Dimmu Borgir: "Não nos categorizo mais como uma banda de Black Metal!"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Uamoti, Fonte: Blabbermouth, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos


Metal-Rules.com entrevistou recentemente o vocalista do DIMMU BORGIR, Shagrath, que apontou uma possível turnê pela América do Sul em 2008, explicou a relação da banda com o Black Metal e muito mais.

Dimmu Borgir: Nuclear Blast disponibiliza In Sorte Diaboli completo no YoutubeChris Cornell: a emocionante despedida de Tom Morello

Metal-Rules.com: O que acontecerá em termos de turnê em 2008 para o DIMMU BORGIR?

Shagrath: "Primeiramente tentaremos completar os planos que temos para este ano, você sabe. Nós fizemos a turnê americana, os festivais e depois virá a turnê européia, começando em setembro e terminando em novembro. Então tiraremos dezembro de folga e teremos um pequeno descanso no começo do ano que vem, eu acho. Depois talvez iremos para a América do Sul, Japão, Austrália, e talvez voltemos para os EUA novamente depois dessas turnês, talvez como banda de apoio para uma banda maior. Mas nada foi acertado ainda, então veremos o que acontecerá para nós em termos de turnê. O ano que vem ainda está em aberto".

Metal-Rules.com: O DIMMU BORGIR tem sido apontado por muitos como o líder da chamada cena de Black Metal moderno nos dias de hoje. Sinceramente não acho que o termo "Black Metal" encaixe para descrever bem o material do DIMMU BORGIR. O que você pensa disso?

Shagrath: "Eu também não nos categorizo mais como uma banda de Black Metal. É como se o termo estivesse meio diluído; é difícil dizer o que é Black Metal de verdade nos dias de hoje e o que não é. Nós apenas fazemos nosso som, e se as pessoas quiserem nos relacionar com o Black Metal está perfeitamente OK pra mim. Para nós ainda é música extrema e é isso".

Metal-Rules.com: Você pode me dizer, do teu ponto de vista, em que tipo de coisa o sucesso de vocês se baseia, já que vocês percorreram um longo caminho desde um grupo relativamente desconhecido do underground até uma banda do grande circuito?

Shagrath: "Claro que eu penso que a qualidade da música que criamos é uma dessas razões. E também tem sido um trabalho muito árduo da nossa parte para chegar aonde estamos nos dias de hoje. É um grande caminho até o topo se você quer fazer Rock'n'Roll, ha-ha! [Nota do editor: ele está citando a canção do AC/DC - "It's a long way to the top if you wanna Rock And Roll"] Basicamente eu acho que se eu nos comparar com outras bandas norueguesas nós somos a que mais trabalha na cena do nosso país. Você tem de fazer turnês e trabalhar duro para chegar a algum lugar. E claro que você tem de lançar música de qualidade na qual as pessoas estejam interessadas. Um outro fator é que nós combinamos vários estilos de música diferentes no som do DIMMU BORGIR, o que eu acho que de algum modo tende a atrair diferentes tipos de pessoas. Você não tem de ser, por exemplo, um cara 'Black Metal' para gostar do DIMMU BORGIR. Nós temos tantos públicos diferentes, então provavelmente é por isso que nós vendemos mais discos que outras bandas do mesmo gênero. Ainda temos uma boa gravadora nos apoiando, que faz uma grande promoção em nos promover e que realmente nos ajuda a ir adiante, basicamente".

Metal-Rules.com: É realmente um privilégio quando se tem a chance de trabalhar com boas pessoas que realmente trabalham duro por suas bandas, como deveriam fazer em primeiro lugar...

Shagrath: "Absolutamente. Ajuda muito! Para a promoção, para a gravação e quando eles colocam muito esforço e dinheiro nestas coisas, eles realmente acreditam em nós, o que é sempre algo bom".

Metal-Rules.com: O que realmente mantém você motivado e inspirado ano após ano, para que as coisas se mantenham nesse nível de interesse e você não fique entediado ou frustrado em ser parte desta banda?

