RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Sykes quase se tornou guitarrista de Ozzy Osbourne

A categórica resposta de Alex Lifeson sobre retorno do Rush sem Neil Peart

Ace Frehley proibiu abraços e apertos de mão em aparição pública semana passada

Revista Veja diz que Bruce Dickinson teve "desempenho frustrante" em torneio de esgrima

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

Para David Ellefson, retorno do Megadeth tem "muito a ver" com crenças religiosas de Mustaine

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

Assessor dos Ramones relembra o bizarro ritual alimentar pré-show da banda

O astro da música que mora em mansão nababesca e gosta de exibir riqueza

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising

Steve Harris relembra sua mansão "assombrada" que inspirou a letra de "Fear of the Dark"

Porque o AC/DC desprezava completamente a ideologia do Punk


Stamp

Fighterlord - Entrevista exclusiva com a banda.

Postado em 20 de outubro de 2002

Entrevista por Paulo Finatto Jr.

O Fighterlord é hoje uma das mais populares bandas da cena gaúcha de heavy metal, e isto pode ser comprovado pelas ótimas críticas que "Eternal Night", o primeiro álbum da banda, vem recebendo da crítica especializada, inclusive no exterior. A banda, que desde o lançamento do CD teve duas mudanças na sua formação (a saída do baixista Pedro Fauth e do baterista Sávio Sordi) conta hoje com Ricardo Vieira (vocal e guitarra), Renato Osório (guitarra), Elizandro Max (baixo) e Daniel Sterzi (teclado), sendo que o quarteto está em busca de um baterista. Este ano ficou marcado pela extensa divulgação do CD, que chegou ao mercado no primeiro semestre, e também pelos bons shows realizados, entre eles no grande festival Metal Contra o Mundo, em São Leopoldo (RS). Confira então, esta entrevista exclusiva com o guitarrista-vocalista Ricardo Vieira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

WHIPLASH! - Primeiramente, qual é a importância do nome Fighterlord para a temática lírica da banda?

RICARDO VIEIRA / O nome da banda foi criado em 1995, inspirado em um personagem esquizofrênico-psicopata de sobrenome Fighter. A temática das primeiras demos fazia sempre alusão ao "mascote", mas com o passar dos anos surgiram outros temas e idéias, mas o nome permaneceu. Talvez o nome possa ser encaixado hoje em dia nas dificuldades que as bandas de metal enfrentam... Afinal de contas quem toca Heavy Metal no Brasil tem que ser "Fighter", pois ainda falta muito apoio da mídia e até mesmo das gravadoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

WHIPLASH! - Por falar em temática, qual é o conceito da ilustração da capa do recente álbum, "Eternal Night"?

RICARDO / Bem, a capa do "Eternal Night" se encaixa com a temática das letras desse álbum, que fazem referências aos mistérios da noite e da alma... Principalmente em faixas como "Human Mind", "No Surrender Part II: Eternal Night", "Daylight" e até mesmo a introdução, "Daybreak".

WHIPLASH! - O primeiro lançamento da banda foi a demo "Soul of Steel", lançado em 1998. Esta foi a primeira composição, e o primeiro registro em estúdio do Fighterlord? Por que a banda preferiu utilizar bateria eletrônica nesta gravação?

RICARDO / O primeiro registro do Fighterlord em estúdio foi em dezembro de 1995, ainda com a formação original que tinha eu, o Renato (guitarra), o Pedro (baixo) e o Chapahaus (bateria), quando gravamos três faixas para a demo tape "Let The Fighter Begin". Depois em 1997, com uma nova formação, gravamos outras duas músicas para a demo "Face The Madman". Estas duas demos gravadas totalmente em sistema analógico. Em 1998, novamente com outra formação, decidimos gravar apenas uma música utilizando os novos sistemas de gravação digital... Utilizando softwares como o Cake Walk, que os estúdios aqui do Sul estavam começando a utilizar. Bem... As baterias foram de fato tocadas, em uma bateria que tinham uma espécie de "triggers" que mandavam o som para o computador sempre com a mesma intensidade. O resultado não ficou satisfatório, e decidimos não continuar as gravações naquele estúdio. Mesmo assim, fizemos o lançamento da demo "Soul Of Steel", para ver qual seria a reação da mídia especializada e do público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

WHIPLASH! - Antes de sair em 2001 o álbum "Eternal Night", vocês lançaram duas demos: "Human Mind" e "Sleepless Night". Estes singles serviram apenas como uma prévia do ‘debut’, ou foram lançados para serem comercializados?

RICARDO / O single "Human Mind" saiu às pressas pois estávamos com o festival "Reunion" marcado para Santa Maria (RS), juntamente com o Damage e o Steel Lord, e tínhamos no mesmo dia do festival uma entrevista na rádio Pop Rock de Santa Maria, e certamente alguma música deveria ser rodada. Assim tivemos que trabalhar na mixagem até um dia antes de viajarmos para o show. A tiragem foi limitadíssima, e foi praticamente toda vendida durante o festival. Já que tivemos um bom retorno do single "Human Mind" decidimos lançar o single "Sleepless Night" para darmos mais uma prévia do que seria o nosso cd. Utilizamos esse singles para vendas nos shows e também para a divulgação em rádio, revistas e sites especializados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

WHIPLASH! - A chegada do álbum "Eternal Night" nas lojas de Porto Alegre demorou muito para acontecer, assim como a produção final do disco. Por que houve tanta demora neste lançamento?

