foi avisado da situação por uma pessoa ligada à gravadora da banda na Austrália, e escreveu uma nota para os dois homens.
"Eu estava em lágrimas, cara", ele relembra. "Eu disse: ‘Ei caras, é o Dave. Vocês estão nos nossos pensamentos e orações. Quando vocês saírem têm dois ingressos e duas cervejas geladas esperando por vocês onde quer que vocês queiram nos ver’".
Os homens conseguiram ser resgatados, e quando um deles foi ver o FOO FIGHTERS tocar no Sydney Opera House, "eu pensei em escrever alguma coisa para ele", diz Grohl. "Eu fiz essa pequena música instrumental. Depois do show fomos encher a cara no bar do hotel e eu falei ‘Cara, eu prometo que vou colocar isso no álbum’".
Depois de alguns shows esporádicos nessa temporada, os Foos vão tocar nos EUA em setembro e outubro, seguindo para arenas no Reino Unido em novembro e para a Austrália em dezembro. Outra série pelos EUA está encaminhada para o começo da primavera. "A última turnê americana que fizemos foi a com o Weezer [em 2005]", diz Grohl. "Temos que voltar a Fargo e Tulsa – esse tipo de lugar. Temos que fazer tudo de novo".
Esse é o track list de "Echoes, Silence, Patience and Grace":
"The Pretender"
"Let It Die"
"Erase Replace"
"Long Road to Ruin"
"Come Alive"
"Stranger Things Have Happened"
"Cheer Up Boys, Your Makeup Is Running"
"Summer's End"
"The Ballad of the Beaconsfield Miners"
"Statues"
"But Honestly"
"Home".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth foi "agridoce"
A severa opinião de Paulo Ricardo sobre atual RPM com outro vocalista no cargo
A banda que o Deep Purple queria "ser um clone", segundo Ritchie Blackmore


O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
A baterista bastante criticada que Dave Grohl comparou a John Bonham e Ringo Starr
Guitarrista quebra o pé em "bizarro acidente" e se afasta do Foo Fighters
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