Shagrath: "É como um círculo, sabe. A mesma coisa acontece quase todo ano. Você lança um disco, faz turnê e sempre retorna; começa a criar novas músicas e grava um novo disco - e depois você faz turnê de novo, haha! É como viajar nesse círculo de novo e de novo. Quanto às coisas que me mantém motivado, é difícil dizer. É um estilo de vida, sabe. Uma coisa boa é que posso fazer exatamente o que quero. Não tenho chefes me dizendo o que devo fazer. Eu não tenho de trabalhar tão duro para conseguir minhas Coroas [Nota: moeda norueguesa). Tudo isso me mantém fazendo o que faço, mais do que eu realmente consigo me lembrar de coisas que gostaria mais de fazer".

Metal-Rules.com: Devo presumir que também há momentos em que você deve se perguntar: "Por que na verdade eu estou fazendo isto?"

Shagrath: "Sim, eu penso nisso - senão todo dia, bem frequentemente de qualquer modo... Absolutamente! As vezes é bem difícil ficar longe de sua família, ou se você tem filhos ou esposa ou namorada ou o que seja. Estar longe de casa e estar em turnê significa muita espera em aeroporto, falta de sono, muita festa, dormir em hotéis, etc. Pode ser entediante muitas vezes. Não é pra todo mundo, sabe. Estar em turnê por muito tempo também é muito duro. Você se acostuma no fim das contas, mas às vezes eu preciso me perguntar: 'Por que diabos estou fazendo isso?' Há dias em que eu realmente odeio isso profundamente, haha"!

Metal-Rules.com: As festas devem ser a parte boa, mas vocês não podem fazê-las, digamos, toda noite após o show...

Shagrath: "Exatamente! Eu não posso beber muito antes do show. Se eu estiver de ressaca quando cantando, isso vai ser ruim, então eu tento não beber muito'.

Metal-Rules.com: Vocês fizeram o vídeo de "The Serpentine Offering" com o diretor sueco Patric Ullaeus, que na verdade também dirigiu o vídeo anterior de vocês, "Progenies Of The Great Apocalypse". O que faz de Patric um diretor ideal para o DIMMU BORGIR como ele é, em sua opinião? Você acha que ele tem o melhor entendimento e visão do que o DIMMU BORGIR se trata visualmente?

Shagrath: "Bem, eu acho que ele realmente se interessa por nós; ele é um fã da música e botou mais esforço no vídeo do que na verdade foi pago pra fazer. Na verdade ele é um cara ótimo e profissional em todos os aspectos".

Metal-Rules.com: Como continuará a cooperação de vocês com ele no futuro? Vocês já têm planos de filmar um vídeo para alguma outra música deste novo disco com ele?

Shagrath: "Nós continuaremos com ele, mas acho que para o vídeo nós usaremos alguém diferente de alguma forma. Temos de pegar um tema diferente, porque você pode facilmente ficar preso em um jeito de fazer as coisas. Não queremos repetir demais as coisas, sabe, então talvez nós consultemos as opiniões de outras pessoas sobre como dirigir um vídeo".

Metal-Rules.com: Vocês têm mais planos de DVD? Quero dizer, faz cinco anos desde o lançamento de "World Misanthropy"...

Shagrath: "Ainda não temos muito material pronto para isto. Na verdade, não temos filmado nada novo".

Metal-Rules.com: Vocês têm uma equipe de filmagem com vocês nessa turnê?

Shagrath: "Não, não nessa turnê; apenas uma câmera pessoal, mas tentaremos arrumar algum material novo depois de um tempo, depois que a turnê acabar. Talvez lancemos um DVD enquanto as pessoas esperam o lançamento do nosso próximo disco. Quando pararmos de escursionar - quem sabe, talvez lancemos um DVD, e depois disso começamos a fazer o novo disco. Mas nada foi planejado a esse respeito".

Leia a entrevista completa no metal-rules.com.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Dimmu Borgir"


Dimmu Borgir: Nuclear Blast disponibiliza In Sorte Diaboli completo no Youtube

A-Ha: pop norueguês que influenciou algumas bandas de metalA-Ha
Pop norueguês que influenciou algumas bandas de metal

Musos do Heavy Metal: Agora é a vez das garotas!Musos do Heavy Metal
Agora é a vez das garotas!


Chris Cornell: a emocionante despedida de Tom MorelloChris Cornell
A emocionante despedida de Tom Morello

Edu Falaschi: o fax com convite de seleção para o Iron MaidenEdu Falaschi
O fax com convite de seleção para o Iron Maiden


Sobre Uamoti

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Uamoti no Whiplash.Net.