RICARDO / Bem, tratando-se de uma produção 100% independente, todo e qualquer investimento neste CD foi desembolsado pela própria banda, assim o fator "verba" foi decisivo no atraso. E também antes do lançamento, fizemos uma pré-mixagem e ficamos bastante tempo analisando o que poderíamos melhorar em termos de mixagem para o resultado final.

WHIPLASH! - Sem sombra de dúvidas o Fighterlord é uma das bandas que mais shows vem realizando no Rio Grande do Sul. O quê pode ser dito sobre os shows da banda?

RICARDO / Fizemos excelentes shows durante o ano de 2001. Eu destacaria os festivais "Reunion 1 & 2" (em Santa Maria e São Leopoldo, respectivamente) juntamente com os nossos amigos do Damage e também o show do Teatro de Elis, em Porto Alegre, junto com o pessoal do Hangar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

WHIPLASH! - Neste ano, Pedro Fauth (baixo) deixou a banda, e mais tarde, Sávio Sordi (bateria) também. Como a banda encontrou o novo baixista, Elizandro Max? O Fighterlord continua em busca de um novo baterista?

RICARDO / Sobre a saída do Pedro, sentimos muito, mas foi a melhor decisão para as duas partes, ele continua nosso amigo e sempre que nos encontramos tomamos umas cervejas juntos. O Elizandro veio da Magician, banda em que o Renato também participa...Ele é um cara excelente, como músico e também como pessoa... O Sávio também, uma pena ele ter saído... Mas as nossas agendas iriam entrar em choque constantemente. Falo com ele toda semana, é um grande amigo também. Continuamos cadastrando os interessados na vaga, enquanto terminamos a nossa pré-produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

WHIPLASH! - Acredito que as músicas que melhor vêm se destacando entre os fãs são: "Human Mind", "Soul of Steel" e "No Surrender part II: Sign of Times". São estas as músicas favoritas da banda?

RICARDO / As músicas favoritas da banda geralmente são as últimas compostas... No caso do "Eternal Night" as últimas músicas a serem compostas foram "Human Mind" e "Daylight". Gostamos bastante também das duas partes de "No Surrender".

WHIPLASH! - Por falar em composições, vocês já estão mantendo em andamento algum projeto de gravação e produção de um novo material inédito?

RICARDO / Sim, estamos fazendo uma pré-produção de quatro novas faixas, as quais utilizaremos para definir o novo batera também. Não temos ainda data de lançamento prevista, mas certamente será em 2003. Garanto que a espera vai valer a pena, pois o material novo virá muito bom!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

WHIPLASH! - Retornando à pergunta sobre shows, a última apresentação ao vivo da banda foi ao lado do Karma, banda já bem conhecida no Brasil. Como foi pro Fighterlord trazer este grupo paulista para tocar no Rio Grande do Sul? O festival teve um bom retorno por parte dos fãs?

RICARDO / O contato com o pessoal do Karma foi muito bom, os caras são muito parceiros e fizeram um excelente show no festival "Metal Contra o Mundo", estamos esperando para tocar com eles lá em São Paulo. O show teve um público relativamente pequeno, porém fiel. Temos que dar um desconto pela chuva que caiu o dia inteiro. Temos que destacar também os shows do Burning In Hell e do Scelerata que foram muito bons também!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

WHIPLASH! - Qual é a importância da Internet para a divulgação da banda? Podemos dizer que o Fighterlord já está presente em grande parte do Brasil e em algumas partes do exterior?

RICARDO / Tivemos a experiência de lançarmos trabalhos antes do "boom" da Internet e depois. Vimos que tudo ficou muito mais rápido e fácil depois que disponibilizamos um website da banda. Tanto para transferências de informações, como para a comunicação com outros países... Por exemplo, temos um cara que faz a distribuição do nosso trabalho para revistas e fanzines na Bélgica. E outro caso que ilustra bem as facilidades da Internet, aconteceu recentemente, quando recebi um e-mail do Japão de um fã querendo comprar o material da banda depois de ter baixado alguns Mp3. Como ficaria muito caro o envio do cd, passei todo o álbum via e-mail para o japonês! [risos] Ele ficou extremamente satisfeito! [risos]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

WHIPLASH! - Qual é a opinião da banda sobre a atual cena brasileira underground? Ela está mesmo melhorando, e as condições dadas as bandas estão melhores do que nos últimos quatro ou cinco anos?

RICARDO / Nos últimos anos as bandas underground têm crescido bastante em termos de profissionalismo, fazendo com que a cena melhore. As facilidades das novas tecnologias, como as de gravações em home-studios e até mesmo a Internet como meio de divulgação têm dado uma ajuda considerável para as bandas.

WHIPLASH! - Obrigado pela entrevista. Agora para finalizar, peço que deixem uma mensagem para todos os visitantes do site Whiplash! que acompanharam esta entrevista.

RICARDO / Bem... Digo a vocês todos que leram a entrevista, que estão no lugar certo, pois eu mesmo todos os dias venho aqui no Whiplash! dar uma conferida nas notícias e matérias. Whiplash! detona e com certeza é dos melhores sites de metal do Brasil! Quero agradecer, em nome da banda a todos do site, que sempre nos apoiaram e em especial ao Paulo, por sempre aumentar a minha coleção de CD’s! [risos] Aproveito o espaço e convido a todos para visitarem o nosso site www.fighterlord.cjb.net, ou nos passarem um e-mail ([email protected]). Abraços a todos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS