A bizarra história de "Space-Dye Vest", uma das músicas mais sentimentais do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de abril de 2024
Lançado em outubro de 1994, "Awake" é o terceiro disco de estúdio do Dream Theater e um dos trabalhos mais celebrados do grupo. O álbum, último registro do quinteto a contar com o tecladista Kevin Moore, apresenta ótimas músicas, como "6:00", "Caught In A Web", "The Mirror", "Erotomania", "Voices", "Lie" e "Space-Dye Vest".
Dream Theater - Mais Novidades
A última das músicas acima mencionada é a faixa que encerra "Awake" e uma das composições mais sentimentais do Dream Theater. Escrita por Kevin Moore, "Space-Dye Vest" é basicamente um dueto melancólico e dramático entre o teclado de Moore e os vocais de LaBrie.
A letra de "Space-Dye Vest" foi inspirada no fim do relacionamento amoroso vivido por Kevin Moore. O tecladista certa vez falou sobre a música durante uma entrevista concedida a um veículo japonês de comunicação (via Songfacts).
"Eu estava olhando um catálogo de roupas e vi a foto de uma garota desfilando com uma peça de roupa chamada space-dye vest. Então, me apaixonei por ela [risos] por algum motivo estranho e, no momento em que fiz isso, no momento em que fiquei obcecado por essa pessoa, pensei: ‘Por que estou fazendo isso?’ e percebi que isso estava acontecendo muito. Acho que a principal razão pela qual eu estava fazendo isso, e foi isso que descobri na época, era que eu tinha acabado de sair de um relacionamento em que tinha sido abandonado, basicamente, e então acho que a situação era que eu não tinha terminado de dar tudo o que eu estava pronto para dar. Então eu estava apenas, tipo, jogando tudo ao redor, sabe, apenas apontando em diferentes direções. Era um caso total de projeção", declarou o tecladista.
"Essa música é simplesmente uma tentativa de resolver isso e admitir que estava meio perdido. Portanto, é uma música meio sombria. Mas foi muito catártica", complementou Moore.
"Space-Dye Vest" foi tocada pela primeira vez ao vivo apenas em 2011, quando o baterista Mike Portnoy estava fora da banda. E de acordo com uma matéria publicada no site de Portnoy, se os integrantes do Dream Theater soubessem que Moore iria sair do grupo após o lançamento de "Awake", a música nem teria entrado no tracklist do álbum.
"Definitivamente, nunca tocaríamos essa música ao vivo sem o Kevin na banda. A música era 100% dele e, se soubéssemos que ele estava prestes a sair da banda, nem a teríamos colocado em nosso álbum", relatou Portnoy, que saiu do Dream Theater em 2010 e retornou em outubro de 2023.
O Doutor Kevin Moore, que atua como psiquiatra, deixou o Dream Theater após o lançamento de "Awake". Segundo Mike Portnoy, a banda poderia ter encerrado suas atividades caso Kevin continuasse como um dos integrantes.
"Awake" é o sucessor de "Images And Words", lançado em julho de 1992. O álbum foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps